TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Ensaios: Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

Administração Financeira

O principal papel do Administrador Financeiro é cuidar do dinheiro, sua entrada e saída, e logicamente preservar o retorno exigido pelos acionistas. A administração de caixa está ligada ao ciclo operacional da empresa e o custo de capital ao financiamento deste ciclo.

Administração de Caixa

É essencial o conhecimento dos procedimentos financeiros e contábeis disponíveis, bem como a sua melhor utilização para o acompanhamento, controle, ajuste e projeção dos resultados da empresa.

O demostrativo do Fluxo de Caixa é o instrumento financeiro que permite ao administrador monitorar a evolução do equilíbrio ou desequilíbrio entre a entrada e a saída de dinheiro durante um período determinado, possibilitando a adoção antecipada de medidas que possibilitem assegurar a disponibilidade de recursos para o atendimento das necessidades de caixa.

Estabelecendo os controles

A previsão de caixa preparada pelo administrador financeiro somente terá sucesso com o esforço conjunto dos vários departamentos da empresa. A previsão de vendas, as condições das vendas, incluindo prazos. Os prazos de produção são definidos com o auxílio do pessoal de produção e contabilidade de custos.

Todos os demais departamentos envolvidos no processo da administração deverão proceder de forma a evitar custos e despesas excessivas e procurar a maior receita para as suas atividades.

Com a entrada das diversas informações diárias, inicia-se a fase de controle de dados relativos a:

1° Movimentação Financeira – Registro das entradas e saídas;

2° Controle de Pessoal – Estrutura de recursos humanos;

3° Controle de máquinas, veículos e equipamentos – Consumo de combustível;

4° Controle de Estoques – Entradas e saídas de insumos e matérias-primas;

Montagem do fluxo de caixa é utilizada como instrumento de ajuda na tomada de decisão.

Ajuste no regime de competência para regime de caixa

O Regime de competência baseiam-se nos valores de notas com datas dos fatos geradores, será necessário identificar qual o volume financeiro da movimentação de caixa a cada período de interesse.

Lucro líquido é apurado tradicionalmente pelo regime de competência , e o fluxo de caixa é montado a partir da movimentação financeira, entrada e saída de recursos.

Custo de Capital

Custo de capital pode ser definido como custo dos recursos financeiros próprios e/ou de terceiros utilizados pela empresa em seu ciclo operacional ou empreendimento. É extrema importância que o administrador financeiro busque conhecer o custo efetivo de cada uma destas fontes, através dos instrumentos de análise competentes, para posterior tomada de decisão.

Os custos relativos

Considera-se como reciprocidade todo e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com