TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adiministração 4° Semestre

Pesquisas Acadêmicas: Adiministração 4° Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  6.072 Palavras (25 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 25

Etapa 6 Processos admin

O Trabalho do Gerente Executivo

Os gerentes com base para suas ações devem adotar os elementos definidos por Fayol . Na verdade, uma forma abreviada) como POCC (Planejar, Organizar, Comandar e Controlar), ainda aparecem de várias formas em livros sobre gerenciamento de pequenos negócios. Continua argumentando que ainda não foi desenvolvida nenhuma abordagem específica utilizando os modelos obtidos a partir de estudo empírico sobre o processo gerencial de proprietários de pequenos negócios.

A pesquisa realizada por Fillion mostra que, ao contrário do que dizem alguns autores, os métodos gerenciais desses gerentes-proprietários de pequenos negócios não seguem a lógica formal do POCC de Fayol.

O autor classifica os gerentes-proprietários de pequenos negócios em duas categorias: os empreendedores e os operadores. Para os empreendedores, o processo gerencial compreende 5 ases: visualizar, criar, animar, monitorar e aprender. Para os operadores, o processo gerencial envolve 6 fases: selecionar, desempenhar, atribuir, alocar, monitorar e ajustar.

A contribuição do autor é de importância para entender o gerenciamento na pequena empresa; centraliza a descrição da categoria empreendedor na visão, ou sonhos realistas, com cuja realização estão comprometidos estes gerentes proprietários. Para os operadores, o autor centraliza no desejo desses gerentes proprietários em dar bom uso às suas habilidades de forma a ganhar a vida.

Embora a contribuição sejam indiscutivelmente relevante e o autor tenha negado a similaridade das funções dos proprietários de pequenos negócios com o POCC de Fayol, não há como deixar de fazer um paralelo entre suas descrições de gerenciamento na pequena empresa com o POCC do velho e bom ensinamento de Fayol.

É importante ressaltar que: quem planeja necessita de conhecimento, quem organiza necessita de disciplina, quem comanda necessita de liderança e quem controla de fiscalização. Tudo isso e mais a pro-atividade, são recursos indispensáveis para um bom gerente.

Os principais componentes de uma estratégia empresarial são: o ambiente de tarefa, a empresa e seus rersos e a adequação emtre ambos a partir de uma postura capaz de compatibilizar os objetivos, resos, potencialidade e limitações da empresa com as condições ambientais, a fim de extrair o máximo das oportunidades externas e expor se o mínimo as ameaças, coações e contingencias ambientais. Qnquanto a estratégia especifica o que fazer, o planejamento estratégico especifica com fazer , o planejamento. O planejamento estratégico é elaborado a partir de três atividades básicas: a analise ambiental, a analise empresarial e a formulação de estratégias capazes de contabilizar as condições internas das empresas as condições externas do ambiente. A estratégia empresarial é tarefa do nível institucional da empresa. No entanto, a formulação de estratégias é uma atividade complexa em face da diversidade e da complexidade de forças e fatores ambientais, como também da multiplicidade de forças e fatores internos da empresa. A estratégia de considera a vocação da empresa. Há uma variedade de tipos de estratégias. De um modo geral, a estratégia empresarial deve considerar três problemas específicos: o empresarial( escola do domínio produto/mercado), o administrativo (criação de normas e procedimentos para coordenar as atividades, organização e integração das próprias atividade internas da empresa) e o de adequação tecnologias ( execução das operações por meio da tecni

Liderança e Motivação no Ambiente Organizacional

Leandro Lugli Lara

Rodrigo Fortini de Lucca

Silvio Ricardo Piva

Monografia apresentada no curso de Organização, Sistemas e Métodos das Faculdades Integradas Campos Salles, sob orientação do Professor Mauro M. Laruccia

(Disponível na rede desde novembro de 2000)

Introdução

As pessoas sentem-se estimuladas com o tópico liderança. Querem saber: De que é feito um líder? Administradores de todos os níveis em todos os setores interessam-se por essa questão. Acreditam que a resposta proporcionará melhora no desempenho da organização e no sucesso das carreiras pessoais. Esperam adquirir as habilidades que transformarão um administrador "mediano" num verdadeiro líder.

Felizmente, a liderança pode ser ensinada e aprendida. A liderança parece ser a convocação de habilidades possuídas por uma maioria, mas utilizada por uma minoria. É, porém, algo que pode ser aprendido por qualquer pessoa, ensinado a todos, não devendo ser negado a ninguém".

O que é liderança? Para começar, um líder é alguém que influencia os outros a atingir metas. Quanto maior o número de seguidores, tanto maior a influência. E quanto mais bem-sucedida a realização de metas importantes, tanto mais evidente a liderança. Mas deve-se explorar, além dessa definição simples para se captar o estímulo e a perplexidade, que os seguidores devotados e estudiosos da liderança sentem quando deparam com um grande líder em ação, bem como entender o que os líderes das organizações realmente fazem, ou o que é necessário para entrar no "Hall of Fame" da Revista Fortune no quesito liderança.

Líderes excepcionais têm visão. Conduzem pessoas e organizações em direções que sozinhas não seguiriam. Podem lançar empreendimentos, formar culturas organizacionais, ganhar guerras ou mudar o curso dos eventos. São estrategistas que agarram oportunidades que outros deixam de perceber, mas também são detalhistas apaixonados - atenciosos às pequenas realidades fundamentais que podem realizar ou destruir o maior dos planos.

Também, entender por que as pessoas fazem o que fazem no trabalho não é uma tarefa fácil para o administrador. Prever a resposta delas ao mais recente programa de produtividade da empresa é mais difícil ainda. Felizmente, existe bastante informação sobre motivação para fornecer ao administrador sensato, técnicas práticas e eficientes para aumentar o esforço e o desempenho de seu pessoal.

Antes da chamada revolução industrial, ninguém se preocupava com os problemas da motivação dos colaboradores. As unidades de produção eram pequenas e as técnicas de produção muito simples. O dia de trabalho era longo, mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.9 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com