TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Trabalho Escolar: Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  2.662 Palavras (11 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 11

ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL

Ademir

RESUMO

Atualmente devido a competitividade no mundo empresarial, alguns dos fatores primordiais para o sucesso é saber planejar ações para o futuro, com conhecimento a respeito do mercado de atuação e sua situação financeira. É nesse momento que entra o papel do Administrador Financeiro, ele tem a função de cuidar do dinheiro da empresa, quanto entra e quanto sai, além de preservar o retorno exigido pelos acionistas. Mas para tanto ele necessita buscar um pleno entendimento da Administração de Caixa da empresa e o Custo ao qual este fluxo está submetido. A administração de caixa está intimamente ligada ao ciclo operacional da empresa e o custo de capital ao financiamento deste ciclo. Este artigo tem a finalidade de verificar através

de pesquisa bibliográfica as contribuições da administração financeira, para o bom desempenho do administrador empresarial, com isso permitindo a seus gestores tomarem decisões com mais cautela e segurança, o que poderá contribuir para melhores resultados financeiros. Para tanto, como metodologia será utilizada a pesquisa bibliográfica através da leitura de revistas ou periódicos especializados que discutem a temática.

Palavras-Chave: administrador empresarial, caixa da empresa, capital.

1 INTRODUÇÃO

A administração financeira é de suma importância para que haja um melhor desempenho no que diz respeito aos lucros a ela atribuidos, nessa linha de pensamento Liz (2014) afirma que o planejamento, análise e controle das atividades financeiras de uma empresa são fatores determinantes de seu sucesso. Uma correta administração financeira permite que se visualize a atual situação da empresa. Registros adequados permitem análises e colaboram com o planejamento para otimizar resultados. Sendo que assim o risco de pouco faturamento ou mesmo de uma possível falência não venha acontecer.

Um exemplo de possíveis falências no mercado empresarial de acordo com Liz (2014) é que muitas empresas do setor têxtil e confecções começam com pessoas que trabalham ou trabalharam em outras empresas da área, ou que têm habilidades e conhecimento de produção. Isso acontece também em outros setores da economia. Poucas pessoas têm experiência em administração financeira, e isso interfere nos resultados. Muitas vezes, as atividades são iniciadas com pequena dimensão e, conforme os negócios se desenvolvem, a administração financeira não acompanha o crescimento da empresa porque os gestores não têm conhecimentos necessários nesta área de gestão e se envolvem excessivamente com a produção.

Por esse motivo a necessidade de uma educação financeira adequada, ou seja de acordo com a Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico-OCDE (2005), a Educação Financeira pode ser definida como o processo em que os indivíduos melhoram a sua compreensão sobre produtos financeiros, seus conceitos e riscos, de maneira que, com informação e recomendação claras possam desenvolver as habilidades e a confiança necessárias para tomarem decisões fundamentadas e com segurança, melhorando seu bem-estar financeiro.

Segundo Tiba (2002), deve ser iniciada na infância, pois as crianças que aprendem a administrar bem a mesada tendem a ter, no futuro, melhor qualidade de vida do que aquelas que gastam mais do que podem. Para tanto a quando opta por ser um administrador empresarial, tem que ter em mente que suas atitudes serão um fator primordial nas escolhas adequadas de suas finanças para obterem êxito no decorrer do tempo sem o risco de terem que fechar suas portas por falta de conhecimento e preparo para o mundo empresarial.

Portanto, o artigo tem por objetivo buscar através de pesquisas bibliográficas, orientações a respeito de como um administrador empresarial planeja suas finanças, administrando seus investimentos com segurança, delimitando metas e buscando sempre cumprir tendo como auxilio um bom planejamento escrito, outro fator importante no sucesso é o aprendizado desde a infância, no seio familiar. Pois o mundo dos negócios não da trégua e não perdoa quem não planeja nem se administra com segurança e responsabilidade.

2 METODOLOGIA

O mundo é baseado em buscas constantes de sucesso, tanto no que diz respeito ao pessoal como no profissional, e cada atitude deve ser muito bem planejada quando o assunto é investimento para que não haja contratempos e situações não esperadas.

Portanto, como metodologia de estudo será através de pesquisas bibliográficas, se utilizando de periódicos, artigos, sites que possibilitem a compreensão da administração empresarial no mundo dos negócios, onde o sucesso seja a marca registrada e a oportunidade de aprender como ser um administrador com todos os requisitos para o sucesso.

Segundo Lüdke e André (1986), a pesquisa bibliográfica tem como objetivo conhecer as diferentes formas de contribuição científica que se realizaram sobre determinado assunto ou fenômeno, permitindo ao pesquisador o reforço paralelo na análise de suas pesquisas ou manipulação de suas informações.

Conforme Zadnowcz (2000), planejamento significa traçar metas, elaborar planos direcionados a peculiaridades do projeto que se almeja pôr em prática. E tendo um excelente administrador empresarial para administrar os recursos disponíveis, encaixando-se no meio empresarial ou particular, se torna fácil ser discutido a distribuição e aplicação dos recursos, seja ele um salário de específica pessoa ou faturamento de uma organização. Ao juntar os dois conceitos entende-se que o planejamento financeiro é o ato de estabelecer o modo pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados. Portanto um bom planejamento requer antes de tudo um conhecimento de como ser um administrador financeiro.

Todos desejam ser abastados e livres de preocupações financeiras, como afirma Kiyosaki (2000), que a educação financeira traz um padrão de vida desejável e proporciona a sua manutenção. O que todos querem ser é abastados e isso exige conhecimento sobre dinheiro: é o que se chama ‘inteligência financeira’. E para se chegar a essa inteligência financeira uma educação adequada e bem estruturada dara ao administrador financeiro embasamento teórico e pratico para o sucesso de sua empresa.

A educação financeira, segundo Hill (2009), pode ser definida como a habilidade que os indivíduos apresentam de fazer escolhas adequadas ao administrar suas finanças pessoais durante o ciclo de sua vida. o ato de educar financeiramente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com