TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vitamina C - Ácido ascórbico

Seminário: Vitamina C - Ácido ascórbico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Seminário  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 4

Vitamina C- Ácido ascórbico

O ácido ascórbico ou vitamina C (C6H8O6, ascorbato, quando na forma ionizada) é uma molécula necessária a reacções de hidroxilação (síntese normal de colagénio – necessário á cicatrização – para formação do tecido conjuntivo – e ao remodelamento ósseo – colagénio da matriz óssea). Além disso é um poderoso antioxidante, sendo usado para transformar os radicais livres de oxigénio em formas inertes. É também usado na síntese de algumas moléculas que servem como hormonas ou neurotransmissores. É um agente redutor, protector das reservas de folato, permite a síntese de ácidos biliares, está provavelmente envolvido com a esteroidogénese.

• Fórmula estrutural

O ácido ascórbico é um sólido cristalino de cor branca, inodoro, hidrossolúvel e pouco solúvel em solventes orgânicos. O ácido ascórbico presente em frutas e legumes é destruído por temperaturas altas por um período prolongado. Também sofre oxidação irreversível, perdendo a sua actividade biológica, em alimentos frescos guardados por longos períodos.

Actividade biológica

Aos valores de pH normalmente encontrados no meio intracelular, o ácido ascórbico encontra-se predominantemente na sua forma ionizada, o ascorbato. Uma das actividades mais importantes do ascorbato no organismo humano é na hidroxilação de resíduos de prolina no colagénio. O colagénio, uma proteína estrutural fundamental, necessita de ter determinados resíduos de prolina na forma hidroxiprolina para manter uma estrutura tridimensional correcta. A hidroxilação é feita pela enzima prolil-4-hidroxilase; o ascorbato não intervém directamente nesta hidroxilação, pelo que é assumido que é necessário para reduzir o iões Fe3+ que participa na catálise enzimática (nesta, o ião passa do estado Fe2+ para Fe3+, sendo necessário o seu restabelecimento para novo ciclo catalítico).

A vitamina C tem os seguintes efeitos no organismo humano em doses moderadas:

• Favorece a formação dos dentes e ossos;

• Ajuda a resistir às doenças.

• Previne gripes, fraqueza muscular e infecções. Este ponto é disputado, havendo estudos que não mostram qualquer efeito de doses aumentadas. Contudo ajuda sem dúvida em doentes já com escorbuto.

• Ajuda o sistema imunológico e a respiração celular, estimula as glândulas supra-renais e protege os vasos sanguíneos.

• A vitamina C é importante para o funcionamento adequado das células brancas do sangue. É eficaz contra doenças infecciosas e um importante suplemento no caso de câncer.

A carência desta vitamina provoca a avitaminose designada por ESCORBUTO.

Escorbuto

O escorbuto é uma doença causada pela falta de vitamina C na dieta alimentar. Como o corpo humano não pode sintetizar vitamina C, é fundamental que ela seja incorporada por meio da ingestão diária de alimentos ricos nessa vitamina, como frutas e verduras, para evitar a sua deficiência e, consequentemente, o surgimento dos sintomas do escorbuto. No entanto, antes da identificação da vitamina C e de sua importância para o organismo, o escorbuto era considerada uma enfermidade epidêmica em algumas regiões da Europa.

Indrodução

Antes do século 20 os médicos acreditavam que as causas desta doença eram de natureza infecciosa, pois afectavam muitas pessoas de uma mesma comunidade, como por exemplo os marinheiros de navios que se encontravam por muito tempo no mar. Os tratamentos, portanto, eram totalmente inadequados e não curavam ninguém.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com