TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Científica

Casos: Administração Científica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  3.671 Palavras (15 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO

A administração científica – iniciada por Taylor e seus seguidores – constitui a primeira teoria administrativa. A preocupação em criar uma Ciência da Administração começou com a experiência concreta e imediata do trabalho dos operários e com a ênfase nas tarefas. No primeiro período de sua obra, Taylor voltou-se para a racionalização do trabalho dos operários, estendendo-se no segundo período a definição de princípios de Administração aplicáveis a todas as situações da empresa. A organização racional do trabalho se fundamenta na analise do trabalho operário, no estudo dos tempos e movimentos, na fragmentação das tarefas e na especialização do trabalhador. Buscava-se a eliminação do desperdício, da ociosidade operaria e a redução dos custos de produção. A forma de obter a colaboração dos operários foi o apelo aos planos de incentivos salariais e de prêmios de produção, com base no tempo padrão e na convicção de que o salário constitui a única fonte de motivação para o trabalhador. O desenho de cargos e tarefas enfatiza o trabalho simples e repetitivo das linhas de produção e montagem, a padronização e as condições de trabalho que assegurassem a eficiência. Verificou-se que não adiantava racionalizar o trabalho do operário se o supervisor, o chefe, o gerente, o diretor continuavam a trabalhar dentro do mesmo empirismo anterior. Para envolver os escalões mais elevados, os engenheiros da Administração Científica passaram a se preocupar com os princípios de administração capazes de balizar o comportamento dos gerentes e chefes. Contudo, inúmeras criticas são feitas a Administração Cientifica: o mecanismo de sua abordagem que lhe garante o nome de teoria de máquina, a superespecialização que robotiza o operário, a visão do homem tomado isoladamente e como um apêndice da maquinaria industrial, a ausência de qualquer comprovação cientifica de suas afirmações e princípios, a abordagem incompleta envolvendo apenas a organização formal, a limitação do campo de aplicação a fabrica, omitindo o restante da vida de uma empresa, a abordagem prescritiva, normativa e típica de sistema fechado são inúmeras dessas critica. Contudo, essas limitações e restrições não apagam a fato de que a Administração Cientifica foi o primeiro passo na busca de uma teoria administrativa. E um passo pioneiro e irreversível.

Arrumando o chão da fábrica

O nome administração cientifica surgiu para tentar aplicar métodos da ciência aos problemas da administração, com a intenção de aumentar a eficiência industrial. Os principais métodos científicos aplicáveis aos problemas da administração são a observação e a mensuração. A escola da administração científica foi iniciada pelo engenheiro americano Frederick Winslon Taylor.

Taylor teve vários seguidores como:

Gante, Gilbreth, Emerson, Ford, Barth entre outros. Deu inicio a uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial daquela época. O interesse maior era acabar com o desperdício e perdas sofridas pelas indústrias e aumentar os níveis de produtividade por métodos e técnicas da engenharia industrial.

A obra de Taylor

Frederick Winslow Taylor (1856-1915), o fundador da administração Científica, nasceu na Filadélfia, nos Estados Unidos. Veio de uma família quaker de princípios rígidos e foi educado com forte mentalidade de disciplina, devoção ao trabalho e poupança. Iniciou sua carreira como operário na Midvale Steel Co., passando a capataz,contramestre até chegar a engenheiro, quando de formou pelo Stevens Institute. Na época, vigorava o sistema de pagamento por peça ou por tarefa. Os patrões procuravam ganhar o máximo na hora de fixar o preço da tarefa, enquanto os operários reduziam o ritmo de produção pra contrabalançar o pagamento por peça determinado pelos patrões. Isso levou Taylor a estudar o problema de produção para tentar uma solução que atendesse tanto aos patrões quanto aos empregados.

Primeiro período de Taylor

O primeiro período de Taylor é denominado pela época que foi publicado seu primeiro livro Shop Management (1903), esse livro falava sobre as técnicas da racionalização do trabalho do operário, por meio do estudo de tempos e movimentos (motion-time study). Taylor iniciou essa análise por baixo, juntamente com os operários no nível de execução do trabalho, fazendo um trabalho que exigia muita paciência, analisando cada tarefa, de cada operário observando e decompondo seus movimentos e seus processos, com finalidade de regionalizá-los e aperfeiçoá-los.

Dessa forma Taylor verificou que em media, o operário com equipamento disponível produzia muito menos do que sua capacidade. Nas indústrias existem os funcionários que tem menos produção. Então Taylor chegou a conclusão que, se o operário que tem maior produtividade percebe que ele é remunerado de forma igual do que tem menos produtividade, este começa a ficar desmotivado a continuar produzindo de forma rápida, e assim passa a produzir menos que sua capacidade.

Assim surgiu a necessidade de pagar mais ao operário que produz mais. Essencialmente, o livro de Taylor Shop Management, diz que:

1. A administração tem como objetivo pagar salário melhor e diminuir custos unitários de produzir.

2. Para alcançar essa meta a administração precisa aplicar métodos científicos de pesquisa e experimentos para formular princípios e estabelecer processos padrões que possam controlar as operações de fabrica.

3. A seleção dos operários deve ser de forma cientifica e esses devem ser alocados em postos com as devidas condições de trabalho para que as regras sejam executadas.

4. O aperfeiçoamento das atribuições dos operários deve ser de forma cientificamente através de treinamento, a fim de executar uma tarefa em que a produção ocorra normal e seja cumprida.

5. A administração deve inventar uma atmosfera que atua no interior de modo a ser franca, colaborando com os operários para assegurar que permaneça esse ambiente psicológico.

Segundo período de Taylor

Esse período corresponde a publicação do seu livro The Principies of Scientific Management (1911), quando chegou a conclusão que tonar mais eficiente os processo de produção do trabalho operário, precisava ser acompanhado de uma reunião de elementos, em certa disposição, para que houvesse adesão recíproca,ou seja, para que houvesse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com