TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

О gestor de vendas e suas funções

Artigo: О gestor de vendas e suas funções. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Artigo  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

O GESTOR DE VENDAS E SUAS FUNÇÕES

No contexto empresarial, a atividade de vendas tem um papel de vital importância para a sustentabilidade de qualquer empresa. Uma gestão de vendaseficaz é aquela que desenvolve e mantém processos comerciais eficientes, que agreguem valor ao cliente e que transforma as experiências de compra de seus clientes em momentos mágicos.

As empresas devem traçar estratégias e metas para fazer boas vendas. Isso significa treinar a equipe, incentivar e promover a criatividade dos vendedores e estar atento às novidades do mercado e iniciativas da concorrência. Estabelecer preços competitivos e padronizar o atendimento da clientela.

Um gestor da área comercial deve enxergar seu negócio como um todo e, principalmente, os cenários futuros da empresa em que atua. É obrigação de um gerente de vendas estar atento ao posicionamento de sua empresa perante o mercado, quem são seus clientes, classificá-los segundo ordem de importância seja estratégica ou econômica, seus níveis de satisfação com relação ao que você esta oferecendo atualmente em termos de produtos ou serviços e quais são suas necessidades e desejos futuros visando oferecer soluções no menor tempo possível. Deve também saber quais são os concorrentes de seu segmento, como eles atuam, seus pontos fortes e fracos, como está baseada sua estrutura comercial e suas técnicas de vendas. Realizar periodicamente pesquisas de satisfação visando saber se os métodos utilizados para venda de seus produtos ou serviços estão atendendo as necessidades e expectativas de seus clientes, buscando sempre aprimorar este canal de comunicação e fidelidade.

O desenvolvimento de uma equipe de vendas começa com a contratação correta de profissionais para exercer as funções propostas.Cabe ao gestor mapear quais as necessidades e características importantes e buscar pessoas dentro do perfil indicado. Com a equipe formada este profissional manter um ambiente que crie condições para o surgimento de motivação e comprometimento de sua equipe de vendas, buscando formas compensatórias atuando como coaching, analisando frequentemente as capacidades de seus colaboradores e desenvolvimento de potenciais visando que eles tenham competências essenciais para ampliar o mercado de atividades e fidelizar seus clientes.

A interação com sua equipe de vendas é essencial para um bom desempenho nas vendas da organização. Um gestor comercial acima de tudo é um líder que faz com que seus colaboradores exerçam suas atividades com paixão e dedicação. É necessário que o gestor seja ético, sincero e honesto com seus colaboradores, mostrando a eles uma visão inspiradora do futuro da organização, sempre indicando a cada colaborador qual caminho tomar. Todos devem saber o que fazer, como fazer e quais são seus limites.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com