TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acompanhe A Entrevista Exclusiva Com Cristian Welsh Miguens, CMC E Vice Presidente Do IBCO (Instituto Brasileiro Dos Consultores De Organização), Que Discorre Sobre O Panorama Atual Do Mercado De Consultoria Em Nosso País E Enfatiza Que As Empresas Dev

Pesquisas Acadêmicas: Acompanhe A Entrevista Exclusiva Com Cristian Welsh Miguens, CMC E Vice Presidente Do IBCO (Instituto Brasileiro Dos Consultores De Organização), Que Discorre Sobre O Panorama Atual Do Mercado De Consultoria Em Nosso País E Enfatiza Que As Empresas Dev. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  1.631 Palavras (7 Páginas)  •  772 Visualizações

Página 1 de 7

Acompanhe a entrevista exclusiva com Cristian Welsh Miguens, CMC e Vice Presidente do IBCO (Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização), que discorre sobre o panorama atual do mercado de consultoria em nosso país e enfatiza que as empresas devem saber contratar consultorias profissionais para melhor retorno em seus investimentos.

Gauss: O IBCO é um instituto renomado, com grande credibilidade no mercado de consultoria e está presente no país há 40 anos. O que explica essa presença de tanto tempo e com esse reconhecimento?

CWM: O IBCO é uma instituição de renome e credibilidade até os dias de hoje em virtude da clareza de objetivos, isenção e dedicação dos seus dirigentes ao longo dos anos e a sua proposta condizente com a sua postura ética em relação à atividade de Consultoria de Organização.

Gauss: O termo consultor atualmente é aplicado por diversos profissionais do mercado. Porém, há uma lacuna entre a profissionalização desse mercado e sua atuação empírica. De que forma avalia esse cenário e como as empresas devem se conscientizar sobre a importância de buscar consultores e empresas de consultoria especializadas para retorno sobre o investimento nas contratações de projetos?

CWM: Para tentarmos resolver este desafio, o IBCO está adotando o termo “Consultor de Organização Profissional”. Trata-se do Consultor de Organização que assume a sua atividade como uma profissão, que procura seu autodesenvolvimento tanto nas técnicas mais modernas de gestão e administração, quanto nas técnicas e competências em consultoria de organização e que adota o Código de Ética e de Conduta da associação profissional que reúne Os Consultores de Organização. Este conceito é reforçado pelo de Consultor de Organização Certificado (CMC – Certified Management Consultant), que é o Consultor de Organização Profissional que atende os requisitos de caráter, qualificações, experiência, competência e independência de critérios estabelecidos pela associação profissional que entrega a certificação.

Gauss: Segundo dados do IBCO (Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização), o Brasil responde por cerca de 0,4% do mercado mundial de consultoria. A América Latina toda responde por 2% (dados de 2000). Em relação ao mercado mundial, esse número representa muito pouco em nosso país. Os cursos de capacitação específicos a esta especialidade são incipientes e pouco valorizados pelo mercado. O que as consultorias, alinhadas ao IBCO, podem fazer para trazer melhorias nesse setor?

CWM: Nas sociedades latinas existe pouca cultura empresarial na contratação de serviços de consultoria. Soma-se a este fato a falta de confiança dos empresários Brasileiros nos resultados e benefícios a serem obtidos como resultado de um processo de consultoria organizacional, geralmente em virtude de experiências insatisfatórias, próprias ou conhecidas.

A falta de profissionalização da atividade, ou seja, a falta de consciência por quem se inicia na atividade de que é necessário desenvolver competências específicas para exercer esta atividade de forma profissional, é a principal causa desta realidade e seus responsáveis são tanto de quem contrata quanto de quem se aventura sem o preparo suficiente.

O IBCO tem há mais de dez anos como orientação estratégica das suas atividades duas medidas objetivas: a primeira é a de melhorar a sua própria divulgação como meio de dar mais destaque e chamar a atenção dos empresários sobre as qualidades de um Consultor de Organização Profissional e dos princípios já enumerados; a segunda é a de contribuir de todas as formas possíveis na formação de Consultores Profissionais. Para tanto, administra a certificação CMC e montou o Curso de Capacitação em Consultoria, ministrado nas principais cidades do Brasil.

Gauss: O IBCO também aponta que 3,6% dos clientes de consultoria utilizam o critério “formação dos consultores” como requisito de contratação. Já estão disponíveis no Brasil os primeiros MBAs de Consultoria. O que as empresas que buscam bons projetos precisam pesquisar nas consultorias antes de contratar?

CWM: As sugestões estão implícitas nas respostas anteriores. Procure verificar se quem está oferecendo os seus serviços como Consultor de Organização é de fato um Consultor Profissional. A certificação CMC é uma das formas de ter uma garantia neste sentido. Outras atitudes a tomar podem ser encontradas no site do IBCO no endereço http://www.ibco.org.br/conteudo.asp?cod_conteudo=19, ou clicando no “botão” Consultoria na página principal do mesmo: http://www.ibco.org.br.

Gauss: Em sua opinião, quais as principais deficiências encontradas nas companhias em seus processos de contratação de consultoria projetos?

CWM: A questão fundamental é saber se o cliente fez tudo para tentar resolver internamente pesquisando se tem efetivamente os recursos e os conhecimentos necessários para tanto, dentro da companhia. Só então é que deve procurar um consultor ou consultoria. Então o problema é como contratar o consultor, qual a percepção do trabalho que ele executará e qual o papel que cabe a cada um, cliente e consultor, no processo. Falta em geral a consciência que o cliente deve participar constantemente do processo e que ele é quem toma as decisões. Cabe ao consultor aconselhar e acompanhar. Deixar tudo nas mãos do consultor leva a situações indesejáveis e que em última análise, em geral, geram a insatisfação com o seu trabalho. Os clientes também devem aprender a contratar consultoria.

Gauss: Por que a importância de ser associado ao IBCO e, em seu ponto de vista, quais os selos importantes para qualificar os trabalhos de uma consultoria?

CWM: O IBCO pesquisa cada candidato antes de sua filiação efetiva por meio de consulta aos seus clientes mais recentes e analisando toda a documentação pessoal e eventualmente da empresa de consultoria (curriculum, certificado de curso universitário, contrato social, artigos escritos etc.). Na certificação CMC, o processo inclui examinar pessoalmente o candidato e a sua atuação profissional por uma banca examinadora composta por dois ou três Consultores CMC’s. Ou seja, o IBCO referencia para o mercado a atuação dos consultores em termos de experiência, competências e conduta ética. Cabe lembrar que o IBCO possui um Conselho de Ética que pode ser acionado por clientes que se considerem prejudicados pelo comportamento ético do Consultor filiado, sendo mais uma ferramenta de apoio e garantia ao exercício responsável e profissional desta atividade.

Gauss: O IBCO é membro do ICMCI (International Council of Management Consulting Institutes)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com