TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acessibilidade Urbana

Artigo: Acessibilidade Urbana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 4

Serviço Social

Pesquisa em Serviço Social

Acessibilidade Urbana

Problema ou Solução?

INTRODUÇÃO

A relevância da pesquisa social na atualidade para o campo do serviço social é de grande importância, pois é uma dimensão formativa e serve para o desenvolvimento de um profissional qualificado e bem preparado. E para tanto, serve com o objetivo de atender as demandas da sociedade e as suas mais variáveis situações.

ACESSIBILIDADE URBANA

Problema ou Solução?

O mundo inova e se renova a cada minuto. Com o passar do tempo o Serviço Social tem acompanhado esse avanço de forma significativa e relevante, afinal de contas, muitas mudanças aconteceram e desde 1930 quando nasceu o serviço social, até os dias atuais, esse processo acontece. A partir de sua origem, o Serviço Social têm desenvolvido uma postura assistencial voltada a atender uma demanda de pessoas menos favorecidas, aquelas pessoas esquecidas, deixadas para trás, excluídas do convívio social.

Um fator contribuinte para a ascensão da profissão é a pesquisa, que é uma atividade primordial para a elaboração dos trabalhos realizados com base na metodologia científica que serve essencialmente para a investigação e a coleta de dados sobre temas a serem estudados. É a partir da metodologia que se pode obter uma problemática para se buscar alguma solução.

E é através dessa pesquisa que vamos adentrar no tema: Acessibilidade Urbana, afinal de contas são mais de 46 milhões de pessoas portadoras de necessidades especiais, no Brasil. O quê se tem feito para dar mais acesso e liberdade de ir e vir a essas pessoas que somam mais de 24% da população do nosso país? Qual grau de importância e de comprometimento para respeitar e valorizar essa porcentagem tão significante da sociedade brasileira.

O que falta além do respeito é a falta de meios de acessibilidade que favoreça o ir e vir sem que se cause transtorno ou desconforto para quem de fato precisa de ter um bom alcance e a utilização de espaços apropriadamente criados ou recriados para satisfazer essa necessidade.

É notório o descaso público e privado, exemplos deste lamentável descaso são calçadas que não permitem o acesso livre e sem obstáculos, o desrespeito com as vagas prioritárias reservadas para essas pessoas, o acesso a espaços mobiliários, equipamentos e transporte entre outros.

Não para por aqui, sem contar que grande maioria dessas pessoas nem se quer conseguem chegar a terminar o ensino médio, o que causa um verdadeiro espanto são mais de 61,1%. Essa coleta foi recolhida a partir do levantamento de dados que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizaram pelo censo demográfico 2010.

È de grande importância que se criem políticas públicas, mas é necessário que se façam valer esses projetos de transformação social.

É importante frisar que todo esse processo é uma metamorfose que passa primeiramente pela Educação, que é a fonte essencial para o ponta pé da transformação social, e que somente obteremos mudanças quando houver conscientização, respeito e aceitação. É necessário abrir mais espaços no mercado de trabalho, ter escolas capacitadas para atender a demanda e fazer então a primeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com