TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad Gestao Do Conhecimento Unisul

Artigos Científicos: Ad Gestao Do Conhecimento Unisul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  731 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

|[pic] |Avaliação a Distância (AD) |

Disciplina: Gestão do Conhecimento

Curso: Administração

Professor: ENZO DE OLIVEIRA MOREIRA

Nome do aluno: Maria Claudia Gomes Silva Veras

Data: 23/03/2013

Orientações:

▪ Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

▪ Entregue a atividade no prazo estipulado.

▪ Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

▪ Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Assista ao vídeo “Gestão do Conhecimento”, de Gilson Coelho, leia o artigo “Uma revolução invisível” e com o apoio do material didático, responda as questões solicitadas, de acordo com as orientações fornecidas.

Link do vídeo: (http://www.youtube.com/watch?v=i2fkySV5B4E), acessado em 21 fev 2013. O Consultor Gilson Coelho trata sobre a retenção de talentos na empresa, o baixo nível de turnover e o capital intelectual das empresas.

Link para artigo: (http://www.hbrbr.com.br/materia/uma-revolucao-invisivel), acessado em 21 fev 2013.

Supondo que você seja o gestor de uma empresa e queira estruturar um processo de Gestão do Conhecimento, após assistir ao vídeo, ler o texto e o material didático, responda as questões seguintes:

1. Após o conteúdo apresentado, explique de forma fundamentada, sobre a importância da Gestão do Conhecimento para um posicionamento moderno das empresas no mercado. Cite no mínimo 3 (três)variáveis que impactam em sua estruturação. (3,0 pontos).

A Gestão do Conhecimento nas empresas tem se mostrado o diferencial competitivo. Isto porque em época em que novidades revolucionárias são escassas, a melhoria em processos se mostra fundamental para otimização de custos e maximização dos lucros.

Para que a Gestão do Conhecimento seja bem implantada é preciso considerar diversas variáveis, dentre elas, destaco três: comprometimento da direção em implantar o sistema de gestão de conhecimento, mapeamento das competências fundamentais para a organização, desenho de processos claros da organização. O comprometimento da direção é imprescindível para o sucesso da Gestão de Conhecimento pois tem impacto em processos de RH (turn over, encarreiramento, etc), em custos para a empresa (programas de qualidade de vida, de sustentabilidade, parceria com fornecedores/clientes), etc. Já o mapeamento das competências permite delimitar as áreas de atuação e determinar o conteúdo a ser enfatizado, o que otimiza, rentabiliza e permite perenidade ao processo implantado. E por fim, destaco o desenho de processos da organização porque são os processos claros, disponíveis e acessíveis que corroboram com a equipe para que todos se sintam parte de uma unidade. Quando a equipe, da direção ao chão de fábrica, entende os processos e evidencia sua participação em determinada parte da cadeia, naturalmente sente-se mais comprometido e, por consequência, tende a produzir mais e melhor.

2. Como você diferencia dado,informação e conhecimento? Explique-os, apresentando também um exemplo de cada. (3,0 pontos).

Dados são a base da informação, são informações objetivas, não trabalhadas ou interpretadas, podem ser numéricos, gráficos e textuais. Os dados não têm significância por si só. Em uma pesquisa com consumidor, por exemplo, a opinião isolada de um consumidor é considerada um dado por não significar nada sozinha. Já a informação é o dado tratado, agrupado, tem significância sozinha. Um dado torna-se informação se o seu receptor consegue compreender o seu conteúdo, isto é, associar a ele, mentalmente, um significado. No mesmo exemplo da pesquisa de consumidor, se agruparmos as respostas de todos os consumidores pesquisados e tabularmos os dados, teremos informações que poderão servir de base para tomada de decisões como a descontinuidade de fabricação de um produto ou o lançamento de uma extensão e linha.

Mas ao falar em conhecimento, tratamos de algo mais amplo e subjetivo. Isto porque o conhecimento é ligado à sabedoria por representar a capacidade de associações de informações com outras informações já adquiridas pela vivência individual. O conhecimento envolve o pensar sobre as informações captadas, considera as interligações de conceitos previamente adquiridos e gera idéias. Considerando as definições já citadas, conclui-se que conhecimento não pode ser transferido entre os indivíduos; o que são transmitidos são dados, que podem ser recebidos de tal forma que sejam assimilados como informação. Se dado,informação e conhecimento fossem uma escala de valor, dado seria o início da escala, seguido por informação no meio e por conhecimento no topo.

3. Elabore um texto comparativo utilizando o conteúdo do vídeo, do artigo e sobre a Inteligência Competitiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com