TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad Psicologia

Monografias: Ad Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 3

1. A partir da leitura do texto “Psicologia e Justiça: a psicologia e as práticas judiciárias na construção do ideal de justiça”, de Hélio Cardoso de Miranda Júnior, (disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98931998000100004&script=sci_arttext&tlng=en>. Acesso em: 29 jul. 2014), e do material didático, construa um texto de no mínimo 08 linhas discutindo a importância dos saberes construídos pela Psicologia para o Direito. (3,5 pontos)

A Psicologia é uma fonte de grande importância para os operadores do direito e principalmente para os da área da advocacia. Pois ele irá se encontrar inúmeras vezes com casos em que o cliente se encontra em situações complicadas.

A psicologia também traz importância para o Direito nos casos de separação, adoção e guarda dentre outros. Então, a psicologia jurídica elucida sempre que os aspectos psíquicos ou psicológicos vierem à tona sejam como fatos jurídicos ou então com fatores que transformem ou suprimem a conduta.

Os advogados precisam compreender o homem e suas relações sociais, independente da área que irá atuar, eis que o mesmo não é apenas um conhecedor das normas jurídicas e teorias doutrinárias, e sim é considerado um humanista antes de tudo. Deve-se dar uma cautela maior quando o assunto trata de matéria de direito penal, sendo que é ele quem defende os dois bens mais preciosos que o ser humano pode ter além da própria vida e da saúde, quais são: a liberdade e a honra.

2. A interdisciplinaridade é a qualidade daquilo que se realiza com a cooperação de várias disciplinas e implica a existência de um conjunto de disciplinas interligadas e com relações definidas, que evitam desenvolver as suas atividades de forma isolada, dispersa ou fracionada. Assim, trata-se de um processo dinâmico que procura solucionar diversos problemas de investigação. A partir deste conhecimento e dos materiais estudados, justifique a importância da interdisciplinaridade no ramo do Direito. (3,5 pontos)

A interdisciplinaridade refere-se à integração do ramo da psicologia com as necessidades do direito. Falando em psicologia e direito, se pode perceber claramente a importância e a necessidade dessa integração. Através dos estudos concretizados pela psicologia, temos um juízo de valores, por parte das autoridades a quem cabem as decisões de julgamentos e processos desse tipo, muito mais fundamentado em fatos e estudos do que realmente comprovem as capacidades mentais dos autores de ações ilícitas, como homicídios, violência doméstica, abuso sexual, etc.

A Psicologia Jurídica é fonte da necessidade de legislação apropriada para os casos dos indivíduos considerados doentes mentais que tenham cometido algum dos crimes citados acima.

3. De acordo com o material estudado e sua experiência profissional, cite e justifique no mínimo 04 áreas de atuação da Psicologia no Direito. (3,0 pontos).

As que defino ser mais importantes são:

1- Psicologia Policial e das Forças Armadas: estudar, observar, pesquisar, contribuindo para o aprimoramento e a manutenção de um ótimo desempenho do trabalho policial;

2- Psicologia dos Juízes: processo de tomada de decisão dos juízes;

3- Psicologias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com