TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adiministração- Microeconomia E Macroeconomia, ética Politica E Soceidade E Metodos Quantitativos

Monografias: Adiministração- Microeconomia E Macroeconomia, ética Politica E Soceidade E Metodos Quantitativos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  2.056 Palavras (9 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO..........................................................................................................10

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo analisar e conceituar a microeconomia e macroeconomia, métodos quantitativos, ética política e sociedade.

2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA: INFLAÇÃO

A inflação é um conceito que designa o aumento continuado e generalizado dos preços dos bens e serviços, isto é, o aumento de preços é verificado na grande maioria dos bens e não só em alguns. Há uma acentuada diminuição do poder de compra devido a vários fatores, como por exemplo, o rendimento salarial que não sofre alteração.

Uma das causas da inflação é o aumento da emissão de papel-moeda pelo Governo para cobrir os gastos do Estado. Quando isso acontece, há um maior volume de dinheiro em circulação no mercado, mas não houve criação de riqueza ou aumento de produção. Nestes casos, é exigida maior quantidade de dinheiro para adquirir a mesma quantidade de produto, resultando em inflação.

Outras causas da inflação estão relacionadas com o aumento exagerado do preço de um bem básico, como por exemplo, energia elétrica ou petróleo, ou ainda, pelo aumento ou excesso de consumo, aumentando a procura do produto e, consequentemente, o seu preço.

Como exemplo de inflação a revista Veja traz um artigo onde fala que o Brasil tem uma das menores taxas de investimento no mundo: 19,4% do PIB. É pouca para acompanhar um mercado interno aquecido pelo aumento continuo de renda e emprego. O resultado é o descompasso entre a oferta e demanda, uma pressão constante sobre aos preços. A isso somam-se fatores externos, como a alta de matérias primas e súbita enxurrada de dólares nos mercados globais, resultado da política de estimulo econômico atualmente praticada pelos Estados Unidos. Tudo somado, a inflação acelerou nos últimos meses de 2010 fechando o ano pelo menos um ponto acima do cento da meta do governo. Este foi o primeiro desafio da equipe econômica de Dilma Rousseff.

2.1 TAXAS DE JUROS

Podemos dizer que a taxa de juros é um índice utilizado em economia e finanças para registrar a rentabilidade de uma poupança ou o custo de um crédito. Chama-se taxa de juros aos diferentes tipos de índice que se empregam na medida de rentabilidade das poupanças ou que se incorporam ao valor de um crédito. Quando uma instituição financeira decide emprestar dinheiro, existe, obviamente, uma expectativa do retorno do capital emprestado acrescido de uma parcela de juro. Além disso, deve-se considerar embutido nas taxas de juros os seguintes fatores: risco, custos administrativos, lucro e as expectativas inflacionárias. Podemos verificar a influência da taxa de juros, como por exemplo, no aumento da Selic os financiamentos também ficam mais caros, suprimindo não só os empréstimos que injetam dinheiro na economia como também a quantidade de compras realizadas a partir de novos financiamentos. O aumento da taxa de juros afeta a demanda segundo o Jornal do Brasil.

2.2 TAXA DE CÂMBIO

A taxa de câmbio é a relação cambiaria que existe entre duas moedas de países diferentes. Este dado estabelece que quantidade da moeda X se obtém em troca da moeda Y. Em outros termos indica quanto dinheiro se pode comprar com a moeda de outro país. As operações de câmbio (compra e venda de divisas) podem realizar-se nos bancos e nas suas casas/agências de câmbio, que regra geral, cotizam duas taxas de câmbio: uma para compra e outro para venda. Por exemplo: se quisermos comprar dólares, o preço a pagar à casa de câmbio é de 0,74 euros por cada dólar. No entanto, se quisermos vender euros, iremos receber 1,34 dólares por cada euro que entregarmos. Pode-se mencionar duas taxas de câmbio: a taxa de câmbio real e a taxa de câmbio nominal. O câmbio real é aquele que se estabelece a relação pela qual uma pessoa pode trocar bens e serviços de um país pelo outro. O câmbio nominal é relação entre uma moeda e outra estrangeira. É a taxa de câmbio que é usada nos bancos e nas casas de câmbio. Ainda segundo a revista Veja outra variável também pode afetar a inflação é a taxa de câmbio, que mede o “preço” em reis para se comprar um dólar. A desvalorização da moeda norte-americana encarece os produtos importados, impactando diretamente na economia.

“Não é só o azeite ou o vinho que ficam mais caros, mas nós compramos diversos insumos para a indústria, matérias primas do mercado internacional, que vêm cotadas em dólares. Isso tem um efeito de escala, que encarece os produtos da economia como um todo”.

3 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL

3.1 MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL

As medidas de tendência central são utilizadas para caracterizar um conjunto de valores, representando-o adequadamente. A denominação “medida de tendência central”, que vi no titulo deste trabalho, deve-se ao fato de que, por ser uma medida que caracteriza um conjunto, tenderá a estar no meio dos valores. Exemplos de medidas de tendência central são: mediana, moda e média aritmética.

3.2 MEDIDAS DE DISPERSÃO

Num conjunto de dados, se todas as observações de uma variável estão próximas, isso indica que os indivíduos não são muito diferentes com relação a essa variável. Por outro lado, se as observações estão dispersas, indica diferenças entre os indivíduos. Quanto maior a dispersão, maior a diferença. Nas pesquisas estatísticas são fundamentais a compreensão e quantificação dessa dispersão. Para exemplificar, pense em um caso extremo: se todos os indivíduos de uma população forem iguais com relação à determinada característica, basta um único individuo para representar essa população. Uma medida de dispersão bastante intuitiva é a amplitude dos dados, definida como a distância entre os valores máximo e mínimo. Mas como essa medida considera apenas dois valores, qualquer que seja o tamanho do conjunto de dado, ela tem propriedades limitadas para descrever a dispersão.

3.3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com