TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Da Produção - Objetivos De Aprendizagem

Trabalho Universitário: Administração Da Produção - Objetivos De Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2014  •  2.505 Palavras (11 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 11

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

1-Descrever as diferentes maneiras pelas quais os contatos com os clientes podem afetar um processo:

As relações interpessoais desenvolvem-se em decorrência do processo de interação. Em situação de trabalho, compartilhadas por duas ou mais pessoas, há atividades predeterminadas a serem executadas, bem como interações e sentimentos recomendados, tais como: comunicação, cooperação, respeito, amizade. À medida que as atividades e interações prosseguem, os sentimentos despertados podem ser diferentes dos indicados inicialmente e então – inevitavelmente – os sentimentos influenciarão as interações e as próprias atividades. Assim, sentimentos positivos de simpatia e atração provocarão aumento de interação e cooperação, repercutindo favoravelmente nas atividades e ensejando maior produtividade. Por outro lado, sentimentos negativos de antipatia e rejeição tenderão à diminuição das interações,

ao afastamento nas atividades, com provável queda de produtividade.

Esse ciclo “atividade-interação-sentimentos” não se relaciona diretamente com a competência técnica de cada pessoa. Profissionais competentes individualmente podem render muito abaixo de sua capacidade por influência do grupo e da situação de trabalho. A partir de divergências de percepções e ideias, as pessoas se colocam em posições antagônicas, caracterizando uma situação conflitiva. Desde as mais leves até as mais profundas, as situações de conflito são componentes inevitáveis e necessárias da vida grupal. O conflito em si não é patológico nem destrutivo. Pode ter consequências positivas, funcionais, como também disfuncionais, ou seja, negativas, a depender de sua intensidade, estágio de evolução, contexto e forma como é tratado.

De um ponto de vista amplo, o conflito tem muitas funções positivas. Ele previne a estagnação decorrente do equilíbrio constante da concordância, estimula o interesse e a curiosidade pelo desafio da oposição, descobre os problemas e demanda a sua resolução. Funciona como a raiz de mudanças pessoais, grupais e sociais.

2-Explicar o significado de automação e das economias de escopo:

Pode-se afirmar que a automação dos processos produtivos, em um sentido amplo, está presente na história do capitalismo desde a Revolução Industrial na Inglaterra, a partir do último quarto do século XVIII. A crescente incorporação de máquinas em substituição ao trabalho vivo na indústria permitiu revolucionar a base técnica da economia capitalista, que, na época, representava o que havia de mais avançado do ponto de vista do desenvolvimento tecnológico.'

A partir das primeiras décadas do século XX, com a constituição da base técnica eletromecânica, presenciou-se um novo desenvolvimento na incorporação de máquinas nos processos produtivos. Talvez o exemplo mais representativo de automação em moldes clássicos tenha sido o uso de máquinas dedicadas na indústria automobilística do início deste século, o qual favoreceu um salto em termos de produtividade do trabalho em comparação com os processos de produção até então dominantes naquela indústria (WOMACK, JONES, ROOS, 1992,

p.23-25).

Essas formas de automação se combinavam de uma maneira muito adequada com a produção em grande escala de bens padronizados, pois delas não exigida nenhuma — ou muito pouca — flexibilidade nos processos produtivos. Após a Segunda Guerra Mundial, a difusão dessas tecnologias mostrou-se perfeitamente compatível com mercados com crescimento relativamente estável, pois delas se demandava principalmente a capacidade de reduzir — através das economias de escala — os custos unitários de produção. Nesse sentido,

pode-se argumentar que essas formas de automação estavam em consonância com os elementos do padrão de eficiência produtiva das principais economias capitalistas desse período histórico, contribuindo para a redução do preço das mercadorias e, com isso, para a constituição de mercados de consumo de massa em diversos países (AGLIETTA, 1979).

"Em resumo, a adoção das novas tecnologias pode criar algumas pressões para aumentar as escalas no nível da firma. Existem notáveis aumentos na produtividade dos recursos e nas economias de escopo, enquanto muito do pessoal de P&D, marketing e serviços pode ser usado para uma maior variedade de produtos. Mas esses ganhos têm sido acompanhados, particularmente nos casos onde tecnologias mais complexas e avançadas estão sendo usadas ou onde produtos e processos estão sendo radicalmente transformados ao mesmo tempo, pelo aumento dos custos fixos com P&D e marketing. No nível da planta, custos mais elevados implicam maiores volumes de produto para ser eficiente. Obter isso pode ser feito ou pelo aumento do produto ' Essa comparação não deixa de ser Interessante também pelo fato de o estudo de Alcorta (1994), extremamente completo, não fazer menção às contribuições de Coriat (1992) a respeito do tema.

A respeito das limitações que o porte das firmas coloca à Incorporação das novas formas de

automação, ver, também, as evidências contidas em Kelley e Brooks (1991, p.111-112) e Harrison (1994, p.53-74). " Sobre o conceito de economias de escopo, ver Panzar e Willig (1981) e Bailey e Friediaender (1982). Em termos formais, reconhece-se que há economias de escopo quando é válida a desigualdade: C(M1, M2) < C(M1,0) + C(0, M2), a qual Indica que o custo de produzir conjuntamente as mercadorias Ml e M2 por uma firma é inferior ao de produzi-las separadamente das plantas existentes, ou através da criação de outras plantas de tal forma que os custos sejam 'diluídos' sobre o produto agregado total"

Em economia, diz-se que existe economia de gama quando é mais barato produzir dois produtos juntamente (produção conjunta) do que produzi-los separadamente. Um fator de importância particular para explicar economias de gama é a presença de matérias-primas comuns na fabricação de dois ou mais produtos, assim como as complementaridades na sua produção.

Economia de escopo existe numa empresa quando o valor dos produtos e serviços que ela vende aumenta como uma função do número de negócios que ela opera. O termo "escopo", nessa definição, refere-se à variedade de negócios que uma empresa diversificada opera. Por essa razão, somente empresas diversificadas podem, por definição, explorar economias de escopo.

3-Explicar os conceitos de fábricas especializadas e como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com