TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Objetivos, usuários e a sua importância

Tese: Contabilidade Objetivos, usuários e a sua importância. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2013  •  Tese  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 2

Contabilidade

Objetivos, usuários e a sua importância

No mundo organizacional contemporâneo é essencial à tomada de decisões por partes dos seus usuários, como administradores, proprietários e investidores, mas a sua utilidade e bem mais remota, como se costuma dizer: “A Contabilidade é tão antiga quanto à origem do homem”.

Porquanto a Contabilidade como ciência que possibilita o controle permanente do Patrimônio, tem evoluído desde épocas rudimentares, como constatamos na Bíblia, no exemplo de “competição” entre Jacó e seu sogro Labão, pelo crescimento de suas riquezas (no caso, seus rebanhos), e entres outros muitos exemplos históricos que o controle patrimonial denota algum tipo de contabilidade envolvida.

Historicamente falando, a Contabilidade necessitou de elementos essenciais para o seu desenvolvimento, são estes; os números, a escrita e a moeda, como suporte operacional para as demandas de riquezas pela humanidade.

No entanto, como podemos definir a contabilidade em seu conceito pleno? A Contabilidade como ciência é a linguagem de negócios. Mecanismo que ajuda a gestores a tomar decisões conscientes com bases em dados econômicos, registrados em relatórios elaborados pelo setor contábil de cada entidade.

Como ciência social, a Contabilidade tem como escopo de estudo as ações humanas e seus desmembramentos que se traduzem na criação, manutenção e desenvolvimento das riquezas patrimoniais.

Assim a Contabilidade tem como principal objetivo o assessoramento a seus usuários para auxiliá-los a tomar decisões tendo como embasamento a situação econômica e financeira de uma entidade específica, situação esta obtida por meio avaliativo, em um momento estático, ou fazer prognósticos sobre tendências futuras.

A Contabilidade se aplica a vários segmentos que atingir todas as entidades econômico-administrativas de pessoas de direito público ou privado, que possuem como usuários pessoas física ou jurídica, internas, como gerentes, diretores, administradores, funcionários em geral, ou externos à empresa como acionistas, instituições financeiras, governo, que tenham necessidade ou interesse em conhecer dados financeiros, patrimoniais ou econômicos para gerir suas decisões.

Diante disso constatamos a importância da Contabilidade para toda instituição, observando que muitas empresas estão passando por sérios problemas financeiros ou mesmo fechando as portas, alegando tal fato à carga tributária e encargos e juros que estão sujeitos ou a falta de recursos. No setor público vemos a disparidade de gastos em setores não tão “essenciais” a sociedade por falta de gestão contábil eficaz. Observamos, nesses casos, a contabilidade irreal, distorcida ou mesmo sem dados concretos que possam contribuir para uma tomada de decisões satisfatória de uma determinada instituição ou administrador. Tendo como solução a mensuração correta de dados econômicos, registrados em relatórios avaliativos como base de informações úteis para a tomada de decisões correta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com