TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm 2º Trabalho Individual

Exames: Adm 2º Trabalho Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  2.583 Palavras (11 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------------------------- 3

2- HISTORIADA FAMILIA KLEIN------------------------------------------------------------------ 4

2.1 TIPO DE GESTAO--------------------------------------------------------------------------------6

3- FUSAO DA CASAS BAHIA COM O PÃO DE AÇÚCAR----------------------------------7

4- ESTRUTURA ORGANIZACIONAL-------------------------------------------------------------9

4.1 ESTRUTURA FORMAL--------------------------------------------------------------------------9

5- MISSAO, VISAO E VALORES DAS EMPRESAS----------------------------------------10

5.1 CASAS BAHIA-----------------------------------------------------------------------------------10

5.2 PONTO FRIO-------------------------------------------------------------------------------------10

5.3 PÃO DE AÇÚCAR-------------------------------------------------------------------------------10

5.4 VIAVAREJO---------------------------------------------------------------------------------------11

6- ESTATÍSTICA--------------------------------------------------------------------------------------11

7- CONCLUSÃO-------------------------------------------------------------------------------------13

8- REFERÊNCIAS-----------------------------------------------------------------------------------14

INTRODUÇÃO.

Este trabalho tem como objetivo destacar a trajetória de um homem simples que com muita dedicação construiu um império ao longo dos seus 50 anos no Brasil, Samuel Klein presidente da Casas Bahia, a loja varejista mais popular de eletrodomésticos e mostrar como a fusão desse império interferiu na administração da família Klein.

Historia da família Klein.

No dia 15 de novembro de 1923 nascia na Polônia um menino que seria o fundador de uma das maiores empresas de departamentos brasileira – Casas Bahia. Esse era Samuel Klein, que começou a trabalhar com o pai como marceneiro ate a invasão de nazistas durante a segunda guerra mundial. Após ter conseguido fugir dos soldados nazistas, se refugiou numa fazenda onde trabalhava em troca de comida. Ao final da guerra, Samuel consegue ir para a Alemanha e se encontra com o pai e os irmãos. Na Alemanha, se casou com Ana e após ter visitado vários lugares, chegou ao Brasil em 1952 e estabeleceu-se em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo com a família.

Foi quando começou a trabalhar como comerciante. Tornou-se mascate, vendendo roupas de cama, mesa e banho de porta em porta com uma charrete.

Em 1950, após cinco anos de dedicado trabalho, conseguiu capital para comprar a primeira loja chamada Casa Bahia. Era a sua homenagem para seus fregueses, na maioria retirantes baianos vindo tentar a sorte na região. Em 1960 foi inaugurada a segunda loja em São Caetano, passando a chamar-se Casas Bahia. Já com 60 anos de atuação no mercado nacional, a Casas Bahia, esta presente em 15 Estados nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

Em 1970 adquiriu o controle acionário de uma financeira, a Intervest, com o objetivo de financiar as compras dos fregueses das lojas e dar impulso a abertura de novas filiais. No mesmo ano, abriu a primeira loja em São Paulo, no bairro de Pinheiros. Os filhos Michael e Saul Klein começaram a trabalhar na sede da empresa na década de 80, período em que foi inaugurada a 100ª loja. Sempre à frente dos negócios, Samuel comandou a expansão em ritmo acelerado, com a abertura de novas filiais nos estados de Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, todas na década de 90. Mais recentemente, no ano de 2000, a rede também chegou a Goiás e ao Distrito Federal. Em 2004 a Casas Bahia entrou no Rio Grande do Sul, chegando a 14 milhões de clientes e mais de 400 lojas. A empresa possui em todo o país 565 lojas faturando R$13,8 bilhões gerando um lucro estimado de 165 milhões. Com 57.500 funcionários a Casas Bahia é uma rede de lojas voltada para a venda

de móveis e eletrodomésticos no varejo com foco nas classes C, D e E sendo 26,3 milhões de clientes cadastrados.

A Casas Bahia não segue tendências e modismos, ao contrário, segue até hoje a cartilha de seu fundador. A maior sabedoria de Samuel foi, além de enxergar as necessidades do mercado, passar adiante seus ensinamentos para os membros da família Klein e todos os envolvidos na gestão da empresa. Na Casas Bahia, o slogan "Dedicação Total a Você" se aplica aos dois lados da moeda: clientes e colaboradores. Considerado como um "pai" pelos seus colaboradores, a quem chama de "filhos", Samuel é tido como um exemplo a ser seguido. Outro lema da rede é dar oportunidades de crescimento para quem realmente tem vontade de crescer profissionalmente.

2.1 Tipo de gestão.

A Família Klein adotou o modelo de gestão familiar, centralizadora e não abre mão disso. Apesar de ser considerada ultrapassada, este tipo de gestão tem dado certo na empresa, apesar dos percalços ocorridos durante a sua existência. A empresa nunca teve a intenção de profissionalizar a administração, que segundo seu fundador já está com a sucessão definida, fruto de uma tradição judaica, com o seu filho mais velho.

As empresas familiares é a forma empresarial predominante nas economias de mercado atuais. O sucesso e a continuidade das empresas familiares são vitais para o desenvolvimento da economia e da sociedade. A importância deste tipo de empresas no panorama mundial resulta do seu elevado número, volume e negócios consolidados, emprego e percussões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com