TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminario V Semestre Adm Unopar

Por:   •  4/11/2013  •  1.338 Palavras (6 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos apresentar uma análise feita na empresa O Boticário, desde o principio onde uma sociedade, entre um químico e um farmacêutico começaram a fazer produtos de beleza, e chegaram ao ponto de ser a maior empresa no ramo de beleza do Brasil. Que caminhos percorreu para chegar até o ponto que está hoje, e as viabilidades de crescimento.

2 O MARKETING NAS EMPRESAS

A introdução do Marketing nas empresas surgiu há poucas décadas atrás, e se tornou hoje uma das ferramentas de maior importância dentro de uma organização. Kotler (2000:30) define marketing como o “processo social por meio do quais pessoas e grupos de pessoas obtém aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

2.1 CIM (COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING)

Com o aumento do poder de compra da população e o maior número de ofertas de mercado surge a necessidade da empresa se tornar mais atrativos aos olhos dos clientes, e é nesse momento que surge um conjunto de estratégias, planejamento e ações tomadas com todo cuidado, com o objetivo de consolidar positivante sua marca. Antigamente existiam os setores responsáveis por uma atividade específica, hoje existe a Comunicação Integrada que veio unir estes setores que trabalham em conjunto para obter melhores resultados, é preciso saber o que os consumidores querem os desejos e os costumes.

2.1.1 Características do CIM

Existem cinco características do CIM:

O primeiro objetivo do CIM é influenciar o comportamento do público-alvo, isso quer dizer que não é só fazer o consumidor usar determinada marca, e sim mudar o comportamento por essa marca;

A segunda é a que começa pelo consumidor e retorna ao comunicador da marca, fazendo com que o este comunicador atenda as necessidades do consumidor;

A terceira é sobre a forma de contato utilizada, refere-se à disposição de usar qualquer meio de comunicação para alcançar o público-alvo;

A quarta é promover a sinergia, é fazer uma linguagem única, para levar ao consumidor à ação;

A quinta é a de que o comunicador tenha a certeza que construiu um relacionamento entre a marca e o cliente.

2.2 A importância do CIM para as empresas

A busca dos consumidores pelos melhores preços, melhor atendimento, tornou o mercado mais competitivo, e a necessidade de melhor atende-los leva a inovação dos princípios de marketing, a busca pela excelência. A melhor forma de construir a imagem na cabeça dos consumidores, que ao pensar em uma necessidade, venha a sua marca em primeiro lugar e garantir com isso a maior lucratividade e melhor desempenho entre seus concorrentes.

3 FORMAS DE COMINICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING

3.1 PROPAGANDA

É a forma especifica de comunicação em massa para apresentar ao consumidor um produto ou serviço, ela busca persuadir, informar e lembrar o seu público-alvo. O papel da propaganda não é vender e sim preparar a venda.

3.2 PROMOÇÃO DE VENDA

A promoção de venda não se limita apenas ao menor preço de um produto ou serviço, e sim um esforço mercadológico de promover o produto para torná-lo diferente dos outros e despertar o interesse nos consumidores com o objetivo de aumentar as vendas.

3.3 RELAÇÕES PÚBLICAS

É o papel do profissional de relações públicas fazer uma boa comunicação entre o consumidor e o mercado. É responsável pela articulação para melhorar a integração dentro das organizações quanto a objetivos globais.

3.4 MARKETING DIRETO

O marketing direto além de serem aqueles que conhecemos bem como mala direta, telefonemas ou televisão, hoje tomou maiores proporções e diferentes meios, significa o armazenamento em bancos de dados informações pessoais. Informações por exemplo de uma compra realizada em uma agencia de viagens, logo, serão bombardeados de propagandas de outros destinos, com preços atrativos e formas de pagamento que fazem com que desperte o interesse sem que haja a necessidade.

3.5 VENDAS PESSOAIS

O objetivo das vendas pessoais é definido pelos pontos estratégicos, táticos e operacionais, onde o vendedor deve estar atento aos desejos dos consumidores e atender as suas necessidades, determinar um plano de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com