TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

2 Semestre Adm Unopar

Ensaios: 2 Semestre Adm Unopar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  720 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Teorias da Administração II....................................................................................4

2.2 Micro e Macroeconomia..........................................................................................5

2.3Comportamento Organizacional..............................................................................6

2.4 Estatisticas.............................................................................................................7

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

1 INTRODUÇÃO

Nesse trabalho faremos uma pesquisa bibliográfica sobre a fusão das Casas Bahia como Grupo Pão de Açúcar, comentaremos, brevemente a história da Família Klein, O que mudou com a Fusão entre as duas Empresas, Qual a Missão, a Visão e Valores de ambas as empresas, e Como esse processo de fusão deixou os Funcionários das Casas Bahia preocupados, entre outros assuntos referentes, que são consideráveis a esse tema.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO II

Samuel Klein, chegou no Brasil em 1952, se situou em São Paulo, onde começou a trabalhar como comerciante e também trabalhou como mascate, em apenas 5 anos juntou dinheiro e comprou uma loja que ele denominou “Casa Bahia”, que se tornou uma das maiores rede de varejo do País.

Empresa esta que possuiu um método de Gestão Familiar, no estilo Patriarcal, o sucesso dessas empresas são muito bons para o desenvolvimento econômico da sociedade, é considerada uma Empresa Familiar, a empresa que esteja ligada á uma mesma Família durante gerações, uma das características é a sucessão de poder de maneira hereditária, isso torna a empresa diferente das demais.

Com a fusão entre as Casas Bahia e o Grupo Pão de Açúcar, ocorreu uma consolidação no setor de varejo do País, isso permitirá adquirir produtos com valores mais baixos.

O maior desafio é unir essas duas culturas organizacionais, pois, as Casas Bahia possui uma gestão Patriarcal, enquanto o Grupo Pão de Açúcar defende a Profissionalização da Gestão. Sendo que, as Casa Bahia foca na classe C, e o Grupo Pão de Açúcar as classes A e B.

Samuel Klein é considerado como um “pai”, para seus colaboradores aquém chamam de “filhos”, esses colaboradores têm Samuel como um ídolo, um exemplo á ser seguido. Por esse motivo, os colaboradores das Casas Bahia resistiram a nova gestão da Via varejo, pois cultuavam a administração da Família Klein, e são contra o fato deles não estarem mais na administração das Casas Bahia, após, a Fusão com a Ponto Frio.

2.2 MICRO E MACROECONOMIA

Ambas as empresas, a Ponto Frio e a Casas Bahia, estão inseridas no mercado formal, comercial, de varejo, atuando também no mercado virtual, com lojas virtuais. As Casas Bahia busca satisfazer a Classe C, enquanto a Ponto Frio está focada nas classes A e B.

Essas empresas são lideres de mercado nacionalmente, atendendo a todas as camadas sociais. As duas empresas são consolidadas no mercado, para uma nova empresa entrar nesse mercado, só seria possível com um grande poder aquisitivo investido pesado em marketing e propaganda seguido de uma boa gestão.

Os maiores concorrentes dessas empresas, são atualmente o Magazine Luiza, Walmart e Ricardo Eletro, ambas as empresas aqui citadas como concorrentes, são de grande porte, possuem muitas filiais pelo País, os preços são acessíveis, possuem propagandas divulgadas por vários meios de comunicação, e também disponibilizam boas formas de pagamentos, porém, sabemos que estão longe de chegarem ao mesmo nível de lideres de mercado que a Ponto Frio e as Casas Bahia.

2.3 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

As Casas Bahia têm como objetivo realizar os sonhos de seus clientes, com uma gestão focada na solidez do seu negócio, mantendo o respeito e dedicação com seus clientes e parceiros. Sua visão é ser uma empresa de reconhecimento internacional, que atenda todas as classes sociais, com eficiência e contribuir para o crescimento do seu País. Seus maiores valores consistem em: Disciplina, Humildade, Equilíbrio Emocional, Garra e Determinação e Eficiência.

No caso, do Grupo Pão de Açúcar, sua missão consiste em garantir a melhor compra para todos os seus clientes. O grupo busca ampliar a sua participação no mercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com