TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administraçao Geral II

Casos: Administraçao Geral II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 4

Portfólio 3.

Atividades referentes às aulas 1, 2, e 3.

1. Responda de maneira clara e objetiva a respeito dos seguintes conceitos: Contabilidade e Patrimônio.

Conceito de Contabilidade

De forma pragmática, a Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro dos atos e fatos de uma administração econômica, servindo como ferramenta para o gerenciamento da evolução do patrimônio de uma entidade e, principalmente, para a prestação de contas entre os sócios e demais usuários, entre os quais se destacam as autoridades responsáveis pela a arrecadação dos tributos de uma nação ou região.

Conceito de Patrimônio

Em contabilidade, de acordo com a sua dimensão jurídica, o patrimônio de uma empresa são os bens, direitos e obrigações que uma empresa possui. O termo também se aplica, com o mesmo sentido, para as pessoas naturais.

O patrimônio como objeto científico da contabilidade, foi proposto pelos seguidores das correntes científicas do Patrimonialismo e do Neopatrimonialismo.

Em Direito, "bem" é um sinônimo de "patrimônio". O inventário seria o primeiro procedimento jurídico para se levantar o patrimônio de uma pessoa (o segundo seria o Balanço Patrimonial. A palavra patrimônio contém dois vocábulos: "pater" e "nomos". "Pater" significa, etimologicamente, o chefe de família e, em um sentido mais amplo, os nossos antepassados. Vincula-se, portanto, aos bens, ou heranças por eles deixados e que podem ser de ordem material ou imaterial. "Nomos" significa, em grego, lei, usos e costumes relacionados à origem, tanto de uma família quanto de uma cidade. Portanto, patrimônio está ligado ao contato permanente com as origens que fundaram uma sociedade e à ética de uma determinada comunidade.

O termo Patrimônio Cultural relaciona-se com a cultura e a memória de um povo, sendo os principais fatores de sua coesão e identidade, os responsáveis pelos liames que unem as pessoas em torno de uma noção comum de compartilhamento e identidade, noção básica para o senso de cidadania. Uma coisa que pertence a cultura de um país é tombada para não ser esquecida pelo povo.

2. Responda de maneira clara e objetiva a respeito dos seguintes conceitos: empresas e instituições.

Conceito de Empresa

Empresa é um tipo específico de organização que se caracteriza pelo facto do seu fim último ser a maximização dos seus lucros; em última análise, numa empresa todos os restantes objectivos são na verdade meios utilizados para maximizar os lucros. No caso de uma empresa pública, o fim último poderá ser ligeiramente diferente e estar mais associado a objectivos de rendibilidade social.

Conceito de Instituições

A instituição social é um mecanismo de proteção da sociedade, é o conjunto de regras e procedimentos padronizados socialmente, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade, cuja importância estratégica é manter a organização do grupo e satisfazer as necessidades dos indivíduos que dele participam. As instituições são, portanto, conservadoras por essência, quer seja família, escola, governo, polícia ou qualquer outra, elas agem fazendo força contra as mudanças, pela manutenção da ordem.

3. Responda de maneira clara e objetiva a respeito dos seguintes conceitos: Ativo e Passivo.

ATIVO é o patrimônio da empresa, seus bens e seu dinheiro em caixa, basicamente, e o PASSIVO representa em contrapartida as obrigações da empresa, e o capital total dela. A representação do capital da empresa no PASSIVO possibilita que os dois lados batam com o mesmo valor no final, o que indica que o balanço está correto e fechando.

Vou dar um exemplo: uma empresa fictícia qualquer, fundada com um empréstimo do banco...

ATIVOS

Prédio = 100000

Computadores = 20000

Móveis = 15000

Dinheiro em caixa = 30000

PASSIVOS

Dívida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com