TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administraçao Geral

Ensaios: Administraçao Geral. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  3.270 Palavras (14 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 14

ATPS

ETAPAS 1, 2, 3 e 4

Introdução

Este trabalho de ATPS acrescenta ao grupo conhecimento sobre a matéria abordada, pois com ele estudamos um pouco mais à fundo a mesma, nos proporcionando assim crescimento profissional e intelectual.

De inicio estudaremos nas Etapas 1 e 2 as diferenciações do planejamento, e como ele deve ser aplicado, bem como a organização, seguindo estes aprendizados, a um projeto de Extensão Universitária, dando assim a todos do grupo, uma visão mais ampla do papel do administrador dentro de uma organização, aplicando algumas das habilidades gerenciais sendo elas, conceituais, humanas e técnicas.

Etapa 1 - Passos de 1 a 3.

Aula-tema: Processo Administrativo: Planejamento da ação empresarial.

Confronto: Veja o futuro antes dos outros e O desafio do administrador de amanhã

Na visão de Roberto quando as pessoas não enxergam adiante pagam pela falta de visão. Pagam com suas empresas, seus empregos, amores, momentos de felicidade, coisas que só valorizam depois que perdem. A visão é a arte de ser invisível e ver oportunidades onde a maioria das pessoas vê problemas. O verdadeiro empreendedor consegue ver o que está escondido nas entrelinhas, se antecipa. Para as pessoas comuns, o ano de 2014 é um acontecimento do futuro; para os empreendedores, acontece hoje, pois sabem que o futuro é conseqüência do presente.

Já na visão de Paulo é praticamente o mesmo pensamento, o administrador como um agente de transformação das relações nas organizações necessita de um novo perfil, caracterizado pela necessidade de mudar a sua maneira de ver o processo de aprendizagem como uma forma de qualificação profissional, passando a entendê-la como um instrumento de renovação dos seus conhecimentos que acontece no dia-a-dia das organizações. Toda organização aprende como programar estratégias, para atingir seus objetivos, mas essa aprendizagem pode ser dificultada pela falta de visão dos administradores que ao utilizarem as ferramentas da educação podem ajudar as organizações a alcançar a excelência empresarial.

Tivemos um pensamento no em nosso grupo com um todo com um organização em constante aprendizagem, um empreendedor sabe que existe duas batalhas ocorrendo ao mesmo tempo: a que ocorre no presente e a do futuro. Ele se dedica a lutar, batalhar pra vencer a luta do presente, mas sem se esquecer que há outra batalha no além disso: a do imaginário, para conquistar o futuro.

Obs.: Houve uma interação em grupo neste conceito

O que é Planejamento?

O planejamento é uma ferramenta da administração, que permite entender a realidade, avaliar os caminhos, construir uma referencia futura, estruturando adequadamente e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Este processo busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos. Uma vez que o planejamento é um processo muito complicado, que exige muito tempo e dinheiro, recorremos ao planejamento apenas quando é realmente necessário ou quando a relação custo versus benefício nos obriga a planejar. Além disso, geralmente, procuramos somente planos bons e viáveis ao invés de planos ótimos.

Tipos de Planejamento

Existem três tipos de planejamento: estratégico, tático e operacional.

Planejamento estratégico: vê a empresa como um todo e é elaborado pelos níveis hierárquicos mais altos e importantes da organização. Relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcançá-los

Planejamento tático: a atuação é em cada área funcional da empresa, utilizando os recursos específicos. Seu desenvolvimento é realizado pelos níveis organizacionais e intermediários, tendo como objetivo a utilização eficiente dos recursos disponíveis com projeção de médio prazo.

Planejamento operacional: é um conjunto de partes homogêneas do planejamento tático, ou seja, identifica os procedimentos e processos específicos utilizados nos níveis inferiores da organização, apresentando planos de ação ou planos operacionais. É elaborado pelos níveis organizacionais inferiores, com foco nas atividades de rotina da empresa, portanto os planos são desenvolvidos para períodos de tempo bem curtos.

Etapa 2 – Passos 1 e 2.

Aula-tema: Processo Administrativo: Organização da ação empresarial.

Planejamento de projeto educacional para pessoas de terceira idade e alunos da Instituição

Nome: Planejamento da Semana Educacional - Inclusão Para Todos

Público alvo: Pessoas da terceira idade, alunos da instituição.

Tema: Inclusão digital para todos – Aprenda a gerenciar seu orçamento pessoal.

Softwares necessários: Windows, Word Excel.

Tempo previsto: Cerca de 4 horas, com auxilio de professores extras.

Objetivos: - Conhecer o Ambiente Windows e suas possibilidades;

- Aprender procedimentos básicos do software Microsoft Word ;

- Conhecer o Ambiente Excel tendo a visão das possibilidades que ele nos traz;

- Organizar arquivos com maior eficiência os gastos mensais, com base em tabelas pré estabelecidas.

Divisão de tarefas por integrante:

 Equipe Coordenação:

Francisco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com