TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Científica

Artigos Científicos: Administração Científica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O engenheiro Frederick W. Taylor (1.856 – 1.915) é considerado o pai da Administração Científica. É graças a ele que a administração hoje, é considerada uma ciência.

A administração Científica tem como característica a ênfase nas tarefas com o objetivo de aumentar a eficiência operacional.

Já a Teoria Clássica foi idealizada por Henri Fayol. Ele buscava a máxima eficiência, ele manipulava os trabalhadores dando incentivos materiais e salarias e as excessiva unidade de comando e responsabilidade.

Mesmo não sabendo, Henri Fayol mantinham os estudos paralelos aos de Frederick W. Taylor, pois os dois idealizaram na mesma época, início do século XX, porém em lugares diferentes. Taylor estava nos Estados Unidos, enquanto Fayol na França.

Mas antes de desenvolverem essas teorias, ambos foram empregados das fábricas, onde os próprios empregados administravam a linha de produção. Tudo era feito sem nenhum controle da direção da empresa, então a produção da fábrica era baixíssima, pois na época os sindicatos induziam os funcionários a produzir menos, porque se pensava que assim esses funcionários estavam garantidos por mais tempo na empresa.

Então no início do século XX, Taylor e Fayol foram os primeiros a fazer os trabalhos a respeito da Administração.

Taylor deu início a Escola da Administração Científica, enquanto Taylor à Teoria Clássica. Suas ideias constituem as bases da Abordagem Clássica da Administração.

Vejamos um breve resumo sobre as duas teorias, explicando sobre o crescimento acelerado das indústrias após a Revolução Industrial e onde a abordagem científica iria substituir o empirismo e a improvisação, que eram dominantes da época.

ADMINISTRAÇAO CIENTÍFICA.

Como consequência da Revolução Industrial, segundo Chiavenato (2003), houve um crescimento desordenado das empresas.

Anteriormente à proposta de Taylor, os antigos sistemas de administração de empresas impunham a cada trabalhador a responsabilidade de executar o trabalho da maneira que lhes conviessem. Cabia também ao trabalhador a escolha do instrumento e trabalho. Nesse sentido não havia quase nenhuma orientação por parte da gerência (Taylor, 1990).

Os métodos utilizados eram transmitidos de homem para homem, oralmente ou através de observação. Esses ensinamentos jamais haviam sido analisados (Taylor, 1990).

Então no meio de toda essa desorganização, surgiu um fundador da Administração, foi o engenheiro americano Frederick Winslow Taylor (1856 – 1923).

O empirismo e a improvisação que eram dominantes da época, Taylor decidiu modificar. Segundo Reinaldo O. da Silva, em seu livro Teorias da administração (2013), a sociedade talvez não estivesse preparada para mudanças de tal nível, e a atenção rapidamente se voltou para as técnicas mais facilmente implantadas de Taylor.

Reinaldo O. da Silva (2013) ressalta que Taylor teve algumas dificuldades, a princípio, em começar a realizar suas mudanças, ele falhou no retreinamento dos operadores, porque estes se recusavam a seguir suas instruções; então ele começou a treinar funcionários comuns, que mesmo aprendendo, acabavam resistindo em aumenta a produção. Os operários acreditavam que se trabalhassem mais depressa, fariam com que grandes números de outros trabalhadores perdessem o emprego.

De acordo com Chiavenato (2003), Taylor conseguiu identificar três males nas indústrias: falta de uniformidade dos métodos de trabalho, vadiagem sistemática e desconhecimento pela gerência do trabalho.

Houve dois períodos de Taylor. O primeiro período corresponde a época onde ele publicou em 1903, seu livro, chamado Shop Management (administração de oficinas). Este livro contava sobre as técnicas de racionalização do trabalho do operário através do Estudo do Tempo e Movimento.

Claude S. George Jr. Salienta o que Taylor procurou dizer em seu livro:

1. Uma boa administração tinha como objetivo pagar salários altos e ter custos unitários de produção;

2. Para realizar esse objetivo, a Administração tinha de aplicar métodos científicos de pesquisa e experimento para o seu problema global que permitissem o controle das operações fabris;

3. Os empregados tinham de ser cientificamente colocados em serviços em que as condições de trabalho fossem cientificamente selecionados, para que as normas fossem cumpridas;

4. Os empregados deviam ser cientificamente adestrados para aperfeiçoar suas aptidões;

5. Uma atmosfera íntima e cordial de cooperação teria de ser cultivada entre a Administração e os trabalhadores.

Depois houve o segundo período de Taylor, onde ele publicou em 1911, seu livro Princípios da Administração Científica.

Nesse segundo período, ele desenvolveu os seus estudos sobre a Administração Geral, sem deixar de lado a sua preocupação com o operário.

TEORIA CLÁSSICA.

Quase

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com