TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACESSO ÀS NECESSIDADES BRASILEIRAS DE INFORMAÇÃO PROFISSIONAL: INVESTIGAÇÃO

Relatório de pesquisa: ACESSO ÀS NECESSIDADES BRASILEIRAS DE INFORMAÇÃO PROFISSIONAL: INVESTIGAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 3

daACESSO A NECESSIDADES DE INFORMAÇÕES PROFISSIONAIS BRASILEIROS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

INTRODUÇÃO

Administração é o gerenciamento dos recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização. O administrador é o profissional responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento do dia a dia de uma empresa. Ele ajuda a definir, a analisar e a cumprir as metas da organização. Trabalha em praticamente todos os departamentos, nos quais gere recursos financeiros, materiais, humanos e mercadológicos. Conduz as relações entre a empresa e os empregados, participando dos processos de seleção, admissão e demissão de funcionários, e do relacionamento com os sindicatos de cada categoria. Implementa planos de carreira e programas de benefícios. Coordena, ainda, os recursos materiais da companhia, controlando a compra e a estocagem de matérias-primas e produtos finais. No setor financeiro, cuida de orçamentos e fluxo de caixa. Também se envolve com a publicidade e o marketing, na promoção de vendas dos produtos ou serviços.

Nas últimas décadas temos testemunhado, em velocidades cada vez maiores, transformações ao mesmo tempo amplas e profundas. Esses desenvolvimentos, de natureza tecnológica, política, econômica e social modificaram significativamente os mais diversos aspectos dos afazeres humanos. E, de uma forma especial, eles se fazem refletir no funcionamento das organizações.

O funcionamento das organizações tem sido, ao longo do tempo, enfocado sob diversos ângulos. A partir do início do século, a evolução do pensamento administrativo passou pelos princípios normativos da administração científica, pela preocupação com o elemento humano, preconizada pela abordagem comportamental e pela teoria da contingência, entre outros. Mais recentemente, a introdução e dramática evolução dos computadores chamou atenção para o fato de que as organizações são, essencialmente, entidades processadoras de informação. Em sintonia com essa perspectiva, o presente trabalho se fundamenta na premissa de que os processos por intermédio dos, quais os diversos tipos de instituições e seus integrantes adaptam-se às novas realidades ambientais pode ser representado sob o ângulo da recepção, busca, interpretação e uso da informação por parte dos profissionais que participam do processo decisório nas organizações. Assim, para que se ganhe uma maior compreensão dos processos de adaptação organizacional a novos ambientes, é necessário que se investigue as maneiras pelas quais as organizações adquirem, processam e utilizam a informação em seu funcionamento.

O presente trabalho tem como objetivo contribuir para aumentar nosso conhecimento sobre o comportamento informacional do profissional brasileiro. A intensidade com que diversas fontes de informação internas e externas são utilizadas foi o primeiro aspecto investigado.

DESENVOLVIMENTO

Um número cada vez maior de trabalhos tem sido dedicado ao estudo

das organizações como entidades processadoras de informação. Nesse

contexto, os processos informacionais são extremamente complexos e

sujeitos a diversos tipos de fatores, o que motiva investigações originárias

das mais diversas disciplinas e campos de pesquisa. Vários desses estudos

foram orientados de acordo com a noção de que a informação pode ser vista

como fator capaz de reduzir a incerteza no processo decisório. Segundo

GALBRAITH (1973), quanto maior a quantidade de informação, menor o nível

de incerteza enfrentada pelo decisor. Da mesma forma, quanto maior a

incerteza,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com