TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Monografias: Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  4.138 Palavras (17 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 17

ESTRUTURA BÁSICA DE UM SISTEMA DE CUSTEAMENTO

Júlio César Zanluca

Na estrutura básica de um sistema de custeamento,são reconhecidos os seguintes elementos:

• sistema de acumulação de custos;

• sistema de custeio;

• modalidade de custeio.

SISTEMAS DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS

O sistema de acumulação de custos correspondeao ambiente básico no qual operam os sistemas e asmodalidades de custeio.

Assim, antes de decidir quanto ao sistema ou àmodalidade de custeio a ser adotada, a empresa deveráescolher o seu sistema de acumulação de custos,orientando-se, estritamente, pelo sistema produtivo daempresa.

Existem dois sistemas básicos de produção - osistema de produção por encomenda e o sistema deprodução contínua.

SISTEMA DE PRODUÇÃO POR ENCOMENDA: caracteriza-se pelafabricação descontínua de produtos não padronizados;

SISTEMA DE PRODUÇÃO CONTÍNUA: caracteriza-se pela fabricação em série de produtos padronizados.

Consistentemente com os dois sistemas produtivos existem também dois sistemas básicos de acumulaçãode custos:

1. sistema de acumulação por ordem ou encomenda;

2. sistema de acumulação por processo.

Adotará o sistema de acumulação de custos porordem ou encomenda a empresa cujo sistema produtivofor predominantemente descontínuo, produzindobens ou serviços não padronizados e, geralmente, sobencomenda específica dos seus clientes.

Por outro lado, a empresa que produz, em série,bens ou serviços padronizados deverá adotar o sistemade acumulação de custos por processo.

1.1 Sistema de acumulação de custos por ordem deprodução

Este é o sistema no qual cada elemento do custoé acumulado segundo ordens específicas de produçãoreferentes a um determinado produto ou lote deprodutos. As ordens de produção são emitidas para oinício da execução da atividade produtiva e nenhumtrabalho poderá ser iniciado sem que seja devidamenteprecedido pela emissão da correspondente ordem deprodução.

Os termos "ordem de fabricação", "ordem deserviço" ou "ordem de trabalho" são sinônimos de "ordemde produção".

A condição indispensável para o adequado custeamentode uma ordem de produção é a sua contínuaidentificação com uma determinada produção em particular.

O sistema de ordem de produção é o mais apropriado para o custeio de produtospor encomenda, sendo pouco usado nas indústrias de produção em série. Nestas indústrias, a sua utilizaçãorestringe-se, normalmente, ao controle de construçõese às atividades de manutenção.

Esse sistema apresenta, como não poderia deixarde ser, algumas desvantagens. Dentre elas, destacamos:

• custo administrativo elevado - o sistema exigeconsiderável trabalho burocrático para o registro dasinformações minuciosas requeridas no adequadopreenchimento das ordens de produção;

• controles permanentes são necessários paraassegurar a correção dos dados de material e de mão-de-obra direta apropriados a cada ordem de produção;

• quando um embarque parcial é efetuado antesdo encerramento da respectiva ordem de produção,faz-se necessária a utilização de estimativas para determinaçãodo custo de vendas dos produtos enviadosao cliente.

1.2 Sistema de acumulação de custos por processo

O sistema de acumulação por processo é usado,invariavelmente, na contabilização dos custos de umaprodução em massa. Normalmente, nesse sistemaprodutivo, todos os produtos são fabricados para estoque;uma unidade de produção é idêntica a outra, osprodutos são movimentados no processo de produçãocontinuamente, e todos os procedimentos de fábricasão predominantemente padronizados.

As seguintes características desse sistema podemser destacadas:

• os custos, diretos ou indiretos, são acumuladosnas contas de custos durante um determinado período,sendo reclassificados por departamento ou processono fim desse período;

• nos casos em que os produtos são processadosem mais de um departamento, os custos correspondentessão transferidos para o departamento seguinte,de forma que o custo total vai sendo acumuladoaté que o produto esteja terminado;

• a produção, em termos de quantidade (quilos,toneladas, unidades etc.), é registrada diária ou semanalmente,sendo preparado, no fim do mês, um demonstrativodos resultados finais;

• o custo total de cada processo é dividido pelototal da produção, obtendo-se um custo médio porunidade para o período.

SISTEMAS DE CUSTEIO

Uma vez definido o sistema de acumulação decustos a ser utilizado pela empresa, passa-se à escolhado sistema de custeio a ser adotado.

Essa escolha já não depende do sistema produtivoda empresa e sim, principalmente, do tipo de informaçãoe de controle que a gerência pretende obtera partir do sistema de custeio a ser implantado.

Os sistemas de custeio diferenciam-se entre sipela natureza dos dados contábeis utilizados - históricosou predeterminados.

Assim, são dois os sistemas de custeio:

I - sistema de custeio baseado em dados reais,atuais ou históricos; e

II - sistema de custeio baseado em dados estimadosou predeterminados.

Sistema de custeio histórico

O sistema de custeio baseado em custos históricosou atuais pode ser definido como um sistema noqual os custos são registrados tais como ocorrem. Emconseqüência disso, nesse sistema, os custos só sãodeterminados após o término da fabricação do produtoou da prestação do serviço da empresa.

Sob esse sistema, o produto é debitado pelocusto atual do material usado, da mão-de-obra aplicadae por uma estimativa dos gastos gerais de fabricação.

Dessa forma, o sistema de custo atual ou históricocontém, no que respeita aos gastos gerais de fabricação,um elemento do custo predeterminado.

Obviamente, o sistema baseado em custos históricospode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com