TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TITULAÇÃO ENTRE UM ÁCIDO FORTE E BASE FORTE

Monografias: TITULAÇÃO ENTRE UM ÁCIDO FORTE E BASE FORTE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/7/2013  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  843 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Muitos dos primeiros produtos químicos fabricados durante a Revolução Industrial foram ácidos e bases. Vários ácidos (ácido sulfúrico) e bases (carbonato de sódio) são produzidos pela indústria em grande escala.

Um tipo de método de análise importante que surgiu como parte desse processo foi a titulação ácido-base. Essa técnica ainda costuma ser aplicada para medir a pureza e a concentração de ácidos e bases.

A titulação, ou ‘análise titrimétrica’, é um procedimento no qual a quantidade de analito em uma amostra é determinada adicionando-se uma quantidade conhecida de um reagente que reage completamente com o analito de uma forma bem definida. O reagente combinado com o analito nesse método é conhecido como o titulante.

A titulação ácido-base é um tipo especial de titulação em que a reação de um ácido com uma base é usada para medir um analito. O gráfico da resposta medida versus a quantidade de titulante adicionado durante uma titulação é chamado de curva de titulação. O ponto dessa curva onde uma quantidade exatamente suficiente de titulante foi adicionada para reagir com todo o analito é conhecido como ponto de equivalência. Quando se adotam medições de volume em uma titulação, o método resultante é muitas vezes chamado de titulação volumétrica.

Existem várias maneiras de acompanhar o progresso de uma titulação. A estimativa experimental do ponto de equivalência é chamada de ponto final. A diferença na quantidade de titulante necessária para chegar à equivalência real versus o ponto final é chamada de erro de titulação. O valor absoluto do erro é dado pela equação:

Erro de titulação=V_(T,Pt final)-V_E

V_(T,Pt final)= Volume do titulante necessário para se alcançar o ponto final.

V_E= volume do titulante necessário para alcançar o ponto de equivalência real.

A aplicação mais comum de uma titulação é determinar a quantidade de analito em uma amostra. No ponto de equivalência da titulação de um ácido monoprótico com uma base monoprótica: ou

n_analito=n_titulante

C_analito×V_analito=C_titulante×V_titulante

OBJETIVO

Realizar a padronização de uma solução de hidróxido de sódio comercial a partir da titulação de uma solução de biftalato.

Preparar uma solução de HCl e com a solução padronizada de NaOH, realizar a titulação de alíquotas desse ácido, com objetivo de se descobrir sua concentração.

MATERIAIS E REAGENTES

Materiais Reagentes

Balão volumetrico de 250 mL Hidróxido de sódio comercial

Bureta de 25 mL Biftalato de potassio

Suporte Universal e Garras Fenolftaleína (Indicador)

Erlenmeyer de 50 mL Ácido Clorídrico (HCl) a 0,1 mol/L

Pipetas volumétricas

Balança analítica e Conta gota

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Colocou-se 8,3mL de HCL concentrado Em um balão volumétrico de 1.000mL, e acrescentou água destilada até atingir um volume do balão. Em quatro erlenmeyers de 250mL, colocou-se 10mL de uma solução de NaOH 0,1M e adicionou uma gota de fenolftaleína em cada.

Foi titulado o HCL no NaOH para a verificação da concentração de NaOH comercial, utilizando soda cáustica, com biftalato.

Foi pesado quatro amostras com 0,62g de biftalato, mais uma com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com