TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acordos concluídos com sindicatos no âmbito de um acordo coletivo

Tese: Acordos concluídos com sindicatos no âmbito de um acordo coletivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  Tese  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 3

Esse índice é composto pelo número de acidentes x 200 mil horas, dividido pelo número de horas trabalhadas (homens / hora de exposição ao risco).

O tema segurança está documentado em acordos formais com sindicatos, em especial no tocante ao fornecimento de EPIs (equipamentos de proteção individual). A Bunge também disponibiliza a ferramenta Comunique (inspeção informal), que possibilita a qualquer colaborador comunicar a identificação de oportunidades de melhoria. Todos os colaboradores próprios e os parceiros (incluindo sindicatos) passam por integração e treinamentos de seguranças constantemente e nenhum trabalho perigoso é realizado sem que o profissional passe, antes, por uma Análise de Risco e liberação da liderança.

Os acordos estabelecidos com os sindicatos pelo acordo coletivo cobrem, entre outros pontos: EPIs; uniformes e absorventes higiênicos; formação de comitês conjuntos de segurança e saúde compostos pela governança e por trabalhadores; comissão interna de prevenção de acidentes e semana interna de prevenção de acidentes; participação de representantes dos trabalhadores em vistorias de segurança e saúde, auditorias e investigações de acidentes; profissionais de segurança e medicina do trabalho; treinamento e educação; e sistemas para comunicar eventuais reclamações.

A empresa ainda respeita e incentiva seus profissionais a adotar as "regras de ouro" da saúde e segurança no trabalho, que incluem: direito de recusar trabalho por risco grave ou iminente; providências ou estruturas para solucionar problemas; comunicação de acidente de trabalho; vistorias periódicas; e conformidade com as regras determinadas pela OIT (Organização Internacional do Trabalho).

Necessidades Sociais: A Bunge disponibiliza diversos programas educacionais, culturais e de lazer aos seus colaboradores, promovendo campeonatos esportivos semanais, encontros com café da manha e brunch. Existem também centros de educação ambiental e lazer, que proporcionam integralmente junto a seus colaboradores, familiares e comunidades participam de aulas de educação ambiental, musica, cultivo, teatro, artesanato, dança piscicultura e atividades esportivas.

Necessidade Estima: “O fato de figurar na lista demonstra que a Bunge Alimentos não é simplesmente uma marca institucional ou de produto. Ela é feita de pessoas, que têm satisfação e orgulho de vestir a nossa camisa”, afirma o diretor de Recursos Humanos da Bunge Alimentos, Ernesto Augusto Ferreira. E foi justamente a opinião do seu público mais exigente que a colocou entre as melhores: os próprios colaboradores. Eles responderam a uma pesquisa de opinião onde foram destacados valores como respeito, credibilidade, imparcialidade, camaradagem e orgulho.

A Bunge dispõe de programa de carreira e um plano de sucessão para lideranças em níveis de escala do primeiro ao quinto, até o quarto nível, o processo é conduzido pela área de RH corporativo e para os demais níveis, a contratação é realizada pelo RH local de acordo com a estrutura de negócios.

O processo é realizado através do comitê de Talent Pool. Todos os colabores participam do plano de desenvolvimento individual e recebem feedback de seu processo de avaliação.

Necessidade de auto-realização: Recompensar é o programa de participação de lucros. Seu objetivo principal é possibilitar uma remuneração adicional aos colaboradores que atingirem ou superarem metas pré- estabelecidas. No dia-a-dia, as metas mensais do Recompensar são acompanhadas pelos colaboradores no próprio ambiente de trabalho.

No que se refere aos benefícios que o plano de PLR trouxe à empresa, o gerente ressalta que a experiência possibilitou o alto alinhamento entre o que se quer atingir e o esforço das equipes para se alcançar as metas traçadas, gerando ganhos para os colaboradores e a empresa.

O grande desafio do líder ao implantar o Recompensar foi desenvolver um modelo conceitual que fosse adequado à realidade da empresa e que apresentasse diversas alternativas de remuneração variável estruturadas para direcionar os

esforços de todos os funcionários, das diferentes áreas e níveis organizacionais, rumo aos objetivos estratégicos do negócio.

No dia a dia são realizadas reuniões com os lideres, membros das comissões do plano de PLR e os colaboradores. Além disso, os gestores da administração central também monitoram a evolução de suas áreas em todas as fábricas do Brasil e um valioso possibilita que os bons referenciais possam servir de exemplo para todos.

A empresa oferece ainda programas de educação destinados a promover o desenvolvimento dos lideres em diferentes níveis, orientados pela Cultura e Valores Bunge, ampliando o entendimento de estratégia, processos e gestão de pessoas.

Dentro dos subsistemas de Recursos Humanos: Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Benefícios e Cargos e Salários, o departamento trabalha integrando todos os subsistemas em cada unidade. Prestando suporte e apoio (STAFF) a todos os departamentos da organização e tendo um perfil de linha dentro do departamento de recursos humanos.

...

Baixar como  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »