TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração - Avaliação Virtual

Ensaios: Administração - Avaliação Virtual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.633 Palavras (7 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

O tema abordado em questão refere-se ao trabalho alternativo dos profissionais do ramo informal, chamados Freelances que é o termo inglês para denominar o profissional autônomo, que se autoemprega em diferentes empresas ou, ainda, guia seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente. Este profissional é conhecido popularmente no Brasil como frela ou frila.

As empresas estão optando por este tipo de profissional, devido contenção de custos, estrutura reduzida, desta forma maximizando os lucros, e garantindo a sustentabilidade do planeta, pois com menos carros nas ruas ocorre à redução da poluição.

Estes profissionais querem garantir sua sustentabilidade através do trabalho, sem perder a liberdade no quesito horário de trabalho, expor suas ideias, trabalhando em suas próprias instalações, contribuindo com o meio ambiente e não tendo vínculo empregatício com nenhuma organização.

Atualmente as demandas destes profissionais veem crescendo em grandes e pequenas empresas, em virtude dos benefícios econômicos e do melhor desempenho dos Freelances, quanto ao lado criativo, porque trabalham em seu ambiente familiar.

Este trabalho pretende expor os dois lados desta nova modalidade de trabalho, argumentando os pontos positivos e negativos, tanto das empresas, quanto dos profissionais liberais.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 COMO A IBM E AS OUTRAS ORGANIZAÇÕES SE DIFERENCIAM DAS ORGANIZAÇÕES BUROCRÁTICAS

As organizações burocráticas, em razão das elevadas exigências de controle, comportamentos rotineiros previsíveis, redução de riscos e busca de eficiência tornam-se pouco respectivas a novos aprendizados. O que anteriormente era “a melhor maneira de se fazer algo” torna-se simplesmente “o jeito de ser da empresa”. Essas organizações, frequentemente descritas como adaptáveis ou de ciclo único de realimentação mantém-se bem-sucedidas contanto que a natureza do mercado ( tecnologia, competição, demanda, regulamentações e outras forças ambientais) permaneçam relativamente previsíveis e estáticas. As organizações burocráticas prosperam desde que não precisem aprender, portanto iniciar um aprendizado significaria para os gerente ter que abrir mão do controle, da previsibilidade, da eficiência e reavaliar as experiências vivenciadas pela organização. A contratação de funcionário é de maneira direta, o controle é através de regras e regulamentos e os funcionários as seguem sem questionar.

Já a IBM a contratação é terceirizada, pois é uma empresa de tecnologia mundial que presta serviços ao Brasil, como exemplo, regular o trafego terrestre, ou seja, é um serviço indispensável. Geralmente a contratação é feita por meio de contrato de trabalho, quando o contrato termina os vínculos daquele trabalhador se finda, a não ser que a IBM tenha interesse de renovar o contrato. É incorreto afirmar que as pessoas que ali trabalham tenham seus direitos trabalhistas paralisados, pois eles têm sim seus direitos, a forma de contratação é diferenciada, resultando em vínculos diferenciados.

Elas se diferem, porque enquanto a IBM que é transnacional não tem vínculos com o país em que está instalado, obedece apenas à lógica do capitalismo, e sempre muda em busca das leis menos rígidas e custo mais baixo. Enquanto organizações burocráticas seguem a lógica estatal, isto é, comandadas pelo Estado, que tem a obrigação de zelar pelos diretos do povo que vive em seu território. A contratação de funcionário é de maneira direta, o controle é através de regras e regulamentos e os funcionários seguem estas regras sem questionar.

2.2 COMPARAR A TEORIA E O MODELO CLÁSSICO DE GESTÃO DAS EMPRESAS FACEBOOK E GOOGLE, DEIXANDO CLARO AS DIFERENÇAS

A empresa google é um site mais empresarial pois e uma site que dispôs ferramentas de busca de localização e de finanças como o pagamento via net pois uma dessas ferramentas nos dispõem a poder comprar bens pela internet ao mesmo tempo que isso e uma coisa boa pode ser uma coisa ruim. Os líderes da Google querem que seus empregados "pensem em voz alta" e tenham discussões abertas sobre seus objetivos e como atingi-los. A estrutura promove a transparência, pois seus funcionários conseguem ver e contribuir para a função de liderança. Os métodos da Google atraem talentos, pois, ela acredita que é possível liderar usando uma visão compartilhada por todos. Enquanto muitas empresas usam de um controle burocrático e linear, a Google permite que seus empregados determinem e mantenham seus próprios padrões. Este tipo de política aberta se traduz em uma estrutura corporativa única, que inspira boas vontade e orientação. Os empregados da Google adoram trabalhar lá, não só por causa de pequenas vantagens como horárias flexíveis e bônus, mas eles amam o trabalho que vem de sua estrutura interfuncional.

O facebook e uma empresa mais para contatos diversão divulgação e social pois e uma rede onde amigos se comunicam divulgam o que fazem quando fazem onde vão e também a mesma coisa que ao mesmo tempo de ser uma coisa boa pode ser uma coisa ruim como diz o ditado nem tudo é perfeito

2.3 DISCORRER SOBRE OS RECURSOS UTILIZADOS E COMENTAR OS RECURSOS UTILIZADOS NOS ITENS “D” E “E”

Os fragmentos “a”, “b” e “c” retirados do texto são recursos argumentativos de prova concreta, sustentados em fatos de conhecimento, dados, estatística, leis. Foram utilizadas estimativas reais, adquiridas em cima de estudos e pesquisas, que comprovaram com números a informação citada.

Exemplo: no fragmento “c” a informação é concedida pelo Freelancers Union, sindicato desses profissionais nos Estados Unidos.

Já os aos fragmentos “d” e “e” são recursos argumentativos de autoridade. Os recursos utilizados para justificar o sentido do texto, foram às próprias palavras e experiências dos líderes da organização em suas respectivas áreas.

Exemplo: no fragmento “e” o Diretor da Robert Half, Fernando Mantovani diz, “esse segmento, que responde pela maior parte da receita global, já equivale a 20% de nosso faturamento no Brasil”.

A diferença é que os fragmentos de prova concreta apresentam estatísticos e o de autoridade apresenta algo dito por alguém que seja especialista no assunto abordado ou profissional de liderança na empresa.

2.4 QUAIS SÃO AS VANTAGES E DESVANTAGENS PARA O TRABALHADOR DO TRABALHO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com