TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Ensaios: Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  2.557 Palavras (11 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. SISTEMA DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS 4

2.1. TIPOS DE CUSTOS 4

3. QUAL É O OBJETIVO DE UMA EMPRESA 4

4. ATIVIDADES DE FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO PARA A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 5

5. FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO 5

6. DIFERENÇA ENTRE REGIME DE COMPETÊNCIA E REGIME DE CAIXA 6

7. TABELA COM REGIME TRIBUTÁRIO, ENQUADRAMENTO, ALÍQUOTAS E VANTAGENS 6

8. POR QUE O DINHEIRO PERDE VALOR AO LONGO DO TEMPO? E O QUE O FAZ PERDER ESSE VALOR? 7

9. ORÇAMENTO CAPITAL 9

10. MÉTODO DE ORÇAMENTO DE CAPITAL: SEM RISCO 10

11. CONCLUSÃO 11

12. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 12

1. INTRODUÇÃO

A administração financeira trata das finanças das organizações, ela é uma técnica utilizada para controlar de maneira mais eficaz possível a concessão de créditos para clientes, planejamento, análise de investimentos e de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da organização. Ela concentra-se em quatro funções, que são:

• Planejamento financeiro;

• Controle financeiro ou controladoria;

• Administração de ativos;

• Administração de passivos.

É por falta de informações financeiras precisas que a maioria das empresas brasileiras pequenas declaram falência até o quinto ano de atividade, o que evidencia melhor ainda a importância da administração financeira. Então neste trabalho vamos de modo geral abordar a prática de finanças nas empresas, também vamos identificar os objetivos de acumulação de custos, quais os tipos de custos e falar sobre orçamento de capital.

2. SISTEMA DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS

Entende-se como a maneira de transferir um custo àquilo que está sendo produzido ou oferecido como serviço. Esse sistema baseia-se na organização feita pela empresa afim de que não ajam problemas futuros, isto é, se a nomenclatura e classificação dos custos de produção ficam bem delimitadas, a chance de ocorrer erros futuros torna-se menor.

O custo empresarial baseia-se no gasto que se tem com o serviço prestado ou com o produto fabricado.

2.1. TIPOS DE CUSTOS

1. Custo da Dívida à Longo Prazo: Caracteriza-se como o custo hoje, após IR, de levantar recursos através de emissão e venda de títulos de dívida.

2. Custo da Ação Preferencial: Entende-se como a constância ao valor do custo, isto se deve ao baixo grau de mudança nas taxas de retorno, decorrido dos dividendos pagos ao acionista principal.

3. Custo da Ação Ordinária: É definido como a taxa segundo a qual os investidores descontam os dividendos esperados da empresa, a fim de determinar o preço de mercado de uma ação ordinária da empresa.

3. QUAL É O OBJETIVO DE UMA EMPRESA

Caracterizar apenas um objetivo de uma empresa é bastante complicado, pois isto depende de diversos fatores. De forma geral e, conforme o site merkatus, as empresas tem como objetivos os seguintes passos:

1º - O mercado de acionistas é foco de todas e quaisquer empresas, pois toda empresa precisa ter crédito no mercado, para tomá-lo quando se fizer necessário. Portanto cabe a todas as empresas e empreendimentos, que visam lucro, entregar valor aos seus acionistas.

2º - Todas e quaisquer empresas precisam focar a entrega de valor ao mercado dos seus clientes, dos seus clientes potenciais e dos clientes dos seus concorrentes.

3º - Obter e manter empregados capazes, treinados e comprometidos é outro foco de atuação da sua empresa. O mercado dos empregados procura locais onde eles possam trocar a sua capacidade de trabalho por um conjunto de salário, mais benefícios, mais bem estar, mais crescimento pessoal e profissional.

4º - Atuação com responsabilidade social frente à vizinhança e à sociedade em que você vive e trabalha identifica o outro mercado que sua empresa precisa focar.

Portanto, entende-se clara a dificuldade de relacionar apenas um objetivo buscado pela empresa, sendo este bastante amplo.

4. ATIVIDADES DE FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO PARA A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

As Atividades de Financiamento são os recursos obtidos do Passivo não circulante e do patrimônio líquido. Devem ser incluídos aqui os empréstimos e financiamentos de curto prazo. As saídas correspondem à amortização destas dívidas e os valores pagos aos acionistas a título de dividendos, distribuição de lucros.

As Atividades de Investimento são os gastos efetuados no realizável à longo prazo, em investimentos, no imobilizado ou no intangível, bem como as entradas por venda dos ativos registrados nos referidos subgrupos de contas.

5. FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO

Dentre as principais funções desempenhadas pelos administradores financeiros, estão:

• Análise, planejamento e controle financeiro - baseia-se em coordenar as atividades e avaliar a condição financeira da empresa, por meio de relatórios financeiros elaborados a partir dos dados contábeis de resultado, analisando a capacidade de produção, tomando decisões estratégicas com relação ao rumo total da empresa. O objetivo é alavancar as operações da mesma para se obter retorno financeiro e oportunidades de se investir mais nos negócios para o alcance das metas da empresa.

• Tomada de decisões de investimento - consiste em decidir sobre a destinação dos recursos financeiros para aplicação em ativos correntes (circulantes) e não correntes (realizável em longo prazo e ativo permanente). O administrador financeiro estuda a situação procurando apresentar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com