TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acesso E Necessidades De Informaçao

Artigos Científicos: Acesso E Necessidades De Informaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  1.777 Palavras (8 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 8

A análise do ambiente interno tem por finalidade colocar em evidência as deficiências e qualidades da empresa que está sendo analisada, ou seja, os pontos fortes e fracos da empresa deverão ser determinados diante da sua atual posição produto-mercado. Essa análise deve tomar como perspectiva para comparação as outras empresas do seu setor de atuação, sejam elas concorrentes diretas ou apenas concorrentes potenciais.Muitas informações internas de uma empresa são emitidos pela área das finanças e da contabilidade.

Relatórios financeiros são demonstrações financeiras,ou seja,relatórios contábeis que apóiam a tomada de decisão nas empresas.Os relatórios mais importantes são:balanço patrimonial,demonstração do resultado do exercício(DRE),fluxo de caixa e muitos outros.Na extrutura de um relatório financeiro deve conter: 1. Ativo Circulante – Um ativo neste sentido consiste em dinheiro, contas a receber, inventário e quaisquer outros bens que serão esperados a ser convertido em dinheiro dentro dos próximos doze meses. Dinheiro vai ser qualquer dinheiro que você tem no banco e as contas do mercado monetário. 2. Soma – Complete a soma somando e totalizando todos os ativos e valores que você listou.

3. Ativo Fixo –Normalmente, os ativos fixos são o valor contábil de qualquer uma dessas coisas diminuído por qualquer depreciação desde de o ativo foi adquirido por você. 4. Soma – Complete a soma novamente, adicionando o total de seus ativos fixos. 5. Conclua Soma – Adicionar os dois números que você recebeu de seus ativos atuais e valores e seus ativos fixos e você terá seus ativos completos. 6. Responsabilidade – A responsabilidade é qualquer conta a pagar, e dívida feita e a ser paga no próximo ano ou menos. 7. Soma – Total de suas responsabilidades.8. Dívidas de longo prazo – uma dívida de longo prazo é uma dívida superior a um ano.9. Soma – Total de suas dívidas de longo prazo pela soma dos números.10. Patrimônio pessoal – Este é o estoque comum e de quaisquer lucros acumulados. Enquanto o estoque é composto de propriedade de uma empresa ou de outra, lucros acumulados consistem em quaisquer ganhos nos períodos anteriores e atuais que não são divididos com os acionistas.

11. A soma completa – Adicione as somas obtidas a partir de todos os seus passivos, a longo prazo, dívidas e itens de patrimônio pessoal. Este número é o valor do passivo total.

Estrutura do relatório

Vejamos as partes que comumente compõem diversos tipos de relatórios (forma e conteúdo):

Capa: contendo o título do relatório, o nome do autor, o nome da instituição ou da empresa pela qual se executou a atividade objeto do relatório, o local onde foi escrito e a data (geralmente mês e ano ou só ano).

Folha de rosto – incluindo os dados bibliográficos essenciais do relatório: título (e subtítulo, se houver), autor(es), editor (se houver), local e data da edição (se for o caso).

Obs. A folha de rosto é dispensável, se o relatório não se destina à publicação.

SUMÁRIO – ÍNDICE DOS TÓPICOS TRATADOS, COM A INDICAÇÃO DAS PÁGINAS.

Introdução – declarando-se o propósito do relatório, ou seja, dizendo-se porque e/ou para que ele foi redigido. Dependendo do tipo de relatório, contém: a indicação de quem/ o que determinou a tarefa, a pesquisa ou a investigação; o método adotado; o equipamento usado; as pessoas envolvidas ou colaboradores.

Desenvolvimento – relatando-se pormenorizadamente os procedimentos realizados e os fatos ocorridos ou apurados, com a indicação de data(s), local(is), método(s) adotado(s), pessoas/equipamentos envolvidos, julgamento dos fatos ou considerações sobre os fenômenos observados. Em geral, é dividido em tópicos e subtópicos específicos que devem ser intitulados. Conclusão – contendo as considerações finais a respeito da tarefa, da pesquisa ou da investigação, tais como: retomada das conclusões parciais (de cada tópico), interpretação e crítica dos fatos apurados, recomendação de providências cabíveis, sugestões.

Fecho – incluindo o local, a data e a assinatura do autor.

Anexos – contendo tabelas, dados estatísticos, gráficos, ilustrações, documentos comprobatórios, etc. que não se incluem diretamente no desenvolvimento.

APRESENTAÇÃO TABULAR

A apresentação de dados estatísticos na forma tabular consiste na reunião ou grupamento dos dados em tabelas ou quadros com a finalidade de apresentá-los de modo ordenado, simples e de fácil percepção e com economia de espaço.

•Componentes Básicos

Em termos genéricos, uma tabela se compõe dos seguintes elementos básicos:

Título,Cabeçalho,Indicadora de Coluna ,casa,linha,rodapé,fonte

•Principais Elementos de uma Tabela

Título: Conjunto de informações, as mais completas possíveis, localizado no topo da tabela, respondendo às perguntas: O quê? Onde? Quando?

Cabeçalho: Parte superior da tabela que especifica o conteúdo das colunas.Coluna Indicadora: Parte da tabela que especifica o conteúdo das linhas.

Linhas: Retas imaginárias que facilitam a leitura, no sentido horizontal, de dados que se inscrevem nos seus cruzamentos com as colunas.

Casa ou Célula: Espaço destinado a um só número.

Rodapé: são mencionadas a fonte se a série é extraída de alguma publicação e também as notas ou chamadas que são esclarecimentos gerais ou particulares relativos aos dados.

SÉRIES ESTATÍSTICAS

É toda tabela que apresenta a distribuição de um conjunto de dados estatísticos em função de três elementos:

a. Da época;

b. Do local;

c. Da espécie.

Esses elementos determinam o surgimento de quatro tipos fundamentais de séries estatísticas:

•Séries Temporais ou Cronológicas: são aquelas nas quais os dados são reunidos segundo o tempo que varia, permanecendo fixos o local e a espécie.

.•Séries Geográficas: são aquelas nas quais os dados são reunidos segundo o local

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com