TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Cientifica

Dissertações: Administração Cientifica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  1.486 Palavras (6 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 6

Princípios da administração científica

Resenha crítica da obra de F. W. Taylor:

TAYLOR, F. W. Princípios da administração científica. 8. Ed. São Paulo: Atlas, 1990.

DADOS DO AUTOR

O engenheiro americano Frederick Winslow Taylor, nascido na Filadélfia em 20 de Março de 1856 foi educado dentro de uma mentalidade de disciplina, devoção ao trabalho e poupança; éconsiderado o pai da administração científica. O fato mais marcante da vida de Taylor foi o livro que publicou em 1911 "Princípios de Administração Científica", mas em 1903 ele publicou o livro “Administração de Oficinas” onde expôs pela primeira vez suas teorias. Inicialmente técnico em mecânica e operário, formou-se engenheiro mecânico aos 21 anos pelo Stevens Institute of Technology, de New Jersey, estudando à noite. O principal foco dos seus estudos era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial. Frederick Taylor morreu em 1915 aos 59 anos de idade, vitimado por uma gripe.

RESUMO

Taylor inicia sua obra fazendo referência e mistério acerca de certo “problema mais amplo da eficiência nacional” citado pelo presidente norte-americano Teodoro Roosevelt. Logo se percebe que esse problema tem haver com o desperdício que é causado em virtudes das ações humanas mal dirigidas e ineficientes; o que impede a maior eficiência nacional. Ao considerar a busca intensa por homens competentes, o autor observa que não basta buscar homens competentes já formados. E declara que só sem entrara no caminho da eficiência nacional quando se investir sistematicamente na formação de pessoas competentes. Considerando que no futuro o sistema, e não o homem, estará em primeiro lugar; o autor observa que ainda mais é necessário o treinamento e o aperfeiçoamento: “o melhor homem atingirá o mais alto posto, de modo mais seguro e mais rápido”.

Assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade ao empregado é, para Taylor, o principal objetivo da administração. E ele explica que o máximo de prosperidade envolve valores outros além do dinheiro e que os interesses de empregadores e empregados não são tão antagônicos como muitos querem acreditar e, partindo do pressuposto inegável que “o indivíduo atinge sua maior prosperidade... quando alcança seu mais alto grau de eficiência”, conclui que o objetivo de trabalhador e administração deve ser a formação e o aperfeiçoamento do pessoal da empresa. Em seguida o autor analisa as causas do que ele denomina “vadiagem no trabalho”; isto é, o hábito de trabalhar vagarosamente. Tal hábito teria duas causas principais que seriam a indolência natural e a indolência sistemática, sendo esta a que o autor considera a mais nociva para o ambiente de trabalho. Taylor considera esse assunto de tão grande importância que alonga sua discussão analisando as três causas principais da vadiagem no trabalho defendendo que: os líderes devem esforçar para desfazer o engano de que um trabalho de alto-rendimento tira o emprego de outros, os administradores devem conhecer a dinâmica de cada atividade do trabalho e acabar com a indolência natural e a vadiagem premeditada (1) remunerando por produtividade, (2) dispensando os improdutivos e (3) admitindo novos funcionários cuidadosamente selecionados. Além disso, é dever dos administradores encontrar, entre os diversos métodos de realizar uma tarefa, o melhor método e sistematizá-lo.

Taylor faz então uma excelente comparação entre a administração científica e o que ele chama de administração por iniciativa e incentivo. Basicamente, diz Taylor, o principal problema da administração é “obter a melhor iniciativa de cada operário”; mas, como fazer isso? A administração comum nos dias do autor fazia isso oferecendo um incentivo especial. Uma mudança significa que Taylor propõe é a idéia de “tarefa” e chega a declarar que “a administração científica (...) consiste em preparar e fazer executar tarefas”. Esse tema é tão importante que o autor demonstra através de vários exemplos a aplicação do sistema de administração científica do desenvolvimento das mais diversas tarefas.

“Talvez, o resultado mais importante obtido tenha sido o efeito favorável do sistema sobre os trabalhadores”, é a conclusão de Taylor ao mostrar como a administração científica elevou a qualidade do trabalho a novos patamares de qualidade e eficiência. Isso se deve ao fato de que, como diz Taylor, a administração científica envolve uma completa mudança na atitude mental de todos os homens com relação ao seu trabalho e aos seus patrões. Apesar de todos os benefícios conquistados pelos trabalhadores, essa administração contrapõe-se claramente à de “iniciativa e incentivo” porque envolve uma transformação em todos os aspectos da relação de trabalho.

Em todos os exemplos demonstrados por Taylor ele considera a especificidade da tarefa a ser executada e dos personagens envolvidos na tarefa, tanto que declara – ao tratar da aplicação do sistema de administração científica ao ofício de pedreiro listando procedimentos para gerência controlar e sistematizar todas as tarefas – que “tudo isso envolve estudo individual e tratamento particular de cada homem”. A especificidade de Taylor o leva a oferecer ao leitor uma visão completa dos principais elementos da administração científica aplicada às mais diversas situações, como também a analisar os benefícios dos empregados e dos empregadores em cada uma das situações que ele analisa e oferece como exemplo.

Em todos os exemplos de Taylor fica bem claro os princípios fundamentais da administração científica que são: 1) substituição do critério individual do operário por uma ciência – significando que o operário não definirá ele mesmo a maneira de realizar a tarefa; 2) seleção e aperfeiçoamento científico do trabalhador – o que é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com