TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Física Geral II - Exercícios De Oscilações

Pesquisas Acadêmicas: Física Geral II - Exercícios De Oscilações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  2.250 Visualizações

Página 1 de 2

LISTA DE EXERCÍCIOS DE FÍSICA GERAL II

MOVIMENTO ONDULATÓRIO: OSCILAÇÕES

(Recomenda-se a utilização das grandezas do SI)

1. Em uma superfície plana sem atrito, desloca-se um corpo de modo a comprimir uma mola em 30cm em relação ao ponto de equilíbrio para que inicie seu movimento oscilatório. Seu período de oscilação é de 5x10-4s.

(a) Dê as equações de deslocamento, velocidade e aceleração do sistema oscilante.

(b) Esboce os gráficos das equações do item (a) e de energia do sistema.

(c) Analisando seus esboços do item (b), descreva qualitativamente o movimento do corpo quando este atinge xmax e xeq.

2. Um objeto de 5,22kg está preso à extremidade de uma mola vertical e vibra com velocidade máxima de 15,3cm/s. O período é igual a 645ms. Encontre: (a) a constante elástica da mola; (b) a amplitude do movimento; (c) a freqüência de oscilação; (d) a equação de deslocamento; e (e) a energia mecânica total.

3. No que se refere a oscilações verticais, podemos considerar que um carro está montado sobre quatro molas. As molas de um certo carro, de massa 1.460kg, estão ajustadas para vibrarem com a freqüência de 2,95Hz.

(a) Encontre a constante de força elástica de cada uma das molas (supostas idênticas);

(b) Qual será a freqüência de vibração quando no carro houver cinco pessoas cada uma com massa de 73,2kg.

4. A escala de dinamômetro tem 10,0cm e pode medir de 0 a 200N. Um pacote suspenso oscila verticalmente com a freqüência de 2,00Hz. Qual é o peso do pacote?

5. Um disco de massa M, preso por uma mola de constante elástica k e massa desprezível a uma parede vertical, desliza sem atrito sobre uma mesa de ar horizontal. Um bloquinho de massa m está colocado sobre o disco, cuja superfície tem um coeficiente de atrito estático est. Qual é a amplitude máxima de oscilação do disco para que o bloquinho não escorregue sobre ele?

6. Um bloco de massa M, capaz de deslizar com atrito desprezível sobre um trilho de ar horizontal, está preso a uma extremidade do trilho por uma mola de massa desprezível e constante elástica k, inicialmente relaxada. Um projétil de massa m, lançado em direção ao bloco com velocidade horizontal v, atinge-o no instante t=0 e fica grudado nele. Ache a expressão do deslocamento x(t) do sistema para t>0, determinando a amplitude de oscilação em termos de m, M, v e k.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com