TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administraçao Financeira E Orçamentaria

Pesquisas Acadêmicas: Administraçao Financeira E Orçamentaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  3.037 Palavras (13 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE CAMPO VERDE MT

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

PROFESSOR TUTOR: DANIELA VIEIRA

Desafio de Aprendizagem

Tema: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

Campo Verde MT, Setembro de 2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE CAMPO VERDE MT

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

EGNES NICOLINI – RA 291958

KEILA AP. LIMA SANTOS – RA 293720

ENY SIQUEIRA DE BOMDESPACHO – 295940

MARLLON BARROS ARAGÃO - 296364

Desafio de Aprendizagem

Tema: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

Trabalho apresentado à Universidade Anhanguera Uniderp, pólo de Campo Verde MT, como requisito para avaliação da disciplina de ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA, do Curso de Administração (6º semestre 2013). Orientado pelo Professor (a) Tutor Presencial Daniela Vieira.

Campo Verde MT, Setembro de 2013

Introdução

A Administração Financeira é um conjunto de práticas administrativas que envolvem a análise e o planejamento das atividades financeiras de uma empresa com o objetivo de melhorar seus resultados e o lucro. Através desta gestão é possível visualizar a situação atual da empresa bem como planejar seu futuro a curto, médio e longo prazo.

Ela é ampla e dinâmica, pois pode afetar o dia-a-dia das pessoas ou das organizações, financeiras ou não financeiras, pequenas ou de grande porte, sendo assim a administração financeira é um processo constante e de extrema relevância para o mundo dos negócios, pois qualquer decisão a qualquer momento requer conhecimento sobre finanças.

A administração financeira representa quanto o administrador financeiro possui de responsabilidade numa organização, onde as principais atividades desempenhadas pelo mesmo podem ser bem diferenciadas tais como: administração de caixa, administração de crédito, análise de investimento, captação de fundos, planejamento financeiro e orçamento.

O planejamento financeiro é um processo continuo que pode ser avaliado na medida em que a organização se desenvolve, sendo que a cada crescimento organizacional, se identifiquem novas necessidades e oportunidades de desenvolvimento, tanto na forma de agir como na forma de enfrentar os obstáculos financeiros existentes.

Para Zdanowicz (2001, p. 13) “o planejamento financeiro nas organizações ocorre pela necessidade da organização crescer, de forma ordenada e tendo em vista a implantação e a adequação de padrões, princípios, métodos, técnicas, procedimentos racionais e práticas competitivas no tempo”.

Por outro lado o planejamento econômico trabalha com aspectos ligados com a qualidade dos investimentos, partindo da rentabilidade (atratividade), desejada pela organização. O planejamento econômico visa fundamentalmente o retorno sobre o investimento, vislumbrado com o ciclo de produção. No planejamento econômico se analisa a qualidade do empreendimento, que pode ser medida pela taxa de retorno que se obterá pelo investimento, ou se tomará à decisão de se manter o empreendimento até certo prazo ou de fechar por não atingir o retorno econômico esperado.

Interferência do tempo sobre a moeda

O fator mais comum apresentado as pessoas é que o dinheiro sofre mudança no tempo devido a ocorrência de inflação, onde o valor de compra de um determinado bens ou serviço aumenta, nos obrigando a utilizar ao passar do tempo uma quantidade em valor maior de dinheiro para adquirir esses mesmos bens ou serviços.

O valor da moeda de um determinado país pode também variar em relação ao de outra moeda de um segundo país, é uma variação importante quando analisado as relações comerciais e financeiras no cenário internacional. A taxa de cambio tende a influenciar os preços dos produtos e serviços nacionais em relação aos estrangeiros.

Quando não ocorre a variação cambial o dinheiro muda seu valor da mesma forma, quando recebe – se $100,00 hoje vale mais que receber essa quantia em um tempo futuro. O que influência o valor do dinheiro ao longo do tempo são os juros que serão aplicados a ele, sendo através de um custo em sua captação ou um investimento realizado com o intuito de rendimento ou ate mesmo como custo de oportunidade.

O fato de o dinheiro ter valor mutável no decorrer do tempo faz com que as pessoas tentem diminuir o risco existente nesse fator buscando assim maior liquidez desse dinheiro, portanto ao pedir dinheiro emprestado, fazemos empréstimos ou algum investimento como poupança, renda fixa, fundo de ações etc há necessidade de obter o valor do dinheiro inicial e um fator de empréstimo, o juros, para que esse juros se iguale ao risco inicial, ou ele opta por liquidez sem risco ou por possível aumento do valor do dinheiro com um risco atrelado. Pode – se dizer que perdemos um custo de oportunidade quando deixamos de ter maior valor do dinheiro ao longo do tempo, quando não aplica-se o dinheiro em um investimento, quando esse dinheiro fica parado ao longo do tempo.

Economistas definem juros como sendo uma remuneração do uso do fator capital financeiro. Pode – se conceituar os juros como o dinheiro pago pelo uso de dinheiro emprestado, ou seja, o custo do capital de terceiros colocado a nossa disposição ou a remuneração do capital que é empregado em alguma atividade produtiva ou a remuneração paga pelas instituições financeiras sobre o capital nelas aplicados ou ainda o aluguel do capital alheio.

Para definir variações no dinheiro durante o tempo usa – se um conceito de Valor presente e Valor futuro, esse conceito junto com a taxa de juros durante um determinado período e utilizando um regime, mais comum os regimes simples e compostos de juros, determinam se um investimento, empréstimo ou projeto vai ser viável ou não e qual a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com