TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad Psicologia

Trabalho Escolar: Ad Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1: A partir da leitura do texto “Psicologia e Justiça: a psicologia e as práticas judiciárias na construção do ideal de justiça”, de Hélio Cardoso de Miranda Júnior, (disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98931998000100004&script=sci_arttext&tlng=en>. Acesso em: 15 ago. 2013), e do material didático, construa um texto de no mínimo 08 linhas discutindo a importância dos saberes construídos pela Psicologia para o Direito. (3,5 pontos)

Questão 2: A interdisciplinaridade é a qualidade daquilo que se realiza com a cooperação de várias disciplinas e implica a existência de um conjunto de disciplinas interligadas e com relações definidas, que evitam desenvolver as suas atividades de forma isolada, dispersa ou fracionada. Assim, trata-se de um processo dinâmico que procura solucionar diversos problemas de investigação. A partir deste conhecimento e dos materiais estudados, justifique a importância da interdisciplinaridade no ramo do Direito. (3,5 pontos)

Questão 3: De acordo com o material estudado e sua experiência profissional, cite e justifique no mínimo 04 áreas de atuação da Psicologia no Direito. (3,0 pontos)

1) A psicologia é uma ciência que estuda o comportamento dos seres humanos, e seus processos psíquicos. Para o direito esse comportamento é quase sempre determinado e padronizado por normas. É preciso entender todo um conjunto de fatores comportamentais, sociais, individuais e analisar os aspectos legais, para então ser classificada e julgada em determinada conduta pelo aparelho jurídico. Os saberes da psicologia possibilitam um vasto campo de possibilidades, que auxiliam o direito, dai a sua importância na esfera jurídica. A psicologia jurídica brasileira pode e necessita crescer, não só na quantidade de profissionais, na qualidade dos trabalhos desenvolvidos por eles, mas também na intensificação da produção e publicação do conhecimento e , também, em gerar, no publico em geral a consciência e o reconhecimento da necessidade de usar a psicologia jurídica no mundo do direito amplamente.

2) Podemos considerar que a interdisciplinaridade busca transigir as opiniões de distintas áreas de conhecimento, com intuito de originar melhorias como a produção de novos conhecimentos ou ate mesmo novas subáreas. Não seria diferente no ramo do direito, onde a interdisciplinaridade é de extrema importância, tendo em vista, que no curso de direito, as disciplinas estabelecem a interligação dos saberes para o desenvolvimento dos operadores do direito, contudo é necessário que exista engajamento, dialogo e participação entre os professores para conscientização da possibilidade e da necessidade de sua utilização como meio para melhor formação do profissional no campo jurídico.

3) Questões da Infância e Juventude( adoção, conselho tutelar, criança e adolescente em situação de risco, intervenção junto a crianças abrigadas, infração e medidas socioeducativas. Psicologia jurídica e o direito da família(separação, paternidade, disputa de guarda, acompanhamento de visitas. Psicologia jurídica e direito civil,(interdições, indenizações, dano psíquico. Psicologia jurídica do trabalho(acidentes de trabalho, indenizações, dano psíquico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com