TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Titulação ácido-base usando o método ácido forte

Seminário: Titulação ácido-base usando o método ácido forte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Seminário  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O procedimento de titulação é conhecido por ser um dos métodos analítico quantitativo mais exato, em que se determina a quantidade de uma substância em uma determinada solução, medindo- se a quantidade necessária de um reagente para reagir completamente com toda substância. Normalmente é realizado, adicionando- se controladamente um reagente de concentração conhecida na solução da substância a qual deseja-se conhecer, até que se determine que ela reagiu por completo. Portanto, através do volume do reagente adicionado e de sua concentração determina- se a quantidade de matéria de reagente consumido, em seguida, através da estequiometria da reação, ou seja, a equação balanceada, determina-se a quantidade de matéria da substância. Conforme a natureza das substâncias, têm-se os diversos métodos volumétricos ou titulométricos, como a acidimetria, alcalimetria, permanganometria, etc.

Os mais comuns são a acidimetria que é a determinação volumétrica da normalidade de uma solução de um ácido, por meio de uma solução padrão de um base, como solução padrão de base emprega-se, geralmente, a de hidróxido de sódio. A alcalimetria é a determinação volumétrica da normalidade de uma solução de uma base por meio de uma solução padrão de um ácido, como solução padrão de ácido emprega-se, geralmente, a de ácido clorídrico e como indicador a fenolftaleína ou o metil-orange.

Objetivo

Determinar através da titulação ácido-base utilizando o método ácido forte/base forte, baseado na determinação da concentração de uma base(NaOH) de concentração desconhecida pela reação de neutralização de um ácido(HCL) de concentração conhecida(0,1mol).

Materiais, reagentes e equipamentos

Becker 200ml

Erlenmeyer 125ml

Bureta graduada 25ml

Indicador fenolftaleína

Ácido Clorídrico (HCL) 0,1 mol/l

Hidróxido de Sódio (NAOH)

Proveta

Procedimento Experimental

Iniciou- se o procedimento colocando a amostra de solução desconhecida em um erlenmeyer, em seguida pingou-se três gotas de indicador fenolftaleína nesta mesma solução, para observar se haveria mudança de coloração na substância. No qual verificou- se que ao entrar em contato com fenolftaleína a solução desconhecida adquiriu uma coloração rosa, sendo assim uma solução alcalina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com