TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração A Melhor Maneira De Agregar Valor Para A Sociedade

Exames: Administração A Melhor Maneira De Agregar Valor Para A Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  807 Visualizações

Página 1 de 2

Anhanguera Educacional- FACNET

Administração segundo período

Professor: José Alex Simiema

Administração a melhor maneira de agregar valor para a sociedade

Administrar por ser a condução racional das atividades de uma organização, lucrativa ou não lucrativa, ela significa a melhor maneira de agregar valor e criar riqueza dentro da sociedade. Sempre foi um ato social. Pois, as ações tomadas pela a administração afeta a vida de pessoas. Sendo que só se pode controlar, dirigir, organizar, planejar sobre a vida das pessoas.

Durante toda a história a preocupação dos diversos pensadores, filósofos, econômicos entre outros que estudaram e estudam sobre os atos administrativos desde os séculos passados até hoje são, sobre: a melhor forma de produzir com o menor custo possível, perca de tempo etc. Todos eles sempre debateram a melhor de administrar.

A administração sempre influenciou e sempre foi influenciada por outras áreas que também estudam os atos humanos, como por exemplo: economia, filosofia, contabilidade, medicina etc.

Assim como tivemos Fayol que acreditava que a administração devia se basear em leis ou em princípios. Pois, nada existe de rígido ou absoluto em matéria administrativa. Tudo é questão de ponderação, medida e bom senso. Taylor que julgava que a produção podia ser aumentada por meio do melhoramento na qualidade de desenvolvimento das tarefas, pois, pensava que tudo era questão de organização, planejamento, visão holística. Tivemos também em outras áreas de estudo humano trabalhos importantes que enfatizaram o desenvolvimento de métodos e de técnicas para o aprimoramento das atividades econômicas, que direta ou indiretamente influenciaram e influenciam a vida das pessoas.

Entre eles se destacam, François Quesnay, autor da obra Tableau Économique, e, foi o primeiro a dividir a economia em setores, facilitando assim a sua compreensão. Adam Smith, precursor da moderna Teoria Econômica colocada como um conjunto científico sistematizado. Defendia livre concorrência, pois, acreditava que o papel do estado era proteger a sociedade, isso no contexto econômico.

Apesar de pertencerem a períodos diferentes, o que vemos é que todos os pensadores antes citados têm em comum, é que todos mostraram uma relativa preocupação com a organização humana e consequentemente com a administração.

Taylor, com as propostas de que eliminando o desperdício de esforço, selecionando e adaptando os operários à tarefa, melhoraria a eficiência e rendimento da produção pela especialização das atividades. A sua proposta pode ser percebida no mundo atual por meio da facilidade que a cada dia são criadas para facilitar o desenvolvimento das atividades.

Fayol, com a sua pregação de que com a divisão de trabalho aumentaríamos a nossa eficiência. Pois, a administração deve julgar a autoridade e responsabilidade, disciplina, uma unidade de comando, unidade de direção, subordinação dos interesses individuais aos gerais, a criação da hierarquia.

Fontes: Livro de Economia

Autor: Marcos Antônio S. Vasconcellos

www.ufpi.edu.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com