TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Como Campo Do Conhecimento

Casos: Administração Como Campo Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  956 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Coordenação de Ensino de Graduação

Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância -CEAD/UAB Curso de Graduação em Administração Pública – Modalidade à distância

DISCIPLINA: METODOLOGIA DE ESTUDO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO

Resumo do Tópico 2. A administração pública como campo de conhecimento do texto Ensaiando interpretações e estratégias para o campo da administração pública no Brasil de Élvia Mirian Cavalcanti Fadul • Mônica de Aguiar Mac-Allister da Silva • Lindomar Pinto da Silva.

Ao caracterizar o campo científico como um “microcosmo social”, posicionado em um “universo intermediário” entre o “macrocosmo social” e a produção científica propriamente dita e, ainda, dotado de uma relativa autonomia, Bourdieu (2004:21) atenta para a necessidade de “escapar à alternativa da ‘ciência pura’, totalmente livre de qualquer necessidade social, e da ‘ciência escrava’, sujeita a todas as demandas político-econômicas”. Essa relativa autonomia é o que possibilita distinguir o microcosmo do macrocosmo social, o campo de conhecimento de seu contexto social. O campo de conhecimento como microcosmo social sofre influência do macrocosmo social no qual se insere, ou seja, do seu contexto, e desse modo não pode se constituir em “ciência pura”. Levando esse fato para o campo de conhecimento da administração pública não se pode restringir o campo de conhecimento como conhecimento (conceitos, teorias e metodologias) isso faz com que o foco fique apenas na verificação das fragilidades conceituais, teóricas e metodológicas, e pouco contribuiria para equacionar os problemas do campo e encontrar soluções para qualificar a produção de conhecimento no campo. É importante verificar que sob a ótica de campo de conhecimento a administração pública tem certa autonomia haja vista que não é totalmente ciência pura e é fortemente influenciada por seu contexto social. Pelo conceito de campo de Bourdieu (2004) campo de conhecimento da administração pública compreende dois polos, onde um é o conhecimento sobre administração pública e o outro os envolvidos com a administração pública, os agentes e instituição, que produzem, reproduzem e difundem o conhecimento sobre essa. Esse conceito mostra o quanto o campo de conhecimento da administração pública é amplo e dinâmico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com