TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração E Seu Significado

Trabalho Escolar: Administração E Seu Significado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

3 – A Administração é uma ciência nova, que está em evolução e que procura entender os fenômenos organizacionais. O administrador é o profissional que estuda esses fenômenos e procura entender as relações internas e externas entre a empresa e seu ambiente.

O conceito de organização descreve que a empresa possui atitudes tipicamente comportamentalista: “uma organização é a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com o ambiente”.

Esse conceito utiliza noção tradicional da divisão do trabalho ao se referir às diferentes atividades e à coordenação existente na organização e refere-se às pessoas como contribuintes das organizações, em vez de estarem elas próprias, as pessoas, totalmente nas organizações.

As contribuições de cada colaborador variam enormemente em função não somente das diferentes individuais, mas também do sistema de recompensas e contribuição pela organização.

Toda organização atua em determinado meio ambiente e sua existência e sobrevivência dependem da maneira como ela se relaciona com esse meio. Assim, ela deve ser estruturada e dinamizada em função das condições e circunstâncias que caracterizam o meio que ela opera.

Porém os autores da teoria de desenvolvimento organizacional adotam uma posição antagônica ao conceito tradicional da organização, salientando as diferenças fundamentais existentes entre os sistemas mecânicos típicos das organizações tradicionais e o sistema orgânico que possui uma abordagem apta as mudanças que ocorrem no dia a dia das empresas.

2- ORIGENS DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

O movimento de Desenvolvimento Organização surgiu em 1962, como um conjunto de idéias a respeito do homem, da organização e do ambiente, no sentido de facilitar o crescimento e o desenvolvimento das organizações. No sentido restrito, o DO é um desdobramento prático e operacional da Teoria Comportamental em direção à abordagem sistêmica.

Não se trata de uma teoria administrativa propriamente dita, mas de um movimento congregando vários autores no sentido de aplicar as ciências do comportamento e principalmente a teoria comportamental. Na administração a maioria desses autores é construída de consultores que se especializaram em D.O.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com