TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão moderna das pessoas

Projeto de pesquisa: Gestão moderna das pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.920 Palavras (16 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 16

Introdução

Este relatório terá como base a Gestão de Pessoas e as mudanças organizacionais, nos baseamos também no filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin, focalizando a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda a sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego. Nossa primeira etapa será Introdução à moderna Gestão de pessoas, relataremos como os funcionários passam parte de suas vidas exercendo suas funções em organizações e no entanto são totalmente dependentes delas para sua sustentação pessoal e profissional. Abordaremos questões em uma empresa escolhida pelo grupo, estratégias, e cronogramas para colocarmos em prática e execução esse novo sistema de gestão atendendo os requisitos, normas e procedimentos de higiene e segurança do trabalho.

A Moderna Gestão de Pessoas

Já há algum tempo no mundo e um pouco mais recente no Brasil que o sistema de gestão de pessoas vem sofrendo mudanças em favor do trabalhador, a maioria delas conquistadas com muita briga e rumores de guerras podem notar que no filme estrelado por Charles Chaplin um homem super avançado em idéias de gestão para o seu tempo, em um dos seus sucessos o filme “Tempos Modernos”, os trabalhadores tinham a obrigação de fazer seus deveres sem qualquer perspectiva de descanso, sem ter o direito a algum horário para alimentação independente do que sentisse, correndo o risco de ser demitido casão desobedecesse algumas dessas ordens, que era apenas trabalhar e trabalhar, o que mais importava para qualquer empresa salientada no filme na época e até em algumas empresas ainda hoje no mundo se acha esse tipo de situação, pra elas o que importava era o lucro mensal obtido através desse trabalhador e com a garantia de trocá-lo caso não atingisse as expectativa da empresa, a prioridade em acabar com o desemprego, um fato ilusório pois, devido esse esforço repetitivo ao trabalho se gerava vários problemas de saúde ao trabalhador, e essa era a prioridade, acabar com uma economia abalada e um problema social do desemprego.

Mas em contrapartida, no processo de Gestão moderno de Pessoas se compõe e utiliza em várias atividades: Descrição e análise de cargos e salários, planejamento de Recursos Humanos, seleção de funcionários, recrutamento, orientação, treinamento e especialização, avaliação de cada trabalhador, remuneração conforme função, treinamento e desenvolvimento, relações com classes sindicais dos trabalhadores, segurança do trabalho que é fundamental, saúde e qualidade de vida no trabalho, bem estar, e vários outros fatores que tem sido desenvolvido e agregado a esse processo. Neste novo processo de gestão o conhecimento, capacidade e o potencial humano são a grande vantagem e diferença para a organização, empresa, companhia se manter em um mercado tão competitivo que temos hoje. As organizações que estão praticando ou se adequando a Gestão de Pessoas, onde todos os colaboradores (fornecedores, clientes, funcionários, parceiros) são tratados como uma equipe e têm mais chances de se manter no mercado de trabalho e alcançar seus objetivos e metas traçadas.

Nessa moderna Gestão de Pessoas, os trabalhadores agora chamados de colaboradores fazem parte e constituem o mais importante recurso das organizações aqui no Brasil. O desenvolver dessa nova gestão é representado pela íntima interdependência das empresas e dos colaboradores. O relacionamento entre eles, antes considerado competitivo, hoje é baseado na solução do tipo ganho-ganha, ou seja, os dois lados têm a crescer.

Que é caracterizada pela participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento do bem mais valioso de uma empresa, o empregado, o trabalhador ou colaborador, como for chamado, que nada mais é do que as pessoas que a compõe e as faz enriquecer cada vez mais um patrimônio. E isso era inaceitável na antiga gestão de pessoas, havia um preconceito tão grande que nem se pensava em uma possibilidade dessas, onde seus limites de trabalho não eram respeitados e sim explorados aonde seus superiores pensavam somente em enriquecer e manter a indústria funcionando, trocando a mão de obra quando não Le servisse mais.

Descrição da Empresa para o Plano de Ação

Quem é a Empresa

A Zaeli é a indústria brasileira de alimentos com mais de 40 anos de tradição em qualidade, e que atua no Brasil, no Mercosul e em alguns países da América, Europa e Ásia.

Hoje tem 67 funcionários, e quem nos forneceu as informações para elaboração de nosso relatório foi o Gestor Sr. Edejaime Assis da Silva.

A marca Zaeli, que é “A” Marca amiga da família, fabrica 21 linhas de produtos, mais 11 itens importados, e ainda 3 linhas de negócios, totalizando mais de 250 skus.

A empresa também é conhecida como a “Fábrica do Zaelinho” o carismático mascote e porta-voz da Zaeli.

Missão

Servir as famílias oferecendo nutrição e conveniência, através de um vínculo forte e sustentável entre o consumidor Zaeli.

Visão da Empresa

O Brasil terá orgulho da Zaeli e a reconhecerá como “A” marca amiga da família, sendo símbolo de uma empresa relevante e próspero. E assim, até 2020, a marca Zaeli será referendada como Patrimônio Nacional.

Processo de Seleção

Cada empresa tem seu sistema de seleção, e para uma boa seleção a empresa Zaeli Alimentos segue os passos citados e observados abaixo:

• Nível de escolaridade: A empresa não faz exigências sobre nível de escolaridades para os cargos de operação, somente exige aos cargos administrativos

• Alistamento militar para homens: A empresa não contrato menores de 18 anos, os homens devem ter já passado pelo processo militar

• Idades: Maiores de 18 anos para trabalhar no período diurno ou noturno e entre 14 e 17 anos na condição de fazer o curso de Jovem aprendiz devido ser proibido menores de idade no interior da empresa, esses apenas fazem curso no SENAI;

• Distância da residência: Um ônibus fretado leva ao trabalho e leva-os embora no fim de cada expediente em paradas próximas a suas residências;

• INSS:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com