TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ativos intangíveis

Tese: Ativos intangíveis. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  Tese  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 3

Ativos intangíveis

Bens intangíveis são aqueles que não podem ser tocados ou vistos, assim, ativos intangíveis podem ser entendidos como ativo de capital sem existência física, ativos invisíveis, são representados por bens e direitos associados a uma organização que independentemente de estarem contabilizados possuem valor e podem agregar vantagens competitivas.

Exemplos: softwares, patentes, marcas, direitos autorais, entre outros.(quadro)

Os ativos intangíveis são importantes fatores de diferenciação, eles contribuem para obtenção de importantes vantagens competitivas, ativos como tecnologias, processo de fabricação, patentes, redes de distribuição ou marcas seriam os grandes responsáveis pela geração de valor.

Os ativos intangíveis possuem como uma de suas características estratégicas a singularidade e a separabilidade, o que os torna ativos únicos, difíceis de adquirir, de desenvolver e ate mesmo de copiar, e a suposta impossibilidade de separa – los dos ativos tangíveis, alguns podem ser ate protegidos legalmente, um exemplo de singularidade seria a marca coca – cola, ela é propriedade de apenas uma empresa, e já as maquinas que fabricam o refrigerante podem ser compradas por qualquer outra empresa, e um exemplo de inseparabilidadesão ativos intangíveis que estão embutidos nos tangíveis, é o caso da tecnologia do avião, a marca de um carro, os sistemas e o computador,

Stewart (1999) afirma que os ativos intangíveis são a única forma das empresas se diferenciarem de seus concorrentes.

Um ativo intangível deve possuir as quatro características que identificam um ativo, sendo elas:

- corresponde à definição apropriada;(é único e deve proporcionar benefícios econômicos futuros provaveis)

- é mensurável; (representa uma aplicação de capital)

- é relevante; (natureza relativamente permanente)

- é preciso;(indispensáveis aos objetivos da empresa)

PATENTES

Uma patente, na sua formulação clássica, é uma concessão pública, conferida pelo Estado, que garante ao seu titular a exclusividade ao explorar comercialmente a sua criação. Em contrapartida, é disponibilizado acesso ao público sobre o conhecimento dos pontos essenciais e as reivindicações que caracterizam a novidade no invento.

É um documento expedido pelo INPI - Instituto Nacional da Propriedade

Industrial, autarquia federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Estado concede aos investidores tanto a pessoas físicas ou jurídicas direito de invenção de produtos e processos de fabricação, ou aperfeiçoamento de algum já existente. Através da carta-patente fica garantida ao titular a exclusividade de exploração do objeto da invenção por um tempo determinado.

Os direitos exclusivos garantidos pela patente referem-se ao direito de prevenção de outros fabricarem, usarem, venderem, oferecerem vender ou importar a dita invenção.

A proteção conferida pela patente é, portanto, um valioso patrimônio do autor/inventor! Durante a vigência da patente, seu titular pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com