TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informações sobre o empreendedor local

Projeto de pesquisa: Informações sobre o empreendedor local. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade trazer informações sobre um empresário local, bem como suas atribuições.

Trata-se de uma pesquisa de campo e traz dados sobre a formação de uma empresa, como surgiu, seu quadro de funcionário, principais gastos e de como é realizado o trabalho entre outros assuntos.

O objetivo principal deste trabalho é conhecer as formas de uma boa administração, saber o momento certo de usar os conceitos básicos, buscando conhecer as experiências geradas neste processo, para realizar um bom trabalho.

DESENVOLVIMENTO

A entrevista foi realizada com a Srª. Elisana dos Santos Oliveira Silva, uma pessoa empreendedora, que iniciou seu primeiro negocio na área de Educação. Ela não é graduada em administração, mas, buscou informações e como já trabalhava como professora na escola, possuía conhecimentos que a ajudaram, e por saber da necessidade que o bairro possuía aceitou o desafio de continuar com a escola.

Uma instituição de Ensino- (Ensino Fundamental I- Educação Infantil E Do 1º Ao 5º Ano). Que tem hoje como razão social o nome de: Elisana Santos Oliveira Silva Cia LTDA (Nome Fantasia: Escola Mundo Encantado) situado a Av. Esperanto nº 435, Bairro: São Francisco de Assis, Itapetinga-Ba, portadora do CNPJ: 13.944.686/0001-10. Uma escola fundada há 15 anos, que faliu e foi dada como pagamento de dívida para a segunda proprietária, a mesma não conseguiu administrar, gerando a terceira e atual proprietária.

A instituição possui dois sócios, um dos sócios possui apenas ensino médio completo com experiência em gestão gerencial de comércio; a outra possui ensino superior completo em História. É uma empresa privada com fins lucrativos. Esta classificada como uma micro empresa. A necessidade do bairro de ter uma opção em educação privada, pois existe grande numero de crianças e as mesmas tinham que se deslocar para outros bairros, pagando valores bem mais altos;

Essa atitude nos levou a refletir sobre a Teoria da Expectância (VIE), DE Vroom, que tem a motivação como uma força da natureza emocional e consciente, na qual no momento de se realizar uma escolha, ele supõe que a uma tendência a se aumentar o prazer e o ganho, e que a escolha é resultado da valência (o que faz com que uma pessoa se sinta atraída ou repulsiva para busca de um resultado ou grau de atração).

A escola possui 6 professores, 1 auxiliar de serviços gerais, 1 auxiliar de classe e um Diretor, cada professor é responsável por sua turma enquanto o diretor planeja, coordena e orienta todo o funcionamento, auxiliar de serviços gerais faz a manutenção das dependências da escola e recebe os alunos e a auxilia de classe que ajuda o professor. A principal análise de dados depois da avaliação individual e processual do aluno, é o controle financeiro. Embora a informatização ainda não esteja acontecendo como o ideal, monitorados por um bom sistema, auxiliados por um banco, foram criados planilhas com divisão de gastos que monitoram o tempo todo para não perder o controle financeiro.

Esse sistema de tabulação utilizada pela escola facilita a coleta de dados para análise e pressupões que se saiba antecipadamente seus objetivos, e evitará, por exemplo, retrabalho, perda de tempo e recursos financeiros ao longo do gerenciamento.

Atualmente temos cinco professores mais um professor de inglês contratado por hora aula sem vínculo de carteira de trabalho, uma auxiliar de sala, uma auxiliar de serviços gerais e um diretor/coordenador; e equipe toda é formada de nove pessoas; apenas duas possuem carteira assinada; todos os funcionários sabem de seus respectivos direitos legais e no caso de demissão os seus direitos são garantidos e acertados normalmente como previsto na lei.

Por ser uma escola infantil esses procedimentos são tomados constantemente à medida em que os bens vão se desgastando como: brinquedos, cadeiras que quebram ou soltam braços, fiação elétrica bem ajustada, aparelhos eletrônicos bem instalados para evitar curtos e outros problemas, monitores no pátio e recreios separados para evitar que o grande número de crianças juntas decorra em acidentes, substituição de filtros de água soltos ao chão por purificadores de água; armários com portas e chaves evitando que a criança tenha acesso a objetos perigosos pertencentes ao trabalho do professor. A maior despesa é com folha de pagamento, já que por se tratar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com