TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm Unip

Artigo: Adm Unip. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  1.311 Palavras (6 Páginas)  •  882 Visualizações

Página 1 de 6

Pergunta 1

1. Ao estudar os princípios do processo decisório, seguindo seus preceitos básicos e aprendendo sua metodologia, você visualizará todas as etapas que envolvem esse processo com clareza e terá a oportunidade de usufruir e de se beneficiar de cada conceito dessa importante área da ciência da administração. Dito isso, pergunta-se: O que significa decidir?

a. “Tomar decisões é o processo de escolher uma dentre um conjunto de alternativas.” (CARAVANTES, 2005, p. 446)

b. “Uma decisão pode ser descrita, de forma simplista, como uma escolha entre alternativas ou possibilidades com o objetivo de resolver um problema ou aproveitar uma oportunidade.” (SOBRAL, 2008, p. 98)

c. “A tomada de decisão ocorre em reação a um problema. Isto é, existe uma discrepância entre o estado atual das coisas e o estado desejável, que exige uma consideração sobre cursos de ação alternativos. [...] O conhecimento sobre a existência de um problema e sobre a necessidade de uma decisão depende da percepção da pessoa.” (ROBBINS, 2005, p. 111)

d. “[...] Embora tudo aquilo que um administrador faz envolva a tomada de decisões, isso não significa que todas sejam complexas e demoradas. Naturalmente, as decisões estratégicas têm mais visibilidade, mas os administradores tomam muitas pequenas decisões todos os dias. Aliás, quase sempre, as decisões gerenciais são de rotina. No entanto, é o conjunto delas que permite à organização resolver problemas, aproveitar oportunidades e, com isso, alcançar seus objetivos.” (SOBRAL, 2008, p. 100)

e. As alternativas “a”, “b”, “c” e “d” estão corretas.

0,5 pontos

Pergunta 2

1. Ao final de setembro de 2008, o mundo toma conhecimento de uma nova crise, com características nunca antes vistas no cenário econômico. Uma instituição financeira decide suspender, após estudos do cenário vigente, as linhas de crédito e o financiamento para seus clientes. Em consequência disso, parte de seu corpo de colaboradores é dispensada. A tomada dessas duas decisões pode ser classificada, respectivamente, como:

a. Tática; operacional.

b. Estratégica; tática.

c. Estratégica; operacional.

d. Operacional; estratégica.

e. Tática; estratégica.

0,5 pontos

Pergunta 3

1. Após ser assaltado, um estrangeiro em visita ao Brasil entra em contato com a central de atendimento de seu cartão de crédito, primeiramente, para informar a respeito do ocorrido e, em segundo lugar, para perguntar como deveria proceder a fim de emitir um novo cartão de crédito. Após passar as informações necessárias, o cliente mostrava-se preocupado, visto que, além de não falar português, ficara sem seus documentos pessoais e sem dinheiro para prosseguir com sua viagem. O funcionário da empresa decide, então, sair de seu posto de trabalho e ir ao encontro do turista com o único objetivo de ajudá-lo usando os procedimentos conhecidos e necessários. Essa decisão pode ser classificada como:

a. Programada em condições de certeza.

b. Não programada em condições de certeza.

c. Programada em condições de incerteza.

d. Não programada em condições de risco.

e. Não programada em condições de incerteza.

0,5 pontos

Pergunta 4

1. Entre as alternativas apresentadas a seguir, escolha a correta:

a. Podemos dizer que as decisões podem ser classificadas em programadas e não programadas. As primeiras exigem a participação da alta administração, ao passo que as segundas podem ser realizadas com o apoio de manuais normativos.

b. As decisões não programadas são bastante estruturadas. Permitem aos administradores o estabelecimento de procedimentos sistêmicos para reduzir o tempo decisório.

c. As decisões devem ser tomadas nos níveis táticos e estratégicos de uma empresa.

d. As decisões não programadas serão solucionadas a partir da habilidade dos gerentes para tomar decisões e de sua memória carregada de experiências, uma vez que não existe uma solução rotineira.

e. As decisões rotineiras são ideais para a cúpula da empresa, pois exigem menos tempo dos tomadores de decisão, e como tempo é dinheiro...

0,5 pontos

Pergunta 5

1. Leia atentamente as afirmações a seguir:

“O modelo racional de tomada de decisão se refere ao processo decisório em que os administradores tomam ótimas decisões, as quais maximizam os resultados da organização. Dessa forma, o processo leva a uma decisão ideal, independentemente de quem a tome.” (SOBRAL, 2008, p. 108)

“Na realidade, o modelo de tomada de decisão racional não tem a pretensão de descrever como as decisões são tomadas, mas sim como deveriam ser tomadas” (SOBRAL, 2008, p. 108).

Assinale a alternativa que não pode ser considerada uma premissa subjacente ao modelo racional de tomada de decisão:

a. A situação, o problema ou a oportunidade está bem definido e está corretamente formulado.

b. As metas e objetivos a alcançar são claros e conhecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com