TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão geral dos princípios da administração de Taylor

Projeto de pesquisa: Visão geral dos princípios da administração de Taylor. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.999 Palavras (8 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BARRA MANSA – UBM / CICUTA

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

PROFESSOR: FABIANO CUNHA MARINHO – TURMA: EN

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

E TEORIA CLÁSSICA

Por:

Bruna Viana de Abreu Gonçalves – C671459

Isabella Leal dos Santos – C671472

Adilson Moura -

Bruna Viana de Abreu Gonçalves – C671459

Clever Viana -

Diogo Santos -

Edimilson Dornellas -

Volta Redonda, 2014

TRABALHO ADMINISTRAÇÃO

1- Comente os princípios da Administração de Taylor.

Para Taylor a gerência adquiriu novas atribuições e responsabilidades como: Princípios de planejamento (substitui a improvisação pela ciência); Princípio do preparo (seleciona os trabalhadores de acordo com suas aptidões e prepara e treina para produzir mais e melhor); Princípios de controle (controla o trabalho para certificar de que o mesmo está sendo executado de acordo com as normas estabelecidas no plano); Princípios da execução (distribui as atribuições e responsabilidades).

2- Em que aspectos a análise do trabalho e o estudo dos tempos e movimentos serviramde base para o trabalho de Taylor?

De acordo com Taylor a implantação da administração científica deve ser gradual e obedecer a um certo período de tempo para evitar alterações bruscasque causem descontentamento por parte dos empregados e prejuízo aos patrões. Essa implantação requer um período de 4 a 5 anos para um progresso efetivo.

3- Explique o que é eficiência.

Eficiência é relativo aos meios, de como fazer as coisas da melhor maneira possível. Se eficiente significa executar da melhor maneira, evitando desperdícios e maximizando a produtividade.

4- O que é divisão do trabalho e especialização do operário?

Divisão do trabalho é a maneira pela qual um processo complexo pode ser decomposto em uma série de pequenas tarefas que o constituem. Especialização é quando cada órgão ou cargo passa a ter funções específicas ou especializadas.

5- O que é desenho de cargos e de tarefas para a Administração Científica?

O desenho de cargos e de tarefas enfatiza o trabalho simples e repetitivo das linhas de produção e montagem, a padronização e as condições de trabalho que assegurassem a eficiência.

6- Explique o conceito de homo economicus.

Homo economicus é quando a única fonte de motivação para o trabalhador é a convicção do incentivo salarial e de prêmios de produção, com base no tempo padrão (eficiência igual a 100%).

7- Qual a influência das condições de trabalho para a Administração Científica?

Taylor começou seus estudos a partir do momento que ele observou que os sistemas administrativos da época eram falhos. A falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada foram as principais falhas estudadas por Taylor.

Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos. O trabalho deveria ser decomposto, analisado e testado cientificamente e deveria ser definida uma metodologia a ser seguida por todos os operários com a padronização do método e das ferramentas.

8- O que é padronização?

Padronização é quando dentro de um processo produtivo as etapas são planejadas antecipadamente seguindo um cronograma de tempo e modo iguais, para que os produtos saiam todos iguais ao final da produção.

9- O que é supervisão funcional?

Taylor propunha a chamada supervisão funcional, que nada mais é do que a existência de diversos supervisores, cada qual especializado em determinada área, e que tem autoridade funcional (relativa somente à sua especialidade) sobre os mesmos subordinados. A supervisão funcional pressupõe uma autoridade relativa, dividida e zoneada.

10- Comente os princípios de eficiência de Emerson.

Os princípios de rendimento e preconizados por Emerson são os seguintes:

Traçar um plano bem definido, de acordo com os objetivos; Estabelecer o predomínio do bom senso; Oferecer orientação e supervisão competentes; Manter disciplina; Impor honestidade nos acordos, ou seja, justiça social no trabalho; Manter registros precisos, imediatos e adequados; Oferecer remuneração proporcional ao trabalho; Fixar normas padronizadas para as condições de trabalho; Fixar normas padronizadas para o trabalho em si; Fixar normas padronizadas para as operações; Estabelecer instruções precisas; Oferecer incentivos ao maior rendimento e à eficiência.

11- Comente os princípios básicos de Ford.

Primeiramente sua ideia foi popularizar um produto antes artesanal e destinado a milionários, ou seja, vender carros a preços populares, com a assistência técnica garantida, revolucionado a estratégia comercial da época. Entre 1905 e 1910, Ford promoveu a grande inovação do século XX: a produção em massa. Embora não tenha inventado o automóvel nem mesmo a linha de montagem, Ford inovou na organização do trabalho: a produção de maior número de produtos acabados com a maior garantia de qualidade e pelo custo possível. E essa inovação teve maior impacto sobre a maneira de viver do homem do que muitas das maiores invenções do passado da humanidade.

12- Explique o mecanicismo da Administração Científica.

O mecanicismo da Administração Científica é onde a máxima eficiência era procurada através da avaliação do seu funcionamento. O lado humano, as emoções e os relacionamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com