TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad2 - João Gabriel

Trabalho Escolar: Ad2 - João Gabriel. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 4

1 -

Segundo o Material Didático, para entender melhor a Teoria das Necessidades, vamos procurar analisar os seus fundamentos. Uma primeira consideração intuitiva diz respeito ao fato de que as necessidades humanas dividem-se em dois grandes grupos: as necessidades básicas e as necessidades adquiridas, conforme mostra a Figura 3.4:

Em plano superior às necessidades de sobrevivência, encontram-se as necessidades que as pessoas adquirem ou desenvolvem por meio de treinamento, experiência, pela convivência com outras pessoas, pela incorporação dos valores da sociedade em que vivem ou por causa da própria personalidade. As necessidades secundárias também fazem os fatos e objetos do meio ambiente parecerem mais ou menos atraentes. Assim, uma pessoa pode se interessar por determinada carreira porque ela corresponde a seus interesses ou pode desejar certos bens materiais, não pelo seu valor intrínseco, mas porque sua posse é valorizada pelo meio social. A idéia desenvolvida por Maslow é a de que as necessidades humanas dispõem-se numa hierarquia mais complexa que a simples divisão em dois grandes grupos, dividindo-se em cinco grupos, retratados na Figura 3.5.

Necessidades fisiológicas ou básicas: necessidades de alimento, abrigo (proteção contra a natureza), repouso, exercício, sexo e outras necessidades orgânicas.

– Necessidades de segurança: necessidades de proteção contra ameaças, inclusive a ameaça de perda do emprego.

– Necessidades sociais: necessidades de amizade, afeto, interação e aceitação dentro do grupo e da sociedade.

– Necessidades de estima: necessidades de auto-estima e estima.

– Necessidades de auto-realização: necessidade de utilizar o potencial de aptidões e habilidades, autodesenvolvimento e realização pessoal.

2 –

3-

4-

“credora” e “devedora”

A relação que unem líderes e seus colaboradores constitui a partir de um vínculo central “a troca” onde existe um crédito entre presente e futuro, onde a influência exercida dos líderes sobre os seus seguidores faz a diferença, pois os colaborados acreditam e confiam nos ideais de seus líderes, colaboradores se tornam credores destes ideais, acreditam que seus sacrifícios presentes irão render a eles benefícios ou vantagens futuras, por sua vez os líderes tornam-se devedores de benefícios ou vantagens futuras, pois abre mão de alguma coisa no futuro para desfrutar de alguma coisa no presente.

“Tjosvold e Tjosvold”

Toda a organização necessita de um líder que lhe aponte a direção mais adequada a seguir, principalmente devido a velocidade das mudanças do mundo, onde muita das vezes se instaura um clima difícil e complexo em muitas organizações, estas organizações dependem cada vez mais de líderes que sejam eficazes empenhado na melhoria do ambiente de trabalho, assim é muito importante que a organização ofereça um ambiente de bem-estar, na qual acarrete a integração entre os membros das organizações, que trabalhem juntos, não impedindo que estes membros consigam também ter iniciativas individuais, onde o grupo e o individual se apresentem de maneira mais produtiva, para isso precisa-se ser colocado uma forma de aprendizado que determinará o desenvolvimento de todos, onde será reformulas antigas perspectivas ou paradigmas, onde colocarão em questão seus valores, pois o potencial humano pode ser considerado uma condição verdadeiramente indispensável para a implementação das próprias mudanças.

5 –

Ele complementa dizendo que a respeito desse tipo de liderança na organização, devem

ser ressaltados quatro pontos bastante simples:

1. Uma organização nada mais é do que uma reunião de indivíduos com o mesmo propósito. Esse propósito visa a atender às necessidades de uma ou mais pessoas.

A organização mais simples pode ser composta de duas pessoas que compartilhem um determinado propósito, como uma pequena sociedade empresarial ou um matrimônio.

2. Quase todas as pessoas pertencem a uma organização de qualquer tipo.

3. A maioria do trabalho é feita em, ou por meio de, organizações.

4. Seguino Material Didático, o maior desafio dentro das organizações, incluindo as famílias, é estabelecê-las e pô-las a funcionar de modo que permita a cada pessoa sentir interiormente seu valor,o seu potencial de grandeza e de participação com seus talentos e sua paixão. Em outras palavras, podemos

dizer que nas organizações se permite ouvir cada voz, para atingir o propósito e as mais altas prioridades da empresa, de forma centrada em princípios.

A decisão de inspirar os outros a encontrar “seu espaço” nos leva diretamente ao centro dos quatro problemas organizacionais crônicos que decorrem do atual modelo da Era Industrial: existem chefes, regras e há exigência constante de eficiência e controle. Cada uma das pessoas que galgou o seu espaço e encontrou a própria voz tem poder para reescrever

esses quatro problemas que vigoram nas organizações: “chefe, regras, eficiência e controle” (COVEY, 2005). Toda empresa, organização ou grupo, precisa desses elementos.

No entanto, se o chefe ou líder toma todas as decisões sem consultar nem ouvir os demais colaboradores, isso pode se tornar um problema para os integrantes da organização. Todas as empresas precisam de regras para o seu bom funcionamento, porque tais regras pressupõem controle e qualquer organização precisa de controle. Se, no entanto, o controle for excessivo e servir para policiar os membros da organização, a fim de mantê-los “na linha”, isso poderá ser um grande problema. Todos desejam alcançar a eficiência nos seus negócios e atividades em geral e, para isso, o sistema implantado deve ser claro e preciso para assegurar a eficiência dos objetivos de uma organização. O processo para resolver esses “problemas” envolve quatro funções administrativas. Desse modo, tais funções sugeridas por Covey (2005) se tornam o antídoto para os quatro problemas organizacionais crônic

...

Baixar como  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »