TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acido Ascorbico

Ensaios: Acido Ascorbico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  241 Palavras (1 Páginas)  •  297 Visualizações

VITAMINA C

O ácido ascórbico (Vitamina C) é um sólido cristalino de cor branca, inodoro, hidrossolúvel  é extremamente instável, ele reage com o oxigênio do ar, com a luz e até mesmo com a água. Assim que é exposta têm-se início reações químicas que a destroem, daí o surgimento do gosto ruim no suco pronto. Estima-se que, em uma hora, quase que a totalidade do conteúdo vitamínico já reagiu e desapareceu, por isso é importante consumir as frutas ou o suco fresco feito na hora, deste modo, temos certeza que o teor de vitaminas está garantido.

A vitamina C é uma substância orgânica indispensável para a vida humana, pois é componente na fortificação do sistema imunológico e um poderoso antioxidante, que atua contra o envelhecimento celular ao combater os radicais livres e ajuda a reduzir os efeitos colaterais provocados por poluentes presentes no ar.

SINTOMAS DE CARÊNCIA

Escorbuto

Gengivite

Predisposição a infecções como gripe, bronquite ou pneumonia, hemorragias

Um tipo de anemia pela diminuição da absorção do ferro presente nos alimentos

SINTOMAS DE TOXICIDADE

A toxicidade ocorre principalmente devido ao excesso de consumo de suplementos de vitamina C, ou seja, acima da dose diária recomendada, que está entre 75 mg e 90 mg para adultos.

BIODISPONIBILIDADE

A biodisponibilidade dos alimentos diz respeito à quantidade de nutrientes absorvidas e utilizadas pelo organismo. Isso porque nem todos os nutrientes consumidos são realmente utilizados, podendo existir interações entre substâncias ou entre os próprios nutrientes dos alimentos, que aumentam ou diminuem a utilização desses nutrientes.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com