TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Pesquisas Acadêmicas: Administração Financeira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 4

Passo 1 (Individual)

1 Ler os materiais indicados a seguir e pesquisar sobre os custos de oportunidade e custo Brasil para avaliação de investimentos em ambientes de risco.

2 Elaborar fichamento sobre o item 1 deste passo, em no máximo cinco páginas.

Fichamento do Livro: Administração Financeira

Ficha Bibliográfica

Administração Financeira

Autor: A.A Groppelli & Ehsan NikbakhtEdição EspecialEditora: Saraiva

Termos-ChaveAnálise de Sensibilidade; Fator equivalente á certeza; Risco; Simulação e Taxa livre de Risco

Capítulo 8

Métodos de Orçamento de Capital: Com Risco

Neste capítulo aborda-se o fator risco que é uma expressão de incerteza e instabilidade. Um investimento é chamado livre de risco se o seu retorno é estável e confiável. Em orçamento de capital, não há projetos livres de risco. Portanto a principal tarefa dos analistas de investimento é selecionar projetos sob condições de incerteza. Análise de sensibilidade é uma maneira popular de descobrir como o VPL de um projeto se altera se as vendas, os custo de mão-de-obra ou de materiais, a taxa de desconto, ou outros fatores variarem de uma situação para outra. O propósito é descobrir o grau de sensibilidade do VPL ou da TIR ás mudanças em uma dada variável. Entre dois projetos, aquele mais sensível a uma mudança é considerado portador do maior risco. A simulação mede o risco e o retorno de um projeto. Há vários aplicativos disponíveis atualmente para processar simulações visando a seleção de projetos. Alguns desses aplicativos calculam os resultados e desenham gráficos segundo as diferentes hipóteses. O CAPM calcula a taxa requerida de retorno para um projeto. As taxas requeridas de retorno são calculadas pelo uso da equação normal do CAPM; de dois projetos, aquele com o maior beta é considerado o mais arriscado.

Fichamento do Artigo: Metodologia de Cálculo do Custo de Capital no Brasil

Autores: Alexandre Assaf Neto; Fabiano Guasti Lima e Adriana Maria Procópio de Araújo

ARTIGO – 6º Congresso USP Contabilidadde – 2006

Palavras-chave: modelo CAPM, custo de oportunidade do capital, investidores.

O Capital Asset Princig Model (CAPM) oferece conceitos válidos e aceitos na definição do risco dos ativos. Esta metodologia de cálculo é medida pela relação entre a covariância dos retornos de mercado e da companhia e a variância dos retornos da empresa. O custo total de capital de uma empresa representa as expectativas mínimas de remuneração das diversas fontes de financiamento (próprias e de terceiros) lastreando suas operações. É um conceito essencial para toda decisão financeira, e pode ser entendido como o retorno médio exigido para toda a empresa. O custo de capital é estabelecido pelas condições com que a empresa obtém seus recursos financeiros no mercado de capitais, sendo geralmente determinado por uma média dos custos de oportunidade do capital próprio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com