TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos e níveis de aprendizagem cognitiva

Seminário: Objetivos e níveis de aprendizagem cognitiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  Seminário  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

Apresentar as principais correntes de estudos das organizações, a partir de perspectivas teóricas contemporâneas em análise organizacional: Ecologia populacional, contingência estrutural e temas emergentes. Tratando temas como paradigmas, metáforas; abordagens feministas no estudo das organizações; diversidade; ecologia e o ambiente; e, subjetividade.

Objetivos e Níveis de Aprendizagem Cognitiva:

 Compreensão: Discutir formas de compreender e influenciar a ação organizacional, revisitando e atualizando tanto temas clássicos (como estratégia, liderança e estrutura), quanto teorias organizacionais contemporâneas.

 Análise: Analisar a aplicação e a sinergia das teorias organizacionais contemporâneas em casos empresariais e cenários prospectivos de decisão estratégica.

Conteúdo Programático:

Teoria das Organizações: teorias, paradigmas e organizações; Visão histórica das organizações; Mudanças no ambiente organizacional; Contexto social: Homem e o trabalho; Da Teoria da Administração para a Teoria das Organizações; Gareth Morgan e as metáforas: Máquina, organismo vivo, cérebro, cultura, sistema político, prisão psíquica, Fluxo e transformação e instrumentos de dominação; Teoria da Contingência Estrutural; Ecologia das Populações Organizacionais; Abordagem Feminista nas Organizações; Diversidade e Identidade; e, subjetividade.

Metodologia:

As aulas são conduzidas de maneira a levar o aluno a atingir os objetivos definidos para a disciplina. Para isso, são utilizadas diversas técnicas de ensino-aprendizagem que se alternam em função do assunto tratado na aula. O professor deve ser visto como um orientador dos alunos e não como um expositor permanente da matéria, pois a transmissão pura e simples dos seus conteúdos traz resultados bem menores ao aprendizado do que a discussão destes. Portanto, é solicitado trabalho de pesquisa realizado fora da sala de aula, discussão em grupos e a utilização de outras técnicas didáticas, a fim de aguçar o seu senso crítico e sua reflexão sobre as temáticas tratadas, fomentando o debate entre os discentes e grupos de discentes.

Sistema de Avaliação:

A avaliação do aproveitamento do aluno realizar-se-á por meio de três instrumentos diversificados de avaliação, identificados como AV1, AV2 e AV3. As notas de cada instrumento de avaliação serão representadas numericamente em escala de 0 (zero) a 10 (dez). A avaliação do aproveitamento do aluno poderá ser realizada por meio de instrumentos diversificados de avaliação, como prova, seminário, trabalho individual ou trabalho em grupo. A média final será composta pela média aritmética das duas maiores notas obtidas entre AV1, AV2 e AV3, sendo eliminada a menor nota. A AV1 será por disciplina em todos os semestres e a AV2 e AV3 serão por disciplina para o 1° e 2° semestres e para os demais semestres (do 3° ao 8°) serão avaliações integradas. Estará aprovado o aluno que apresentar frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nas atividades previstas para a disciplina e média final maior ou igual a 6,0 (seis).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com