TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm Unopar 1 Semestre

Trabalho Escolar: Adm Unopar 1 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 2

Medidas de Tendência Central (Média e Moda)

DADOS QUANTITATIVOS – Medidas Descritivas

As medidas descritivas básicas mais cobradas em concursos e vestibulares subdividem-se em dois grupos: medidas de tendência central (média, moda e mediana) e medidas de dispersão (variância e desvio padrão).

MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL

Média Aritmética (Símbolo X)

A média aritmética é uma medida que fornece uma informação generalista sobre o grupo em estudo. É um valor que busca representar uma faixa típica dentro de um conjunto de valores.

A média aritmética pode ser definida por:

X é o quociente entre o somatório de cada valor observado e o número total de observações, onde Xi representa o conjunto de valores observados (do 1º ao n-ésimo) e n é o número de total de observações.

Exemplo 01: Nota média da aluna Aline. Considerando que nas três primeiras unidades, Aline tenha obtido, respectivamente, notas 9,0, 4,0 e 9,0 em matemática, concluímos o seguinte:

Cálculo da média das notas de Aline:

Exemplo 02: Faixa etária média da turma. Considerando que numa turma haja 5 alunos com as idades 11, 13, 10, 11 e 12 (em anos), temos o seguinte:

Idade média dos alunos:

Moda (Símbolo Mo)

Chama-se moda o valor mais freqüente observado num conjunto de dados. Tomando como exemplo os alunos da 5ª séria do colégio Alfa, podemos calcular a nota modal de cada aluno:

Exemplo 01: Nota modal de Aline: xi = (9, 4, 9) o valor “9” aparece duas vezes no conjunto xi em n = 3 observações, logo a moda das notas de Aline nas três unidades é Mo = 9,0 .

Exemplo 02: Nota modal de João: xi = (7, 8, 3). Perceba que, nesse caso, não há um valor mais frequente. Assim, o conjunto de notas de João é chamado de amodal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com