TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm E Mercado De Trabalho

Ensaios: Adm E Mercado De Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 4

Administração e mercado de trabalho

Em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, o sucesso ou o insucesso das organizações dependem da qualidade de sua administração.

São os administradores. Eles também preparam a organização para a mudança, procurando adaptá-la a um ambiente cada vez mais dinâmico e imprevisível.

Assim, para uma organização ser bem-sucedida, ela depende de seus administradores.

E é claro que administradores de grandes empresas são mais conhecidos e midiáticos. No entanto, não existe um modelo que defina como deve ser um administrador de sucesso.

Existem milhares de administradores em diversas organizações espalhadas pelo Brasil e milhões pelo mundo.

Os administradores administram organizações de todos os tamanhos, com as mais diversas finalidades, e podem ser responsáveis pelas organizações como um todo ou apenas por uma unidade ou equipe. Mas ...

em que consiste o trabalho de um administrador?

por que a administração é uma atividade tão importante?

por que é importante estudar administração?

quais são os desafios que o mundo contemporâneo coloca aos administradores?

Para responder a essas e outras questões, é necessário inicialmente definir alguns conceitos básicos. Veja a seguir

Os Administradores

Os administradores ou gestores são os membros que têm como função guiar as organizações de forma a alcançar seu propósito.

São os administradores que decidem como e onde aplicar os recursos da Organização de forma a assegurar que esta atinja seus objetivos.

Os administradores não fazem isso sozinhos. Eles trabalham coordenando e dirigindo as atividades de outras pessoas, ajudando os demais membros a atingir um conjunto de objetivos coerentes para a organização. O que os distingue dos outros membros da organização é que eles coordenam as atividades de outros, que, por essa razão, lhes prestam contas do seu trabalho.

Obtenção de resultados por meio de pessoas

A essência do papel do administrador é a obtenção de resultados por meio de terceiros, do desempenho da equipe que ele supervisiona e coordena. Portanto, o administrador depende de outras pessoas para alcançar seus objetivos e os do seu grupo. Ele deve, assim, ter condições de liderar os membros da sua equipe e de tomar decisões em nome deste grupo.

Mary Parker Follet disse que a administração é a arte de fazer coisas por meio das pessoas. Esta definição dá ênfase ao papel do administrador no sentido de obter resultados conseguindo que outros façam o que é necessário, em vez de fazê-lo pessoalmente.

Na nova era da informação, a capacidade de obter resultados por meio de terceiros torna-se prioritária, pois o conhecimento está na mente das pessoas e a capacidade do administrador para saber transformar conhecimento em resultados requer grande habilidade, além dos conhecimentos de administração.

Os Papéis do Administrador

Prioridade para os resultados econômicos

O administrador, mesmo que não trabalhe em uma empresa, deve agir como empresário, transformando recursos em produtos, isto é, em bens e serviços desejados pelas pessoas.

O administrador deve sempre, em toda ação e decisão, colocar em primeiro lugar o desempenho econômico que garanta a manutenção da empresa em que atua. Ele só pode justificar sua existência e autoridade pelos resultados econômicos obtidos.

O administrador tem uma função econômica e esta tem de ser privilegiada nas suas decisões. Uma das principais qualidades do administrador é saber tomar decisões, pois não existe decisão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com