TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controles para Gulik

Seminário: Controles para Gulik. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  Seminário  •  1.645 Palavras (7 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 7

3.7) Elementos da Administração para Gulick:

Luther Gulick, considerado o autor mais erudito da Teoria Clássica, propõe sete elementos da Administração:

a) Planejamento (planning): é a tarefa de traçar as linhas gerais das coisas que devem ser feitas a dos métodos de fazê-las, a fim de atingir os objetivos da empresa.

b) Organização (organizing): é o estabelecimento da estrutura formal da autoridade, por meio da qual as subdivisões de trabalho são integradas, definidas e coordenadas para o objetivo em vista.

c) Assessoria (staffing): é a função de preparar e treinar o pessoal e manter condições favoráveis de trabalho.

d) Direção (directing): é a tarefa contínua de tomar decisões e incorporá-las em ordens e instruções específicas e gerais, e ainda a de funcionar como líder da empresa.

e) Coordenação (coordinating): é o estabelecimento de relações entre as várias partes do trabalho.

f) Informação (reporting): é o esforço de manter informados, a respeito do que se passa, aqueles perante quem o chefe é responsável; pressupõe a existência de registros, documentação, pesquisa e inspeções.

g) Orçamento (budgeting): é a função relacionada à elaboração, execução e fiscalização orçamentárias, ou seja, o plano fiscal, a contabilidade e o controle.

Capítulo 4 – Administração Neoclássica

4.1) Características da Teoria Neoclássica:

As principais características da Teoria Neoclássica são as seguintes:

1. Ênfase na prática da administração;

2. Reafirmação dos postulados clássicos;

3. Ênfase nos princípios gerais de administração;

4. Ênfase nos objetivos e nos resultados.

1. Ênfase na prática da Administração:

A Teoria Neoclássica caracteriza-se por uma forte ênfase nos aspectos práticos da Administração através da busca de resultados concretos, apesar de não ter desvinculado dos conceitos teóricos da Administração.

Os autores práticos procuram desenvolver os seus conceitos de forma prática e utilizável, visando principalmente à ação administrativa. A teoria somente tem valor quando operacionalizada na prática.

2. Reafirmação dos postulados clássicos:

Os neoclássicos pretendem colocar as coisas em seus devidos lugares. E, para tanto, retomam grande parte do material desenvolvido pela Teoria Clássica, redimensionando-o e reestruturando-o de acordo com as contingências da época atual, dando-lhe uma configuração mais ampla e flexível.

A estrutura da organização linear, funcional, as relações de assessoria, o problema da autoridade e responsabilidade, a departamentalização e toda uma avalanche de conceitos clássicos são realinhados dentro da nova abordagem neoclássica.

3. Ênfase nos Princípios Gerais de Administração:

Os neoclássicos estabelecem normas de comportamento administrativo. Os princípios de Administração que os clássicos utilizavam como “leis” científicas são retomados pelos neoclássicos como critérios elásticos para a busca de soluções administrativas práticas.

O estudo da Administração para alguns autores baseia-se na apresentação e discussão de princípios gerais de como planejar, organizar, dirigir, controlar, etc.

Os administradores são essenciais a toda organização dinâmica e bem-sucedida, pois devem planejar, organizar, dirigir e controlar as operações do negócio. Qualquer que seja a organização – indústria, governo, Igreja, exército, supermercado, banco ou escola - , apesar das diferentes atividades envolvidas, os problemas administrativos de selecionar gerentes e pessoas, de estabelecer planos e diretrizes, avaliar resultados do desempenho e coordenar e controlar as operações para o alcance dos objetivos desejados são comuns a todas as organizações.

4. Ênfase nos Objetivos e Resultados:

Toda organização existe, não para si mesma, mas sim para alcançar objetivos e produzir resultados. É em função dos objetivos e resultados que a organização deve ser dimensionada, estruturada e orientada.

Daí a ênfase colocada nos objetivos organizacionais e nos resultados pretendidos, como meio de avaliar o desempenho das organizações. Os objetivos são valores visados ou resultados desejados pela organização. A organização espera alcançá-los por meio de sua operação eficiente. Se esta operação falha, os objetivos ou resultados são alcançados parcialmente ou simplesmente frustrados.

São is objetivos que justificam a existência e operação de uma organização. Um dos melhores produtos da Teoria Neoclássica é a chamada Administração por Objetivos (APO), de que falaremos depois.

Os 11 Princípios de Administração mais comuns:

Quanto a Objetivos:

1. Os objetivos da empresa e de seus departamentos devem ser claramente definifos e estabelecidos por escrito.

Quanto a Atividades:

2. As responsabilidades atribuídas a uma posição devem ser limitadas aos desempenho de sua função.

3. As funções devem ser designadas para os departamentos na base da homogeneidade no sentido de alcançar a operação mais eficiente e econômica.

Quanto a Autoridade:

4. Deve haver linhas claras de autoridade descendo do topo até a base da organização e responsabilidade da base ao topo.

5. A responsabilidade e a autoridade de cada posição devem ser claramente definidas por escrito.

6. A responsabilidade deve ser acompanhada de correspondente autoridade.

7. Autoridade para tomar ou iniciar ação deve ser delegada o mais próximo possível da cena de ação.

8. O número de níveis de autoridade deve ser o mínimo possível.

Quanto a Relações:

9. Há um número limite de pessoas que pode ser eficientemente supervisionado por um gerente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com