TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidos Forte E Fraco

Artigo: Acidos Forte E Fraco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 4

Indicadores são substâncias que mudam de cor na presença de íons H+ e OH- livres em uma solução, e justamente por esta propriedade são usados para indicar o pH, ou seja, como o próprio nome já diz, os indicadores indicam se uma solução é ácida ou básica.

Existem vários tipos de indicadores, veja abaixo a relação de alguns e como agem em meio a soluções:

Solução de fenolftaleína: Esta solução é um indicador sintético que ao se dissolver em água se ioniza originando íons. Os íons liberados são H+ e OH- que estabelecem um equilíbrio em meio aquoso.

Quando se adiciona fenolftaleína em uma solução incolor, esta ao entrar em contato com uma base ou ácido muda de cor. Exemplo: se adicionarmos solução de fenolftaleína em um meio ácido ela fica incolor, pois o aumento da concentração de H+ desloca o equilíbrio. Por outro lado, se o meio for básico, a solução de fenolftaleína se torna rósea (rosa claro a rosa escuro).

Acido Acético

O ácido acético é um líquido incolor, em temperatura ambiente, de cheiro penetrante, sabor azedo, solúvel em água, álcool e éter; sendo o ácido carboxílico mais conhecido. Seu nome oficial é ácido etanoico e sua fórmula química está representada baixo:

Quando concentrado, o ácido acético é muito tóxico. Seu ponto de fusão é 16,7 ºC e seu ponto de ebulição é de 118,1 ºC. Se estiver abaixo do ponto de fusão, ou seja, no estado sólido, ele muitas vezes é denominado ácido acético glacial, pois se apresenta como cristais brilhantes, incolores, transparentes, com aspecto de gelo

O ácido acético é o principal componente do vinagre, sendo o responsável por seu sabor azedo; daí o seu nome: do latim acetum, que significa vinagre. No vinagre, ele aparece em soluções a 4% em volume de ácido acético, em média.

Além do seu uso no vinagre, o ácido etanoico também é usado como solvente, é largamente empregado em laboratório como ácido fraco, como tempero, em tinturaria, perfumaria, na produção de corantes, na fabricação de acetonas, em tintas, na seda sintética, na produção de acetato de vinila (do qual se obtém o plástico PVA), na produção de ésteres, de acetato de celulose (fibras têxteis), de acetatos inorgânicos, de anidrido acético e cloreto de etila (usados em sínteses orgânicas) e em medicamentos.

O ácido acético também é encontrado na sua forma esterificada em animais e vegetais.

Ele é produzido principalmente por meio de fermentação, isto é, por meio da oxidação do etanol na presença de bactérias. Porém, sua primeira obtenção foi por meio de destilação. Um terceiro modo de produzi-lo industrialmente é por meio da hidratação do acetileno.

Acido clorídrico É um acido Forte

Quando dissolvemos o gás cloreto de hidrogênio (também chamado de gás clorídrico ou cloridreto) em água ele torna-se o ácido clorídrico, cuja fórmula molecular é HCl. Sua solubilidade em água na CNTP (Condições Normais de Temperatura e Pressão) é de 450 mL/L.

A fumaça liberada por esta solução aquosa é sufocante, corrosiva e tóxica.

Ele é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com