TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminario V Semestre Adm Unopar

Trabalho Escolar: Seminario V Semestre Adm Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  1.338 Palavras (6 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos apresentar uma análise feita na empresa O Boticário, desde o principio onde uma sociedade, entre um químico e um farmacêutico começaram a fazer produtos de beleza, e chegaram ao ponto de ser a maior empresa no ramo de beleza do Brasil. Que caminhos percorreu para chegar até o ponto que está hoje, e as viabilidades de crescimento.

2 O MARKETING NAS EMPRESAS

A introdução do Marketing nas empresas surgiu há poucas décadas atrás, e se tornou hoje uma das ferramentas de maior importância dentro de uma organização. Kotler (2000:30) define marketing como o “processo social por meio do quais pessoas e grupos de pessoas obtém aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

2.1 CIM (COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING)

Com o aumento do poder de compra da população e o maior número de ofertas de mercado surge a necessidade da empresa se tornar mais atrativos aos olhos dos clientes, e é nesse momento que surge um conjunto de estratégias, planejamento e ações tomadas com todo cuidado, com o objetivo de consolidar positivante sua marca. Antigamente existiam os setores responsáveis por uma atividade específica, hoje existe a Comunicação Integrada que veio unir estes setores que trabalham em conjunto para obter melhores resultados, é preciso saber o que os consumidores querem os desejos e os costumes.

2.1.1 Características do CIM

Existem cinco características do CIM:

O primeiro objetivo do CIM é influenciar o comportamento do público-alvo, isso quer dizer que não é só fazer o consumidor usar determinada marca, e sim mudar o comportamento por essa marca;

A segunda é a que começa pelo consumidor e retorna ao comunicador da marca, fazendo com que o este comunicador atenda as necessidades do consumidor;

A terceira é sobre a forma de contato utilizada, refere-se à disposição de usar qualquer meio de comunicação para alcançar o público-alvo;

A quarta é promover a sinergia, é fazer uma linguagem única, para levar ao consumidor à ação;

A quinta é a de que o comunicador tenha a certeza que construiu um relacionamento entre a marca e o cliente.

2.2 A importância do CIM para as empresas

A busca dos consumidores pelos melhores preços, melhor atendimento, tornou o mercado mais competitivo, e a necessidade de melhor atende-los leva a inovação dos princípios de marketing, a busca pela excelência. A melhor forma de construir a imagem na cabeça dos consumidores, que ao pensar em uma necessidade, venha a sua marca em primeiro lugar e garantir com isso a maior lucratividade e melhor desempenho entre seus concorrentes.

3 FORMAS DE COMINICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING

3.1 PROPAGANDA

É a forma especifica de comunicação em massa para apresentar ao consumidor um produto ou serviço, ela busca persuadir, informar e lembrar o seu público-alvo. O papel da propaganda não é vender e sim preparar a venda.

3.2 PROMOÇÃO DE VENDA

A promoção de venda não se limita apenas ao menor preço de um produto ou serviço, e sim um esforço mercadológico de promover o produto para torná-lo diferente dos outros e despertar o interesse nos consumidores com o objetivo de aumentar as vendas.

3.3 RELAÇÕES PÚBLICAS

É o papel do profissional de relações públicas fazer uma boa comunicação entre o consumidor e o mercado. É responsável pela articulação para melhorar a integração dentro das organizações quanto a objetivos globais.

3.4 MARKETING DIRETO

O marketing direto além de serem aqueles que conhecemos bem como mala direta, telefonemas ou televisão, hoje tomou maiores proporções e diferentes meios, significa o armazenamento em bancos de dados informações pessoais. Informações por exemplo de uma compra realizada em uma agencia de viagens, logo, serão bombardeados de propagandas de outros destinos, com preços atrativos e formas de pagamento que fazem com que desperte o interesse sem que haja a necessidade.

3.5 VENDAS PESSOAIS

O objetivo das vendas pessoais é definido pelos pontos estratégicos, táticos e operacionais, onde o vendedor deve estar atento aos desejos dos consumidores e atender as suas necessidades, determinar um plano de vendas, descreverem os principais métodos de vendas.

4 O BOTICÁRIO

4.1 Analisando O Boticário aos olhos do consumidor pode-se afirmar que a empresa faz sucesso em primeiro lugar pela qualidade dos produtos, a propaganda entra em nossas casas nos comerciais de televisão, nos outdoor espalhados pela cidade, e já faz parte de nossa vida, a marca já está gravada em nossa mente, quando pensamos em produtos de beleza ou perfumaria, o que nos vem de imediato é “O Boticário”. O marketing direto é uma das ferramentas de

Suma importância para o sucesso, através do banco de dados criado pelo “Cartão Fidelidade”, que armazena dados dos clientes, das compras realizadas, permitem que sejam aprimoradas as essências que mais fazem a cabeça das pessoas, com lançamentos cada vez mais sofisticados, como por exemplo, os cremes antissinais, e também a linha “Nativa Spa”, que induz o consumidor a sentir-se bem com as fragrâncias vindas da natureza, além dos preços acessíveis.

O Boticário com o passar dos anos foi se aprimorando conforme as necessidades dos clientes, talvez a primeira idéia de quando um químico começou a fazer suas formulas, não imaginasse tamanha proporção, mas foi se desenvolvendo e através da pesquisa de mercado até mesmo em tempos de crise, tendo seu ápice, em 2012, quando começou com as vendas diretas, que surge da necessidade dos clientes que não encontram tempo para ir até uma loja, então a loja vai até eles.

O fato da empresa não lançar ações na bolsa de valores, é pelo sucesso a seu modo, apesar de ter sido avaliada entre 10 e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com