TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm Unip 6 Semestre Aps

Dissertações: Adm Unip 6 Semestre Aps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  4.619 Palavras (19 Páginas)  •  1.145 Visualizações

Página 1 de 19

INTRODUÇÃO

A criação de um novo produto pode se tornar uma verdadeira saída pela porta dos fundos para a empresa que para isso não tenha estudado sua viabilidade deste produto. Avaliar o mercado e ouvir o cliente, são passos indispensáveis na hora de tomar a direção de porque, quando e de que forma introduzir um novo produto no mercado, sendo necessário identificar quais ferramentas serão utilizadas, pontuar as características mediante a expectativa do cliente e adequar o produto ao seu público alvo. Conhecer o produto, seu ciclo de vida, os pontos fortes para criação da marca alinhados com a estratégia de marketing da empresa, é imprescindível, para destacar-se entre os concorrentes.

Com o decorrer deste estudo será avaliado como se dá o projeto de criação de um produto; Um recurso muito utilizado entre grandes organizações multinacionais para manterem-se fortes no mercado, objetivando satisfazer cada vez mais as necessidades de seus clientes. Outro atributo importante no decorrer do processo de criação do produto, é o foco empreendedor, para que grandes ideias e seus esforços se transformem em lucros. Pequenas e médias empresas, por inúmeras vezes não possuem um projeto estruturado de criação e implementação de novos de produtos, tomando como base experiências anteriores de sucesso, utilizando como meio de divulgação o marketing “boca-boca”, gratuito e com um índice de retorno não garantido.

Embasado nas disciplinas de Gestão Mercadológica,Empreendedorismo, e Plano de Negócio, será desenvolvido um projeto de criação de um produto de gênero alimentício.

Revisão Conceitual

O Marketing está no ponto central dos negócios, pois encontrar e manter clientes considerando a concorrência encontrada nos dias de hoje se torna uma tarefa difícil e para isso é preciso primeiramente entender o mercado e atender às suas necessidades. Criado nos Estados Unidos, na década de 1940, o Marketing apresentou-se como uma alternativa eficiente para o alcance de diferenciais organizacionais no mercado competitivo. Seu conceito, utilização e princípios sofreram grandes modificações ao longo dessa década, o que permitiu tanto a sua aplicação nos mais diversos tipos de organizações, como também a perversão desse recurso, sobretudo na política, invertendo a sua função, tornando-se alvo de duras críticas e resistência. Marketing confunde-se, normalmente, com vendas e propaganda, cuja utilização, segundo o senso comum, serve para manipular a opinião e o comportamento do consumidor.

Para a American Marketing Association, o marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. Quanto à área de estudo do marketing, as opções giram em torno de algumas áreas específicas, a saber: Economia, Sociologia, Comunicação e Administração.

Para realizar o marketing corretamente, utilizam-se técnicas analíticas de mercado, ferramentas de planejamento, ações de relacionamento com clientes, tecnologias de desenvolvimento de produtos e serviços, modelos de distribuição e acesso, métodos de precificação adequados, uma boa comunicaçãointegrada e ferramentas de controle das ações e dos resultados. Os princípios de administração (planejar, organizar, dirigir e controlar) são também princípios do marketing. Todas essas áreas do conhecimento aplicadas ao marketing tornam possível à análise, o planejamento.

4

A formulação, a implementação e o controle das estratégias e táticas de marketing. Contudo dentro do Marketing a uma área muito ampla para ser estuda, com conceitos específicos direcionados para cada atividade relacionada. Os tipos de marketing mais comuns são: Marketing Direto, Indireto, Social, de Resposta, de Previsão e de Criação de Necessidades.

O Marketing Direto é umas das formas que mais se usa de mídia de propaganda para atingir uma grande massa e assim trazer resultados diretos e rápidos para a empresa ou organização, sendo assim preciso fazer uma analise de mercado e acompanhamento dos investimentos e do retorno, utilizase dos meios de comunicação para atender as necessidades de uma camada especifica da população, que visa oferecer serviços e produtos de uma forma a fidelizar o cliente oferecendo produtos e serviços de qualidade, fazendo com que empresa consiga atrair novos clientes através do marketing direto e maximizando os lucros. Os principais objetivos do Marketing Direto são: Pesquisa de mercado, Identificação de clientes potenciais, Conquista de novos clientes, Fidelização de clientes, Divulgação da marca e dos seus produtos ao público alvo definido, Rentabilização da Força de Vendas, Obtenção de resultados mensuráveis, Maximização do lucro.

Já o Marketing Indireto é uma forma decomunicar um produto ou marca inserindo o logotipo ou produto em um filme, novela ou programa de televisão, revistas, games etc., de forma sutil assim o telespectador não pode rejeitar o anúncio e fica sempre ligada a imagem da marca ao que está assistindo. O marketing social diz respeito ao esforço mercadológico no sentido de associar uma marca ou instituição a uma causa social, que pode ser o desenvolvimento de campanhas (para prevenção da saúde e o estímulo à leitura, por exemplo) doações para entidades assistenciais, parcerias com entidades filantrópicas, desenvolvimento de trabalho junto a comunidades carentes etc.

5

Marketing de resposta é o marketing que responde a uma demanda descobrindo e satisfazendo necessidades. É o chamado marketing ativo. Grande parte do marketing atual trabalha com essa formulação. Marketing de previsão é o chamado marketing antecipativo, pois é uma tarefa difícil reconhecer uma necessidade latente ou emergente. Para se aplicar esse tipo é fundamental analisar o mercado através de estudos de cenário, projetando futuros quadros de consumo.

É considerado arriscado, pois as empresas podem errar a estratégia em caso de enfrentarem uma forte influência de variáveis macro ambientais. Marketing de criação de necessidades é o nível mais agressivo de marketing, pois é o esforço que leva a empresa a lançar um produto jamais solicitado e, muitas vezes, inimaginável. É o conceito que se parte da ideia de que ao invés da empresa ser dirigida pelo mercado é a empresa que dirige o mercado. É o chamado marketing pró-ativo, pois trabalha com a abordagem dainovação radical em sua estratégia.

Com o efeito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com