TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração 6 Semestre

Artigo: Administração 6 Semestre. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 2

Título

Ao visitarmos uma empresa estamos nos deparando com toda a funcionalidade do negócio, que por vezes já conhecemos através das leituras realizadas ao longo do curso, mas é o contato com o ambiente de trabalho que nos dará aporte para saber o que nos espera futuramente. Concomitantemente, a visita foi realizada numa micro empresa, localizada na cidade de Júlio de Castilhos, juntamente com o proprietário da empresa, o qual informou toda a sua funcionalidade.

O estabelecimento comercial visitado, possui razão social Geferson de Oliveira de Souza e cia ltda e nome fantasia de Mercado Divisão. É uma micro empresa, que hoje realiza suas atividades com a participação de oito colaboradores, tendo como principal departamento as vendas. A gestão adotada é autocrática, sendo que apenas o proprietário toma decisões, em relação a determinação dos colaboradores responsáveis por cada setor, quais tarefas são executadas por cada um, e outras ordens em geral.

A necessidade da abertura da empresa surgiu em meados de 2005, com a participação do proprietário e da família, visto que Geferson já possuía formação em nível técnico e com habilidades na área. Conforme o tempo ia passando, as dificuldades começavam a surgir. Apesar da forte concorrência, aos poucos as vendas aumentavam, e também a procura de uma maior variedade de produtos, o que acarretou em um problema, pois a falta de espaço dificultava o crescimento, mas não o impediu de aumentar a clientela, possibilitando depois de um tempo, a construção de um novo prédio, com espaço mais amplo.

Referindo-se as mercadorias e equipamentos, podemos constatar que as mercadoria são adquiridas através de encomendas, por representantes de fabricas e atacados. Já os equipamentos da empresa encontram-se em boas condições, sendo que foram trocados a poucos meses, no mesmo período em que a empresa mudou-se para o novo prédio, assim possibilitando um melhor atendimento, maior variedade de produtos e melhor organização dos setores.

Podemos compreender que qualquer empreendimento deve ser voltado ao público, pensando na satisfação dos clientes, e isso podemos perceber nessa micro-empresa, pois o proprietário realizou mudanças que foram essenciais para o seu crescimento, visto que hoje pode contar com um grande público, devido aos benefícios fornecidos. Diante disso, posso perceber o quanto é importante ocorre essas visitas para entender o desenvolvimento da empresa, e assim obter conhecimento na área administrativa de um negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com