TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração 3 Semestre

Artigo: Administração 3 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

Esta proposta de estudo tem como finalidade ampliar o conhecimento do acadêmico na área administrativa no processo que envolve evolução histórica das teorias e seu entendimento com o homem,cultura e socidade.

No século xx, o panorama industrial tinha características e elementos para inspirar uma ciência da administração: uma imensa variedade de empresas com tamanhos diferenciados, problemas de baixo rendimentos dos recursos utilizados , desperdício e insatisfação generalizada e intensa concorrência, alto volume de perdas por decisões mal formuladas, isso tudo levou a decisão do trabalho entre os que pensam e executam, os primeiros fixam os padrões de produção, descrevem os cargos , estuda métodos e técnicas de trabalho.Esse panorama levou os outros clássicos a desenvolver uma ciência da administração. E dentro deste processo observa que a dimensões humanas e das relações sociais envolvidas no processo de gestão empresarial, o homem precisa estar motivado.

portanto, uma empresa precisa ter colaboradores motivados, porque esta motivação reflete na produção capitalista desta empresa.

‘’O homem vive em sociedade e só pode assim viver, a sociedade mantêm-se apenas pela solidariedade que une seus indivíduos’’. Assim uma regra de conduta impõe-se ao homem social pelas próprias contingencias contextuais e esta regra pode formular-se do seguinte modo: não praticar nada que possa atentar contra a solidariedade social sob qualquer das suas formas e realizar toda atividade propicia e desenvolve-la,organicamente.O direito objetivo resume-se nesta formula e a lei positiva para ser legitima deve ser a expressão e o desenvolvimento deste principio. A regra de direito e social pelo seu fundamento, no sentido de que só existe porque os homens vivem em sociedade.

O homem reconhecidamente social, e incapaz de viver ou existir dentro de um contexto alheio ou isolado da sociedade a qual pertence. E esta vivencia comum exige de cada um o cumprimento de deveres e obrigações, e numa justa proporção o usufruto de direitos. Assim, a finalidade do estado de direito, é manter pacifica a convivência social através de ‘’regras de conduta’’ capazes e eficazes de sustentar e manter a solidez social. E quando vamos alem, e falamos em estado democrático de direito, estamos nos referindo a um estado de participação ampla, a ponto de fornecer ao individuo mecanismos de defesa, de preservação de direitos, de respeito as garantias e liberdades, passiveis de serem invocados ate mesmo contra o próprio estado. E de tal forma a sociedade e, um sistema único que integraliza as relações humanas, dirigindo a satisfação de suas necessidades.

A antropologia pensa o homem como um ser que age sobre a natureza, apropriando-se dela e transformando-a de acordo com suas necessidades e interesses.Este modo de ser e de agir no mundo e fruto do aprendizado cultural: aprende-se no cotidiano, através das experiências vividas no dia a dia, e também pelos costumes e tradições passados de geração em geração. Isto quer dizer que todos os seres humanos aprendem, de uma forma ou de outra, a seguir regras, desempenhar papeis sociais, respeitar certos valores e manter o padrão de comportamentos culturalmente aceitos por seus pares, fazendo com que haja semelhança nos modos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com